A pressão no trabalho é tudo o que passa da normalidade, ou seja, existem situações que causam tensão e estresse em um funcionário

Saiba o que é pressão no trabalho e como lidar com ela nas situações profissionais

A pressão no trabalho é tudo o que passa da normalidade. Ou seja, existem situações que causam tensão e estresse em um funcionário, de fato, tudo isso se dá por vários motivos e também possibilidades.

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O que é pressão no trabalho?

A pressão no trabalho é tudo aquilo que causa tensão em um funcionário em seu ambiente de trabalho. Dessa forma, ela é uma das principais causadoras da baixa produtividade de um colaborador.

De acordo com pesquisadores, 70% dos diagnósticos de problemas de saúde mental como a síndrome de Burnout são causados no trabalho. Portanto, não é a toa que ela é classificada como uma doença ocupacional.

O excesso de pressão no trabalho desmotiva o funcionário e gera diversos problemas de saúde. Site da Freepik. Autor: Freepik.

O que causa a pressão no trabalho?

As causas da pressão no trabalho são bem variadas. Elas vão desde curtos prazos de entrega, metas profissionais não alcançadas, problemas pessoais, insegurança, cobranças excessivas vindas da liderança e tantas outras situações.

Os maus relacionamentos também afetam bastante o equilíbrio do trabalhador. Isto é, o que acontece devido ao aumento da competitividade e a transformação digital. Ou seja, tudo isso pode causar:

Quais são os tipos de pressão no trabalho?

De acordo com especialistas as causas dessa tensão são bem variadas, cada uma tem seus motivos e também suas consequências. Aliás, cobrança é totalmente diferente de pressão no trabalho.

Um funcionário tem a obrigação de cumprir com certas tarefas e seus determinados prazos. O ideal é o gestor deixá-lo livre para que ele possa cumpri-las e nem sempre isso acontece, o que deixa o trabalhador desconfortável. Então, veja agora quais são as causas.

Pressão sobre o tempo

Momento em que as horas de serviço não são suficientes para cumprir com todas as tarefas. Ou seja, falta tempo, o que gera esse tipo de pressão e causa cansaço no funcionário, o que atinge a sua saúde e ele fica sem saber como evitar o stress no trabalho.

Autoexigência 

Pressão psicológica causada por excesso de cobrança. Ou seja, medo de não cumprir com as obrigações e ser punido pelo chefe e por colegas de trabalho por não conseguir obter muitos resultados.

Cobrança da família e amigos

É causada pela cobrança por ausência de determinadas pessoas. Além disso, há também a necessidade de sustentar a família ou pagar por despesas da casa, o que gera um certo receio de perder o emprego.

Pressão por resultados

Muita cobrança para se obter resultados e metas. Ela é feita por gestores e também por colegas de equipe, que pressionam para que o funcionário cumpra com todos os resultados esperados, o que requer uma boa gestão de pessoas para evitar isso.

Para lidar com a pressão no trabalho é preciso ter equilíbrio e força de vontade. Site da Freepik. Autor: Freepik.

Como lidar com pressão no trabalho?

Manter a calma em situações como essa nem sempre é tão fácil. Além disso, lidar com essas tensões exige muito preparo psicológico. Algumas pessoas dão a volta por cima e conseguem se sobressair, dessa forma, veja agora algumas dicas para lidar com isso.

1 – Organize sua rotina

Esta pressão pode vir de fontes internas ou externas. Ou seja, a interna é o momento em que a pessoa se cobra mais do que o necessário, já a externa, são geradas por competitividades.

Para isso, organize sua rotina diária e mantenha tudo anotado. Assim, a desorganização atrapalha o andamento das atividades. Assim, o trabalhador consegue conciliar o tempo e também o trabalho com uma boa organização pessoal.

2 – Encontre o que gera essa pressão

Identifique o motivo do problema e encontre mais estratégias para saná-los. Dessa forma, é preciso pensar e rever certas prioridades com perguntas que devem ser feitas todos os dias, como:

  • o que é mais estressante?
  • como é o meu chefe?
  • qual o motivo de tanto estresse?

Encontre tempo para pensar

É preciso encontrar um tempo para responder certas questões e saber identificar os gatilhos que levam a essa pressão no trabalho. Portanto, é importante lembrar que o serviço deve trazer prazer e boas recompensas, principalmente ao ser um trabalho em equipe.

3 – Estabeleça limites e peça ajuda

É importante saber dizer não e entender que tudo tem um limite. Assim, procure sempre atuar em equipe e isso exige organização e muita disciplina por todos os envolvidos na instituição. Por isso, não tenha medo de pedir ajuda de outros colegas.

Faça pausas

Um fator que precisa ser ressaltado devido a sua importância é que fazer pausas durante o expediente é muito essencial. Dessa forma, o cérebro descansa e você se sentirá bem mais relaxado. Além disso, isso faz parte da inteligência emocional.

4 – Seja transparente com a liderança

É ideal que haja uma transparência entre funcionário e gestor, bem como, com todos os colegas de equipe. Um bom patrão deve dar esse auxílio ao funcionário e ter um bom relacionamento com ele.

Como ser paciente com toda a pressão no trabalho?

Para que isso aconteça, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio e seriedade. Aliás, estabelecer limites, saber dizer não nos momentos necessários e buscar soluções para resolver essa pressão no trabalho.

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