Entenda o que é empatia de forma simples e clara, além disso, saiba como desenvolvê-la no ambiente de trabalho e na vida pessoal

Empatia no ambiente de trabalho: saiba como desenvolver a sua

A empatia no local de trabalho é um recurso muito eficaz e gera vários proveitos. Por isso, saiba qual a sua real definição e alguns passos para praticá-la no dia a dia. Afinal, ela oferece vantagens para a vida profissional e pessoal.

Saiba o que é a empatia antes de desenvolvê-la

Para saber como praticar esta aptidão, primeiro é preciso entender o seu real conceito. Assim, ela é um dos traços da inteligência emocional e qualquer um pode aprendê-la e ampliá-la.

A empatia consiste em saber reconhecer pontos de vista, ideias e sentimentos dos outros e não julgá-los de acordo com critérios pessoais. Por isso, ela não deve ser confundida com a compaixão que, às vezes, resume-se em sentir pena de alguém.

Tais atos buscam diminuir a tristeza do outro de algum jeito e não acolher as suas opiniões. Mas, esta ação nem sempre é eficaz, porque a forma ou palavras escolhidas podem não ser o que aquele indivíduo precisa.

Uma habilidade pequena e poderosa

A pesquisadora Brené Brown explica de um jeito simples o que difere a empatia da simpatia. Assim, a última impõe uma maneira de resolver o problema do outro por meio de uma visão pessoal.

Enquanto a primeira, gera um espaço seguro para que este partilhe ideias e emoções sem medo de julgamentos. Por isso, este simples ato de abertura cria uma conexão que faz bem às pessoas.

A prática é simples

Não é preciso preocupar-se com o que dizer e saber todas as respostas certas. Afinal, estar presente e mostrar que compreende e valoriza o que está sendo dito pode ser o suficiente.

Como desenvolver a empatia

Há algumas bases vitais para ampliar essa aptidão. Dessa forma, entenda como elas podem cooperar para este aprendizado. A seguir, veja três pontos essenciais nesse processo:

  1. Respeito;
  2. Humildade e abertura para novas ideias;
  3. Escuta sincera.

O primeiro passo para uma relação empática é o respeito. Isso porque, este é fundamental para saber que uma ideia pode ser válida mesmo que não se concorde com ela. Assim, não rebaixar o outro por causa de pensamentos opostos é o ideal para evitar conflitos.

Reconhecer limitações e o fato de que ninguém possui todas as respostas permite agregar coisas novas e crescer com elas. Então, o progresso é vital em todas as esferas da vida e a humildade aproxima as pessoas.

Saiba ouvir de verdade

Outro recurso ideal para criar conexões de forma empática é saber escutar. Mesmo que essa tarefa pareça simples e óbvia, praticá-la com clareza vai além de apenas ouvir. 

Para que isso ocorra, é preciso cessar todos os pensamentos e respostas prontas e apenas deixar que o outro fale para compreendê-lo de verdade. Aliás, falar junto com a pessoa ou julgar a fala dela inferior, irá atrapalhar esse processo.

Como ampliar a empatia no local de trabalho

Depois de cobrir as bases na parte pessoal, saber lidar com o assunto no ambiente de trabalho é o próximo passo. Por isso, veja alguns pontos importantes dentro deste tema:

  • Comunicação não agressiva e imparcial;
  • Gerar espaços de fala e valorização;
  • Incentivar o partilhar de ideias;
  • Compreensão das outras áreas da vida das pessoas;
  • Programas de reconhecimento.

Veja como ter uma linguagem empática

Saber expor o ponto de vista sem ferir os dos outros revela respeito. Portanto, é ideal não usar palavras que possam ofender. Além disso, não atribuir falas ou pensamentos a alguém ao deduzir que sabe suas intenções, evita atritos vindos de julgamentos sem base.

Gere espaços para a fala e a partilha de ideias

É bom saber que alguém valoriza a sua opinião e que esta pode cooperar com a firma. Por isso, criar espaços para repartir sugestões gera valorização. Saber dar feedback também é vital, apontar acertos e erros sem criticar faz as pessoas se entenderem melhor.

Além desses pontos, essa linguagem permite que os trabalhadores se sentem mais à vontade para se desenvolver e trazer inovações. Por fim, políticas de recompensa também geram valorização e incentivo.

Compreenda a totalidade das pessoas

O ser humano vive em várias esferas, bem como, a familiar e a pessoal. Assim, todas estas estão conectadas, logo, afetam umas às outras. Então, mostrar compreensão e oferecer chances de flexibilidade mostra aceitação e traz segurança.

Saiba para quê serve a empatia no local de trabalho

Esta é uma soft skill vital para os trabalhadores e gestores. Porque, ela é uma das bases para o diálogo eficiente. Ou seja, quando as pessoas compreendem de verdade umas às outras, os conflitos reduzem e a produção cresce de forma fluida. Outros proveitos são:

  • Aumento do bem-estar;
  • Elevação da moral;
  • Melhora do clima na organização. 

Quando os funcionários estão confortáveis, eles exercem suas funções com mais empenho e o turnover diminui. Uma dica é focar em aplicar estes saberes à gestão primeiro, afinal, os colaboradores podem aprender com eles.

Dito isso, além das informações citadas, outras opções para tratar do assunto podem ser treinamentos e encontros com dinâmicas de grupo.

Benefícios para o indivíduo e a sociedade

Aplicar mais traços da inteligência emocional no dia a dia melhora as relações e isso afeta toda a vida. Isso porque, o ser humano é social e um bom contato com outros é benéfico em qualquer área. Assim, estas dicas práticas mostram que ampliar a empatia é proveitoso.

Quem está na liderança da empresa deve incentivar esse comportamento em seus funcionários, bem como estimular a profissionalização constante.

Foto de fauxels no Pexels