Prepare-se para a transição de carreira com cinco dicas que vão trazer segurança e ensinar a começar esse processo de forma prática

Faça uma transição de carreira bem-sucedida com 5 passos práticos

Fazer uma transição de carreira pode gerar desafios, afinal, adaptar-se a novas direções exige esforço e investimento. Mas, a cada dia, essas mudanças recebem maior incentivo e as barreiras para elas diminuem. Por isso, saiba por onde iniciar esta etapa.

Conheça os diferentes tipos de transição de carreira

Nos dias de hoje, existe a ideia de que está tudo bem optar por outros caminhos e reinventar-se. Assim, a geração atual é mais flexível e disposta a tentar coisas novas.

Saber que as pessoas buscam satisfação e propósito em seus trabalhos exclui aos poucos o antigo ideal de apenas preencher uma vaga. Além disso, a globalização tornou o mundo mais dinâmico. Portanto, há novas chances, mas também, maior competição.

Tais pontos já trazem um leque de motivações para uma transição de carreira. Mesmo assim, existem muitas outras razões que variam de acordo com a história de cada um. Dessa forma, é essencial saber qual tipo de alteração é a melhor para certo caso.

Há diferentes tipos de transição

Nem toda mudança de carreira revela uma transição profissional, que é quando a pessoa opta por uma área de conhecimento diferente da sua atual. Assim, escolher um outro setor no mesmo campo ou uma troca de emprego, às vezes, pode ser o suficiente.

Saiba escolher o melhor tipo de transição de carreira

Uma empresa que não possui os valores ideais, não possui chances para promoção ou tem o ritmo muito intenso, pode ser um problema. Bem como, casos onde não se ganha o valor que condiz com o serviço feito.

Falta de identificação com o campo de conhecimento é outra possível razão. Afinal, é comum ter expectativas frustradas ao conhecer a realidade. Além disso, um setor sem funções que combinam com a pessoa mesmo que esta goste da área é outra questão.

Ter autoconhecimento é essencial

Em qualquer um dos casos acima, é preciso avaliar a raiz do incômodo atual. Aliás, é vital entender se há demanda de mudanças internas ou externas. Na primeira situação, trocar de emprego, setor ou área de conhecimento não trará soluções.

Antes de qualquer transição radical, conhecer gostos, prioridades e objetivos de vida são essenciais para evitar novas frustrações. Assim, este ponto é a base para uma escolha de sucesso.

Tais dúvidas podem ser resolvidas com reflexão ou uma sessão de orientação profissional. Além disso, estafa, desmotivação, irritação e tristeza são sinais de alerta. Sintomas de adoecimento psicológico revelam casos mais graves e demanda de mudanças.

Foto: Ter cautela e preparar-se para buscar oportunidades é essencial nesta nova fase.

Foto: Ter cautela e preparar-se para buscar oportunidades é essencial nesta nova fase.

Os primeiros passos após optar por uma transição de carreira

Além das questões pessoais, o mercado na área escolhida também pode levar a esta mudança. Assim, a falta de crescimento e chances pode levar o trabalhador a buscar outros caminhos. Qualquer que seja a razão, estes cinco passos irão ajudar no processo:

  • Planejamento;
  • Cursos e vivências;
  • Investir e aprofundar-se no conhecimento da área;
  • Crie uma nova rede de contatos;
  • Vá para o mercado de trabalho ou empreenda.

Planejamento e novas vivências

O autoconhecimento é o primeiro ponto para escolher melhor a nova área, setor ou emprego. Depois, a organização vem trazer passos práticos para que a transição de carreira ocorra. Por isso, pesquisar muito é vital para preparar-se.

Faça buscas sobre a área desejada e veja vídeos de profissionais falando sobre o dia a dia no trabalho. Além disso, analise as oportunidades do mercado e se há chances de evolução no futuro.

Pesquise as habilidades que a área pede e o que será preciso para desenvolvê-las. Assim, uma dica é olhar sites de vagas e analisar o que as empresas estão buscando e como trazer um diferencial.

Faça cursos como o de digitação da Digitow e agregue mais um diferencial em seu currículo. Ainda, busque experiências como oficinas, workshops e visitas aos locais onde a função ocorre.

Organize a parte financeira

Compare os custos que a graduação, especialização ou cursos irão trazer. Esse valor também pode servir para cuidar de despesas, já que o salário inicial não costuma ser muito. Além disso, manter-se no emprego atual enquanto estuda pode oferecer maior segurança.

Aprofunde-se na nova área e faça uma rede para começar

Depois da escolha do novo campo e organização para a transição de carreira, é hora de pôr o plano em prática. Então, invista numa instituição de ensino de confiança e em saberes que atendam a demanda do mercado.

Comece a buscar novas oportunidades

Procure estágios caso tenha tempo disponível ou faça trabalhos voluntários. Afinal, estes servirão para ganho de prática e o novo currículo, que deve ser feito para a área específica.

Valorize nele suas aptidões e vivências do outro campo que cooperam para este de alguma forma. Além disso, o ideal é escolher bem as empresas para as quais mandará o CV e mostrar confiança na entrevista.

Outro ponto vital nessa etapa é criar uma rede de contatos. Assim, para isso é preciso proatividade e ter disposição para novas vivências como as citadas acima. Afinal, elas vão te conectar às pessoas e lugares certos.

Quem deseja começar a empreender também pode fazer cursos de gestão e preparar-se. Além disso, também é possível manter-se no emprego enquanto cuida do próprio negócio online. Por fim, quando a demanda crescer, a transição definitiva será mais fácil.

Proteja sua saúde emocional no processo

O medo de errar de novo e a falta de confiança podem surgir com a chegada dos obstáculos. Afinal, uma transição de carreira não é fácil e recomeços trazem novos desafios.

É muito importante atentar-se à saúde psicológica nas etapas citadas. Por isso, deve-se lembrar que as experiências vividas tornam as pessoas mais preparadas para essa nova fase. Além disso, é sempre possível recomeçar.

Não é preciso temer a transição de carreira

Ter cautela é vital para trilhar caminhos diferentes com menos problemas. Dessa forma, decisões por impulso podem ser um empecilho, assim como pensar demais. Isso porque, o equilíbrio é ideal para sair de situações incômodas de forma mais segura.

Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels