Acesse este conteúdo para saber quais são as principais habilidades profissionais para se apostar em 2022 e ter mais sucesso no mercado

5 habilidades profissionais para apostar neste ano

Profissionais comprometidos com o próprio desenvolvimento sempre estão de olho no que as empresas estão comentando sobre o que esperam dos profissionais, principalmente em questão de competências.

Mas dos últimos anos para cá, é verdade também que o papel se inverteu um pouco, e são muito mais os profissionais que ditam “as regras” hoje em dia. E tudo isso porque a qualificação desses possibilita escolher um local de trabalho alinhado com suas habilidades profissionais e objetivos.

Por isso, se você também está em busca de ser um profissional cada vez mais qualificado, para manter um certo conforto no ambiente de trabalho, e poder fazer parte de empresas que possuem o mesmo nível de suas habilidades profissionais, este conteúdo é para você!

Confira 5 habilidades profissionais para você apostar neste ano.

Pensamento analítico e inovador

Se você já buscou em algum momento sobre competências profissionais, é bem provável que já tenha ouvido falar no pensamento analítico e inovador. Afinal, toda empresa preza por profissionais que tenham essa competência.

Em resumo, essa habilidade diz respeito à análise de informações e o uso da lógica para resolver os problemas relacionados ao trabalho. E mais do que isso, o olhar criativo.

O analítico e o criativo juntos são capazes de ideias incríveis. Geralmente, profissionais com essas habilidades profissionais são aqueles que se destacam na equipe por sempre serem procurados quando a empresa precisa de uma nova alternativa para a resolução de um problema.

Em geral, gestores e outros possíveis com níveis de liderança.

Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado

A proatividade é uma das características mais admiráveis dentro das empresas, pois isso mostra que os profissionais não estão preocupados apenas em finalizar seus projetos, mas sim que está comprometido com os objetivos gerais da empresa.

E essa proatividade não está relacionada apenas ao trabalho, mas sim ao aprendizado dos profissionais. Ou seja, com o que eles estão comprometidos a se desenvolver, para a solução de problemas e a tomada de decisões atuais e futuras.

Profissionais engajados com novas aprendizagens são considerados mais engajados também com a empresa. Por isso, invista em novos cursos, palestras, workshop e tudo o que está relacionado à sua área.

Com certeza, isso fará a diferença na visão dos gestores.

Liderança e influência social

Você já trabalhou com alguma pessoa com um perfil “político”? Aquela que onde chega é reconhecida por todos, ou seja, que tem influência social? Saiba então que esse tipo de pessoa é muito prezada nas empresas.

Pessoas que conseguem ter um impacto sobre os outros na organização, mostram-se capazes também de liderar e assumir o comando de situações que exigem grandes responsabilidades.

Em geral, pessoas com esse perfil/habilidade transmitem energia e liderança no ambiente. A empresa sabe que se algum projeto está em sua mão, com certeza, ele será executado.

Inteligência emocional

Muitas pessoas acreditam que o emocional não faz parte do trabalho, pois não devemos misturar sentimentos com o lado profissional. Mas quem pensa assim está totalmente enganado.

A inteligência emocional está cada vez mais ganhando espaço nas competências valorizadas pelas empresas. E quando falamos em competência emocional, não sobre não chorar ao receber um feedback negativo, viu?!

Essa habilidade está relacionada a forma como a pessoa consegue ser sensível às necessidades e sentimentos dos outros, ou seja, ser compreensivo e útil no trabalho.  

E não é somente isso.

A habilidade profissional de inteligência emocional também diz respeito a estar ciente das reações dos outros e entender por que eles reagem como eles reagem.

Negócio foto criado por peoplecreations – br.freepik.com