feedback-em-entrevistas

Como dar feedbacks construtivos numa entrevista de emprego

O feedback é essencial durante um processo seletivo. Quando você mostra ao candidato quais são os seus pontos fracos e apresenta os melhores caminhos para o desenvolvimento profissional, ele terá mais força de vontade para participar de outras entrevistas de emprego em sua organização. 

Outro ponto positivo da comunicação clara é que ela não prejudica a imagem da sua empresa. Ao sentir que está participando de um processo confuso e sem objetividade, ele pode compartilhar a experiência nas redes sociais e, como consequência negativa, afastar outros talentos da empresa. 

Quer melhorar a qualidade da sua entrevista de emprego? 

Então, continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas. 

Seja objetivo 

Vamos iniciar a nossa lista falando sobre a importância da objetividade. Um bom feedback é aquele que é específico e que mostre as principais qualidades de um candidato. Além disso, mostre quais são as habilidades que ele precisa desenvolver para ter sucesso no processo seletivo e em uma próxima candidatura. 

Comece pelos pontos positivos 

Outra dica interessante é sempre começar pelos pontos positivos. Enfatiza as principais habilidades de um candidato. Esse tipo de postura faz com que ele tenha mais força de vontade para melhorar os pontos fracos. 

Não leve para o lado pessoal 

É fundamental deixar claro que o profissional de Recursos Humanos está analisando as habilidades do candidato e o seu perfil. Aqui, é observado se ele tem a cultura da organização. Portanto, evite analisá-lo pelo lado pessoal. 

Quando um profissional julga a aparência ou faz críticas que não são focadas nas exigências da vaga, ele pode trazer várias consequências negativas para a empresa. Em alguns casos, podem ocorrer até problemas na justiça. 

Você deve tratar bem todas as pessoas independente de raça, cor, religião ou classe social, orientação sexual, deficiência, aparência física e tamanho corporal.

Opte pela diplomacia 

Antes de começar o feedback, pense que você está terminando com a esperança de uma pessoa. Ela depositou todas as suas chances no processo seletivo. Então, seja honesto, mas não faça o discurso com agressividade. A mensagem deve ser transmitida com consideração e respeito. 

Use uma linguagem pessoal 

Um dos principais erros durante um processo seletivo é designar outra pessoa para dar o feedback ao candidato. Se você iniciou a primeira etapa, continue até encerrar a comunicação.

Dessa forma, terá mais facilidade para fornecer um processo correto, personalizado, com pontos negativos e positivos. 

Solicite um feedback 

A próxima dica da nossa lista é ideal para os analistas recém-formados ou para os profissionais com vários anos de experiência. A opinião do candidato pode trazer feedbacks importantes não só para a empresa, mas também para o seu desenvolvimento profissional. 

Deseje sucesso para o candidato 

Finalize o feedback com otimismo. Neste momento, deseje sucesso ao candidato. Você também deve agradecê-lo pelo tempo dedicado ao processo seletivo. As portas devem continuar abertas para qualquer pessoa. 

O feedback não pode ser ignorado em uma entrevista de emprego. Ele é importante para todos e deve ser valorizado. 

Empresas que não executam essa parte importante do processo seletivo são avaliadas de forma negativa. Se você não tem esse hábito, procure mudá-lo e tenha mais sucesso nos mundo dos negócios. 
Após descobrir como dar feedbacks construtivos numa entrevista de emprego, conheça porque a sua organização deve contar com a presença de profissionais juniores na equipe.

Deixe um comentário