bra quem são os profissionais do futuro e suas principais características para se preparar o novo mercado de trabalho

Profissionais do futuro: descubra quem são e o que você precisa para ser um deles

Saber o que as empresas esperam dos profissionais do futuro hoje pode ser o seu diferencial no mercado de trabalho amanhã. Portanto, descubra aqui quem são eles e suas características para começar a mudar agora e ter uma carreira de sucesso em breve.

O que são os profissionais do futuro?

Eles não tem uma definição específica ainda, mas já se pode prever seu perfil e algumas habilidades essenciais. Em geral, são pessoas capazes de lidar com a constante da história dentro e fora do meio digital, de forma ativa e buscando conhecimento.

A história humana apresenta mudanças constantes e cada vez mais rápidas durante os anos. Na Idade Média, por exemplo, gerações inteiras seguiram fazendo a mesma coisa que seus pais para sobreviver. Mas, no mundo de hoje, a tendência é de mais inovação.

Sem dúvidas, a grande responsável por acelerar a extinção e criação de novas ocupações foi a internet. Aliás, desde o primeiro computador tudo mudou com mais velocidade que antes. Assim, os profissionais do futuro terão que lidar com muito mais do que hoje.

A expectativa do mercado de trabalho

Um padrão que tende a continuar e crescer é o home-office. Já era uma visão para o futuro que só se acentuou após a pandemia, quando obrigou todos os profissionais a trabalhar de casa. Assim, fato é que as grandes empresas conseguiram ver o potencial dessa opção.

Com essa modalidade de trabalho, portanto, outras características surgem e se tornam um padrão de cobrança. É o caso, por exemplo, das habilidades técnicas com aparelhos eletrônicos.

Desse modo, a expectativa do mercado de trabalho para o futuro é para pessoas que saibam usar a tecnologia. Assim, há ainda mais espaço para quem lida de forma direta com ela, como os engenheiros de software e cientistas de dados.

Trabalho no pós-pandemia

Após um ano de relativa estabilidade, as projeções para 2022 são positivas. Assim, a tendência é continuar o processo de recolocação e mudança de ambiente ou de carreira. Para muitos, portanto, é importante investir em conhecimento e equipamentos.

Entenda a estabilidade no trabalho no futuro

Diferente de muitas gerações anteriores, passar anos no mesmo ofício realizando apenas uma atividade não está nos planos de profissionais do futuro. Já que essa expectativa está ligada ao desenvolvimento tecnológico, a chance de mudar é muito grande.

Isso não apenas no modo de fazer algo, mas também na empresa e até na carreira. Afinal, quando se fala de futuro tudo ainda é um mistério e o que se valoriza hoje pode não existir amanhã.

4 características dos profissionais do futuro 

Com todas essas renovações no mundo do trabalho, além das habilidades técnicas, outras qualidades entram em cena e ganham mais valor para os recrutadores. Além disso, também são atributos essenciais para quem deseja ser um freelancer de sucesso.

Dessa forma, não importa a área de atuação, desenvolver algumas qualidades, como as soft skills, é crucial para continuar trabalhando no futuro. Portanto, conheça as principais características que podem preparar você para ser um dos profissionais do futuro:

  1. Perfil resolutivo;
  2. Comunicação assertiva;
  3. Autogestão de estudos e de tempo;
  4. Capacidade de análise.

A seguir, entenda porque cada uma delas é tão importante para qualquer profissão e descubra os pontos em que você precisa melhorar.

1 – Perfil resolutivo

Lidar com as situações difíceis do dia a dia remoto ou presencial com agilidade já era importante antes e no futuro será ainda mais. Afinal, com o home office a supervisão e decisão sobre os problemas será de quem está mais próximo para resolver.

2 – Comunicação assertiva para os profissionais do futuro

A clareza tanto na fala quanto na escrita e a capacidade de saber se posicionar e expressar suas ideias é um fator relevante. Afinal, o crescimento das profissões criativas sugere que saber falar e convencer sobre uma ideia é essencial para desenvolver sua carreira.

3 – Gestão de estudos e de tempo

Ficar no mesmo lugar, com certeza não será uma opção. Assim, continuar estudando o seu mercado para melhorar a sua performance é um hábito que precisa estar na rotina. Além disso, o home office também exige organização pessoal de tempo para trabalho e lazer.

4 – Profissionais do futuro: visão analítica

Outra qualidade essencial para os profissionais do futuro é habilidade analítica. Assim, não só para comparar as possíveis mudanças de cenário para o seu meio de atuação, mas também para desenvolver ideias novas.

Desenvolva suas habilidades

Agora que você já conhece algumas características essenciais para os empregos do futuro, comece também a se preparar para as novidades. Então, existem muitas ferramentas de aprendizado online e gratuitas que podem ajudar nessa jornada, como:

  • Minicursos;
  • Ebooks;
  • Conteúdo de especialistas nas redes sociais;
  • Palestras;
  • Oficinas;
  • Blogs.

Seja um dos profissionais do futuro

Observe, por fim, o cenário atual e as atividades que estão surgindo. A partir disso, entender qual será a sua posição no futuro não tão distante já será possível. Então, continue estudando e trabalhando para ser um dos profissionais do futuro.

Foto de Ivan SaFoto de Canva Studio no Pexels