A mentoria profissional é uma troca de experiências que agrega para quem ensina e quem aprende, entenda melhor como ela funciona

Mentoria profissional: como funciona e quais as vantagens de fazer uma?

A mentoria profissional é uma chance para profissionais com diferentes níveis de experiência trocar conhecimento e crescer na carreira. Então, entender como ela funciona é essencial para quem está em dúvida sobre o que procurar, a fim de melhorar no trabalho.

Leia também:

O que é uma mentoria profissional?

É quando duas ou mais pessoas começam a ter uma espécie de aula particular com alguém mais experiente da mesma área de atuação. Não é um curso da forma tradicional, pois o mentor tem a responsabilidade de ser um guia para questões específicas, não genéricas.

Por esse motivo, há duas figuras que participam de uma mentoria, o mentor e o mentorado. De fato, o primeiro será sempre aquele que possui uma formação especializada no seu ramo de atuação e anos de experiência nesse setor.

Já o mentorado é alguém que está dando os primeiros passos nessa área e deseja:

  • Aprender como funciona o seu setor de trabalho;
  • Saber como lidar com questões práticas e específicas;
  • Atingir resultados melhores.

Qual é o diferencial de uma mentoria?

Alguns podem pensar que se trata de um novo nome para teste de carreira ou treinamento, mas é uma prática distinta. Neste último, por exemplo, o tutor vai tratar de questões genéricas e mais comuns ao serviço.

Já em uma mentoria, o mentor vai falar e orientar de acordo com a necessidade particular de quem o solicitou. Portanto, os desafios mais específicos são os que fazem parte da orientação.

Como funciona uma mentoria profissional?

Diferente do que se pode inferir, o mentor não é alguém que vai passar todo o seu conhecimento, a fim de que o outro o absorva de forma passiva. Mas, na verdade, ele também tem o papel de incentivar seu mentorado por meio de:

  • Questionamentos;
  • Provocações;
  • Sugestões.

Não se trata também de falar apenas dos casos de sucesso que ele teve, pois compartilhar os erros também podem contribuir para a mentoria profissional. Assim, para promover esse incentivo dentro das empresas, há dois tipos dela, a mentoria interna e externa.

Interna

Acontece quando os envolvidos atuam na mesma instituição. Então, é mais fácil para quem está aprendendo saber como é o ambiente de trabalho e seus processos, pois seu mentor já conhece tudo que se passa por lá.

Externa

Ocorre quando não há vínculo de ambas as partes com a mesma marca empregadora. É possível encontrar pessoas dispostas a ser um mentor em qualquer lugar do país, aliás. Assim, quem ainda não se sente seguro na sua área pode ir em busca disso.

Foto: A mentoria profissional tem como objetivo trocar experiências de carreira.

Vantagens de fazer uma mentoria profissional

A chance de aprender com alguém mais experiente na área pode ter muitos benefícios tanto para os envolvidos, bem como para o espaço em que atuam. Além disso, a mentoria profissional promove a troca de conhecimento entre:

  • Gerações distintas;
  • Profissões diversas;
  • Níveis de formação diferentes.

Diante disso, o que se pode dizer é que esse é o tipo de experiência em que é preciso ter uma admiração mútua e vontade tanto de ensinar quanto de aprender. Afinal, o encontro de gerações em uma mentoria pode mostrar novas perspectivas de trabalho para ambos.

Outras vantagens de passar por essa troca são:

  • Ampliar o conhecimento;
  • Entender a sua atuação de um ponto de vista prático;
  • Crescer na profissão;
  • Fazer uma rede de bons contatos profissionais;
  • Apoio para desenvolver-se no primeiro trabalho.

Quais são as áreas de mentoria?

Pessoas de qualquer idade ou profissão podem buscar mentoria profissional em diferentes setores. Afinal, o mercado de trabalho futuro exige alguém que tenha um domínio de conhecimentos mais amplos, ainda que não seja da sua área específica.

Diante disso, então, há muitas opções disponíveis para os que desejam aprender cada vez mais:

Tudo isso pode contribuir de forma positiva para a atuação no local de trabalho e tornar o profissional mais preparado para lidar com os desafios. 

Como escolher um mentor?

A escolha depende do que o mentorado deseja aprender ou desenvolver na sua própria atuação. Além disso, há alguns critérios que podem influenciar nessa decisão e que, sem dúvida, farão com que o proveito seja muito maior, por exemplo:

  • Admiração mútua;
  • Confiança;
  • Vontade de ensinar e de aprender;
  • Um bom relacionamento.

Experiência

Ter experiência na área de atuação em que você deseja aprender é um critério crucial para a escolha do mentor. Mas, é importante lembrar que isso não tem a ver com idade ou com nível de formação e sim, com o que ele pode ensinar por já ter testado e provado.

Conhecimento técnico profundo

Esse também é um critério essencial, pois, na mentoria profissional, quem deseja aprender com detalhes precisa que o seu mentor seja capaz de explicar. Portanto, a fim de avaliar isso, é vital prestar atenção ao que ele fala e estudar sozinho o básico.

Faça uma mentoria profissional

Uma mentoria profissional pode durar o tempo que as partes decidirem. Entretanto, para ter o melhor aprendizado, em geral, leva-se cerca de seis meses a um ano. 
Busque uma opção que possa agregar ainda mais em sua vida no trabalho e colha os benefícios do desenvolvimento pessoal e profissional para a sua carreira.

Imagem de Sue Styles por Pixabay