Conheça o modelo de liderança compartilhada e suas vantagens

Conheça o modelo de liderança compartilhada e suas vantagens 

Esse tipo de liderança é um modelo voltado à gestão de pessoas, com foco em ouvir e dar aos liderados poder de decisão. Além disso, na liderança compartilhada todos propõem ideias e participam das resoluções de problemas. 

Alguns anos atrás, era praticamente impossível encontrar em alguma empresa esse tipo de liderança, pois antes o líder era quem tinha a voz principal e o poder de decisão nas empresas.

Hoje em dia, a liderança compartilhada faz parte de muitos negócios, o que faz com que o modelo se estabeleça até nas mais tradicionais, pois é o que mais tem dados resultados e chamado a atenção dos profissionais. 

Separamos aqui neste post algumas vantagens dessa liderança compartilhada, para que você possa se interessar mais por esse modelo e, quem sabe, apostar nele em sua equipe.

Veja só.

Autonomia da equipe

Nada melhor do que liderar uma equipe com autonomia e livre para tomadas de decisão. Já imaginou se cada profissional precisasse recorrer à sua aprovação para algo? Você, muito provavelmente, passaria 70% do seu dia dedicado a isso.

A autonomia da equipe vai fazer com que o trabalho flua com mais agilidade e eficiência, pois ninguém melhor do que os próprios colaboradores da equipe para saber o que funciona ou não.

E é isso o que a liderança compartilhada proporciona.

Uma equipe que tem liberdade para opinar e solucionar problemas, com certeza, será muito mais responsável e conseguirá ser muito eficiente no que está se propondo.

Reconhecimento compartilhado

Quando uma equipe tem um gestor dedicado, é muito comum que o reconhecimento por parte da direção caia sobre ele, afinal, é ele quem está mais diretamente envolvido com as responsabilidades do que acontece.

Assim que o modelo de liderança compartilhada é adotado na área, o reconhecimento automaticamente também passa a ter outra forma. Líder e liderados passam a ter o mesmo reconhecimento sobre os resultados da equipe.

Isso é muito importante para manter os profissionais engajados, uma vez que os resultados do trabalho estão sendo valorizados pela empresa.

Geração de novas ideias

O modelo de liderança compartilhada também tem a vantagem de contribuir com a geração de novas ideias, aumentando as possibilidades e inovação na equipe.

Isso é possível porque mais cabeças estão no papel de tomador de decisões, e isso vai fazer com que os profissionais se sintam mais à vontade para expor suas ideias e opiniões.

Como resultado, a empresa apresentará uma vantagem em relação aos concorrentes, pois sempre estará inovando a partir da contribuição plural de seus colaboradores. 

Conhecimento aprofundado sobre a empresa

Para que os colaboradores consigam tomar boas decisões a partir da liderança compartilhada, é preciso que tenham um conhecimento profundo sobre os objetivos da empresa, bem como os projetos que atuam. 

A longo prazo, isso vai tornar os profissionais muito mais engajados com a empresa e sua missão, uma vez que estarão ainda mais comprometidos com os seus feitos na companhia.

Negócio foto criado por mego-studio – br.freepik.com