Como é a carreira de gestão de pessoas

Como se desenvolver para uma carreira de gestão de pessoas

A carreira de gestão de pessoas exige equilibrar os desejos da empresa e do empregado. Para isso, é preciso ter habilidades sociais, emocionais e de comunicação. 

Como o capital humano é o mais valioso para um negócio, este setor é vital. Então, confira agora suas funções e como crescer nessa profissão.

O que é gestão de pessoas?

Em geral, o setor de recursos humanos é responsável por contratar e reter talentos, orientando o funcionário em todas as suas fases dentro da empresa. Sendo assim, se dedica a estimular e aumentar a produtividade da equipe.

A gestão de pessoas precisa considerar tudo relacionado à eficiência dos times. Com isso, o profissional deve ter visão estratégica. Então, veja a seguir algumas de suas principais tarefas.

Motivação

Motivar os talentos, investindo em um ambiente positivo, evita que eles procurem outra empresa. Para isso, algumas ações são necessárias, por exemplo: 

  • Estabelecer metas;
  • Estimular a evolução de seu time;
  • Dar recompensas;
  • Incentivar a colaboração na empresa.

Otimizar trabalhos em equipe

O trabalho em equipe demanda boa comunicação para que os processos sejam feitos de maneira rápida e com menos gastos. Assim, o grupo pode ser mais efetivo. Então, é benéfico melhorar o diálogo coletivo. 

Recrutamento

Em geral, o processo seletivo é uma das funções clássicas do setor de recursos humanos. Hoje em dia, além de fazer a contratação, é necessário acompanhar o novo funcionário para que ele se adapte bem.  

Como iniciar a carreira de gestão de pessoas

A porta de entrada da carreira de gestão de pessoas são cursos de nível superior. Assim, a graduação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos ou bacharelado em Psicologia são as melhores opções para quem quer trabalhar na área.

Antes de ingressar no mercado de trabalho, deve-se adquirir diversos conhecimentos, como:

  • Direitos trabalhistas;
  • Ciências sociais;
  • Administração de pessoal;
  • Planejamento e organização.

Alguns dos cargos iniciais são assistente de recursos humanos. Além disso, há o consultor de recrutamento ou supervisor de cargos, salários e benefícios.

Após a faculdade, quem quer crescer na carreira de gestão de pessoas deve seguir estudando. Nesse caso, faça pós-graduações, mestrados e doutorados voltados às necessidades reais da empresa onde você trabalha.

Como se desenvolver na carreira de gestão de pessoas

É preciso ir além da formação para se destacar nessa área. Portanto, confira a seguir 5 dicas para evoluir na carreira de gestão de pessoas.

1 – Informe-se sempre

Com a tecnologia cada vez mais presente, mudanças surgem todos os dias. Por isso, o profissional de gestão de carreiras deve se manter informado. Então, leia blogs, jornais e revistas da área.

2 – Seja objetivo

Ao lidar com muitas pessoas, é preciso ser objetivo para facilitar a comunicação. Além disso, ser mais direto faz com que você trabalhe controle emocional, habilidade essencial na carreira de gestão de pessoas.

3 – Seja criativo

A busca por soluções para estimular os empregados e melhorar o trabalho em grupo é constante. Assim, trabalhar a criatividade aumenta sua capacidade de inovar.

4 – Tenha empatia

É necessário ser objetivo, mas não deixe de se colocar no lugar do outro. Afinal, é possível entender as motivações de cada um e diferentes pontos de vista.

5 – Observe tudo a sua volta

Por fim, estar atento aos detalhes é uma vantagem, porque saber reconhecer os pontos fortes dos empregados ajuda em uma melhor distribuição dos afazeres.

Oferta e salários na carreira de gestão de pessoas

Como todos os negócios precisam de um setor de recursos humanos, há muita demanda. Apesar das grandes empresas serem mais atraentes, as pequenas também precisam de gestão de pessoas e podem ser ideais para iniciar a carreira.

A média salarial no setor varia entre R$ 1.033,10 para estagiários e R$ 7.283,53 para gerente de recursos humanos. Da mesma forma que em outros setores, quanto mais alto o cargo, maiores as atribuições e o salário.

Desafios da carreira de gestão de pessoas

Lidar com pessoas e suas necessidades não é uma tarefa fácil. Ainda mais quando a função é manter os colaboradores satisfeitos e produtivos. Por esse motivo, um dos desafios da profissão é mediar conflitos. 

Profissionais da área também relatam a dificuldade de trabalhar com pessoas de gerações diferentes. Afinal, em geral, os mais jovens têm mais facilidade com a tecnologia. Assim, acontece um choque geracional que pede paciência.

Atrair talentos é outro desafio recorrente do setor de recursos humanos, porque não se trata apenas de contratar pessoas. Ou seja, é preciso reconhecer talentos que encaixem com o cargo oferecido, com o perfil da empresa e que sejam eficazes.

Invista nesta carreira

A carreira de gestão de pessoas atrai muitas pessoas, mas exige conhecimento. Afinal, a área enfrenta desafios para aumentar a produtividade dos trabalhadores.

Portanto, é essencial investir em uma boa formação e se destacar trabalhando aptidões como, por exemplo, a boa comunicação e a criatividade. Com isso, conseguirá uma carreira de sucesso.