Se você está no momento de escolha profissional, confira as dicas que vão te ajudar a fazer uma boa decisão

Confira as principais dicas para fazer a sua escolha profissional

O momento da escolha profissional, geralmente, é cercado por dúvidas e muitas incertezas. Isso porque definir a carreira é considerado um grande desafio por ser uma escolha que parece influenciar todo o seu futuro.

Porém, a verdade é que, apesar dessa escolha deixar muitas pessoas de cabelo em pé, é preciso não alimentar a possibilidade de “errar” na decisão, pois não existe certo ou errado. 

E além disso, nada te impede de mudar os rumos profissionais quando o que você faz não está mais dentro dos seus objetivos de vida. Ou seja, lembre-se sempre que a sua escolha não é escrita em pedra, ok?

Mas vamos lá. Se você está nesse momento de escolha profissional, não deixe de ler este conteúdo por completo para saber quais os passos importantes na hora de decidir sobre a sua carreira.

Autoconhecimento 

Uma das maiores causas da frustração na carreira acontece por falta do autoconhecimento. Muitas vezes, as pessoas acabam se influenciando por opiniões de terceiros ou por objetivos financeiros e acabam em empregos que não são tão alinhados com o seu perfil.

Por isso, é extremamente importante saber o que você gosta de fazer para depois se preocupar com a escolha profissional. Uma dica é observar seus hobbies e seus hábitos, eles podem dizer muito sobre a sua preferência de carreira.

Mas além disso, observe também preferências como trabalho em equipe ou solo, ambiente fixo presencial, home office ou híbrido. Parece simples, mas tudo isso vai te ajudar na sua escolha profissional.

Defina a área de interesse

Depois de ter uma ideia sobre suas preferências, chegou a hora de escolher uma área de interesse. Você deve priorizar aquilo que mais gosta e tem facilidade quando precisa lidar com algo relacionado.

Isso não significa que você precisa ser expert no assunto, mas sim que o trabalho com determinada área te desperte um certo interesse. 

Você tem mais facilidade para lidar com números ou com interpretação de texto? A área da saúde faz parte de seus interesses? Se sim, qual área você tem mais afinidade?

Determinar área de conhecimento é um grande passo na hora da escolha profissional.

Converse com profissionais da área

Quando você inicialmente escolher uma área de conhecimento, uma ótima forma de ter certeza se é aquela mesma que fará parte dos seus passos profissionais é conversar com alguém que já trabalhe com aquilo.

Você pode visitar escritórios e estabelecimentos em que você pode encontrar os profissionais que atuam na área de conhecimento do seu interesse, ou então, acessar o Linkedin e procurá-los na rede, para tirar eventuais dúvidas sobre a profissão.

Mas lembre-se, toda profissão tem seus pontos positivos e negativos, e no final o que vai fazer você se dar bem com a sua escolha profissional é o seu gosto pela área.

Por último, teste sua afinidade com a profissão

Você já tem conhecimento sobre seus interesses, pesquisou as principais áreas de conhecimento, conversou com profissionais da área e o agora para bater o martelo na sua escolha profissional, que tal buscar uma orientação?

Você pode buscar a ajuda de um profissional e realizar um teste vocacional. Em complemento ao teste, procure notícias que abordem o futuro da profissão que você pretende seguir.

Quanto mais você aprimorar seus conhecimentos sobre a área, mais você vai descobrir se tem afinidade ou não. Por isso, cumpra com esse papel nesse primeiro momento para colher os frutos da sua decisão no futuro.

Business photo created by freepik – www.freepik.com