Confira dicas e fatos sobre o conceito da inteligência emocional no trabalho, além de conhecer as técnicas para aplicá-la

Saiba agora como aplicar a inteligência emocional em seu ambiente de trabalho

A inteligência emocional é um conceito muito recente na psicologia. Os estudos dizem que ela ajuda tanto na vida pessoal quanto no dia a dia de um local de trabalho. Por isso, conhecer melhor o seu papel é uma boa opção e tem os seus benefícios.

O que é inteligência emocional?

Ela está ligada ao poder de controle dos seus sentimentos. Por exemplo, quando a razão fala mais alto que a emoção em uma discussão. Dessa forma, ela é capaz de fazer com que as pessoas sejam sensatas e atuem de tal forma.

Dentro do mercado de trabalho, existem estudos sobre esse tema. Portanto, é bom ter uma inteligência emocional madura com o auxílio de técnicas próprias.

Contribuições de Daniel Goleman

Daniel Goleman foi um autor que divulgou esse conceito com maior alcance no mundo inteiro. Afinal, seus livros chegaram a vender cerca de 5 milhões de cópias em vários idiomas. Além disso, seu público-alvo foi bem amplo, pois sua linguagem era mais simples.

Goleman era um psicólogo em Harvard, que estudou os traços do perfil humano. Ele dizia que o essencial era controlar suas emoções, em vez de captar informações. Então, formulou um modelo para ajudar a se criar a inteligência emocional.

Qual é o modelo mais famoso?

O modelo mais usado para atingir o controle das emoções é o de Goleman. Acima de tudo, ele tem como base uma série de ações que trazem um equilíbrio mental. Dessa forma, veja o seu passo a passo a seguir:

  • Desenvolve-se, primeiro, a consciência das próprias emoções;
  • Em seguida, busca-se o controle pelo que se sente nas situações;
  • A automotivação, então, torna-se a próxima meta;
  • Depois, a empatia é praticada para ampliar o equilíbrio;
  • Por fim, a comunicação é a chave final.

A inteligência emocional depende desses elementos para ser aplicada. Do contrário, mesmo que ela seja fixada, será arruinada. Pois, qualquer evento pode abalar a confiança que ela exige. Por isso, essas são as bases que dão suporte para essa ideia.

Como ela é usada no trabalho?

No mercado de trabalho, existem alguns setores que fazem bom uso da inteligência emocional. A princípio, ela pode ser aplicada em todas as áreas de uma empresa. Contudo, para cada tipo de atuação precisa ter uma abordagem diferente.

Uso dentro da gestão

Gestores são os guias de todo o seu setor de trabalho. Assim, eles precisam ter um bom juízo em casos de pressão. Dessa forma, o papel da inteligência emocional se faz presente. Afinal, com ela, eles podem se manter racionais diante de eventos extremos.

Atuar no trabalho em equipe

Lidar com outras pessoas não é algo fácil, porque todos têm opiniões diferentes. Portanto, chegar a um acordo mútuo em um trabalho não é possível sem essa técnica. Uma vez que ela auxilia na reflexão de cada um, o que favorece a harmonia no local.

Traços úteis para todos os casos

Existem soft skills que não podem faltar em um candidato. Pois, isso é um jeito de saber se ele, de fato, irá cumprir com as metas. Então, entre elas estão a interação, gestão de tempo e ser criativo.

Saiba como reconhecer uma pessoa com inteligência emocional

Ter pleno controle sobre as emoções parece bem difícil. Contudo, achar pessoas que chegaram a essa etapa pode ajudar nesse processo. Dessa forma, também será possível ver como elas agem diante de cada situação.

Não adianta perguntar por aí se alguém conseguiu alcançar a inteligência emocional. Afinal, nem todos serão honestos e imparciais o bastante para saber. Portanto, veja essa lista de traços que indicam isso:

  • Elas podem prever as reações com antecedência;
  • Conseguem manter a calma mesmo quando tudo dá errado;
  • Não são nem boas demais, nem duras demais;
  • As metas que definem tendem a cumprir mais do que o esperado;
  • São profissionais muito responsáveis.

Autoconhecimento e inteligência emocional são iguais?

Esses dois eixos estão sempre interligados, mas, não são iguais. Existem linhas parecidas, pois ambos tratam das emoções. Entretanto, é preciso saber diferenciá-los bem para ter melhores resultados:

  • Não precisa de controle para se conhecer;
  • O primeiro tem a ver com o “eu”, enquanto o segundo foca nas emoções;
  • Um busca explorar a autoimagem, o outro quer controlar suas reações;
  • Não existe inteligência emocional sem autoconhecimento.

Um conceito completa o outro em uma relação muito próxima. Contudo, isso só vale para a inteligência, pois ela é que depende do outro. Não os confundir é um passo essencial para se desenvolver.

Qual é a importância da inteligência emocional?

A inteligência emocional é importante, porque ela afeta muitos aspectos da vida de todos. Dessa forma, ajuda as pessoas a conviverem sem ferir umas às outras. Além disso, motiva uma relação de trabalho melhor e mais duradoura:

  • Habilidades de empatia amenizam os atritos entre colegas;
  • A organização pessoal atinge níveis mais aceitáveis;
  • É mais fácil de lidar com pressão e o stress no trabalho;
  • Críticas se tornam positivas, pois há um olhar menos negativo sobre elas.

Saber como lidar consigo abre inúmeras portas. Ademais, qualquer um pode alcançar níveis altos de controle emocional. Afinal, não é necessário mais do que criar novos hábitos e conhecer melhor a si mesmo.