Entenda como o metaverso pode afetar as profissões, mudar o dia a dia do ambiente de trabalho e as interações em geral no futuro

Como o metaverso afeta o mundo dos empregos? Veja os impactos para carreiras

A tecnologia do metaverso pode mudar os eventos sociais de forma geral e também o ambiente de trabalho. Então, entenda como ele pode afetar as profissões do futuro com o uso de realidade aumentada, mista e virtual.

Leia também:

O que é o metaverso?

É uma tecnologia em desenvolvimento que tem como objetivo criar uma realidade virtual integrada ao mundo real. Assim, a distinção que hoje existe do se pode fazer em cada ambiente talvez deixe de existir com essa tecnologia, pois ela promete mudar:

  • A interação com pessoas em ambientes formais ou informais;
  • O dia a dia de uma empresa que pode funcionar 100% de forma remota;
  • A forma de fazer cirurgias, vendas, consultas e outras ações.

No dia 11 de outubro de 2021, o Mark Zuckerberg anunciou a mudança do nome da sua empresa, o Facebook, para Meta. Essa foi a primeira declaração oficial de que uma das maiores empresas do mundo estava trabalhando a fim de desenvolver o metaverso.

Como funciona?

Para ter acesso a uma reunião com essa tecnologia, por exemplo, é preciso ter um óculos similar com os usados em experiências de realidade virtual, mista e aumentada. Então, cada pessoa poderá criar um avatar e usá-lo nos mais diversos espaços online.

Em cada ambiente, a pessoa pode conversar com outros usuários que também estão conectados. Além disso, ele também pode interagir de forma inteligente com o fogão e receber uma receita do que está cozinhando, por exemplo.

Origem do termo

A palavra já existe na ficção desde a década de 90 com o livro Snow Crash e o filme Jogador Número 1. Em resumo, essas obras retratam personagens em um mundo alternativo, no qual podem ter aparência, trabalho e até personalidades opostas ao real.

Como o metaverso afeta o mundo do trabalho?

O mundo Meta, assim como o home office de hoje, mostra que é possível trabalhar em uma empresa à distância. Mas, ele eleva esse tipo de trabalho a um nível avançado, pois os funcionários podem se encontrar em um ambiente virtual.

Interação

Essa experiência é muito diferente de uma reunião de vídeo, pois nela as pessoas veem apenas ícones ou imagens umas das outras. Mas, não podem tocar-se ou andar pela sala do trabalho, por exemplo.

Formação

Com o metaverso, porém, a expectativa é que tudo isso seja possível e a proposta afete as profissões. Então, já era uma tendência do mercado de trabalho exigir noções básicas de informática, mas talvez isso não baste no futuro.

As exigências futuras podem ter a ver tanto com o acesso a hardware e software para acessar o Meta, bem como com a formação profissional. Afinal, algumas carreiras podem deixar de existir, em especial aquelas que são técnicas e repetitivas.

Foto: O metaverso usa realidade aumentada, virtual e mista a fim de criar uma experiência completa.

Funções que podem deixar de existir com o metaverso

É possível afirmar que os últimos anos têm sido um momento de transição no mercado de trabalho. Assim, o conceito de profissional do futuro já é comentado e se tornou uma busca para muitos que desejam continuar trabalhando.

Logo, após o ano de 2020 houve vários avanços nesse sentido e as funções que se tornaram inúteis no ambiente virtual já indicam quais empregos vão deixar de existir. Então, alguns dos que vão desaparecer ou passar por adaptações são:

  • Recepcionistas;
  • Vendedores de lojas físicas;
  • Atendente de telemarketing;
  • Faxineiro;
  • Porteiro;
  • Arquivista.

Todas elas são apenas alguns exemplos do que pode não ser útil no metaverso, já que cada um vai estar em sua própria casa ou em qualquer outro lugar. 

Profissões em alta para o metaverso

Ainda não existe informação suficiente para afirmar quais outras carreiras podem surgir dentro do Meta. Mas já há profissionais com grande chance de continuar no mercado de trabalho e receber um bom salário.

O desenvolvimento do Meta é a principal razão para isso. Afinal, há muito trabalho para criar tanto software quanto hardware capazes de suportar alto número de acessos síncronos com qualidade. Algumas das profissões que podem fazer isso são:

  • Desenvolvedores de software;
  • Engenheiros de hardware;
  • Designers;
  • Arquitetos de segurança da informação.

Todos eles já estão em atuação, mas a sua importância tende a aumentar ainda mais com o uso de um sistema que pode monitorar o dia a dia completo de alguém.

Adaptação de processos

Nem todos vão ter que migrar para o mundo da tecnologia, pessoas que trabalham em outras funções vão poder se beneficiar dos recursos que o metaverso oferecer. 

Um motivo para isso é a chance de fazer uma consulta, entrevista de emprego e aula online no Meta. Assim, isso contribui para quem trabalha com:

Impactos do metaverso no mercado de trabalho

A mudança que o Meta pode trazer tem os seus pontos positivos e negativos. Em primeiro lugar, ela pode facilitar a vida de quem mora em grandes centros urbanos e passa horas no trânsito, por exemplo.

Outro ponto de destaque é que ele dá uma série de recursos para treinamentos, aulas práticas de cursos de saúde e cria outras dinâmicas no trabalho. Além disso, filmes e séries também farão parte da experiência imersiva.

Por outro lado, há uma preocupação sobre o que o metaverso pode causar nas relações sociais e no senso de realidade offline. Mas, tudo ainda é muito incerto sobre essa tecnologia, a principal expectativa é que ela beneficiará vários setores.