As vagas de trainee são uma boa oportunidade para os recém-formados no ensino superior, veja como elas funcionam e o perfil ideal

Como funcionam as vagas de trainee? Veja as etapas da seleção e o perfil ideal

As vagas de trainee são boas chances para quem ainda é um recém-formado e deseja entrar no mercado de trabalho. Portanto, entenda o que são essas vagas, quem pode participar e como elas funcionam.

Leia também:

O que são as vagas de trainee?

Elas fazem parte do programa de trainee e são oportunidades para iniciar a carreira com um cargo de liderança. O termo de origem inglesa se refere a um aprendiz ou estagiário, mas no Brasil ele é usado com um sentido diferente.

Logo, no país essas vagas são para quem ainda está estudando um curso de nível superior ou concluído há no máximo dois anos. Mas, é importante lembrar que as regras variam de acordo com a empresa.

Estar em uma das vagas de trainee é uma boa oportunidade para quem deseja atuar com liderança e gestão de pessoas, por exemplo. Além disso, uma delas contribui para a formação de um bom currículo e dá a chance de:

  • Criar projetos;
  • Trabalhar em um bom cargo;
  • Conseguir um bom salário ainda no início da carreira.

Programa de trainee

O programa tem como objetivo treinar pessoas que saíram há pouco tempo da universidade para atuar em cargos de liderança dentro das empresas. Assim, a iniciativa facilita a entrada de jovens no mercado de trabalho e a ascensão na carreira deles.

Como funcionam as vagas de trainee?

As vagas de trainee tem como objetivo preparar pessoas para uma carreira dentro da empresa. Portanto, os processos seletivos podem ter regras e tempo de duração de acordo com a necessidade de cada instituição.

Em algumas, por exemplo, o profissional que está no trainee pode iniciar o trabalho com a sua CLT assinada. Mas isso não se aplica a todas. 

Quem pode participar?

O público principal são alunos do penúltimo e último período da graduação. Mas, pessoas que já concluíram em até dois anos também podem fazer parte, desde que a seleção da empresa não leve em conta essa regra.

Job rotation

Quem começa a trabalhar como trainee passa por uma vivência completa dentro da empresa. Assim, o conceito de Job rotation leva o profissional a conhecer quase todas as funções dela em até um ano.

Logo, ao final do ano há uma avaliação de desempenho que vai mostrar e discutir o setor em que o estudante foi mais bem-sucedido a fim de o colocar em uma função estratégica.

Perfil ideal para a vagas de trainee

Quem deseja conseguir a aprovação nesse tipo de processo seletivo precisa ter algumas habilidades. A maioria se refere ao mundo da liderança e gestão de pessoas, já que esse é o tipo de cargo que ele vai ocupar, por exemplo:

  • Inglês intermediário ou avançado;
  • Boa comunicação;
  • Gostar de trabalhar em equipe;
  • Perfil corporativo;
  • Ser uma pessoa dinâmica para lidar com desafios;
  • Raciocínio lógico.

A maioria das vagas de trainee não define uma formação específica para o processo seletivo, mas isso varia de acordo com a empresa que está realizando. Então, é uma chance de trabalho ampla.

Etapas de um processo seletivo para vagas de trainee

Gostar de desafios não é útil apenas na hora do trabalho em si, mas também durante o processo até ser contratado. Há uma disputa de até mil candidatos para uma vaga em algumas empresas, por exemplo.

Desse modo, a triagem até chegar às fases finais são rigorosas e acontecem em alguns meses. Portanto, as principais etapas que um processo de trainee envolve são:

  1. Inscrições dos candidatos;
  2. Testes com raciocínio lógico, características comportamentais e língua inglesa;
  3. Dinâmicas de grupo entre os aprovados;
  4. Painel de negócios;
  5. Entrevista.

Cada empresa pode escolher outras etapas e tipos de avaliação de acordo com o perfil esperado para as suas vagas de trainee. Por isso, é essencial ficar atento aos dados na hora da inscrição até o fim do processo.

Dicas para quem quer ser um trainee

Participar deste programa será um grande diferencial no currículo e também terá um bom retorno financeiro. Apesar de não definirem os cursos, quem deseja ser aprovado precisa investir em alguns conhecimentos.

Um deles é o estudo do inglês tanto para a fala e escuta quanto para a leitura e escrita, pois a maioria das vagas de trainee exigem essa habilidade. Além disso, é preciso desenvolver soft skills para o ambiente de trabalho.

Estudar a vaga, por fim, é um dos passos essenciais antes de começar a concorrer no processo seletivo. Então, você poderá entender se o seu perfil está alinhado ao que a empresa busca e a cultura que ela tem.

Foto de Andrea Piacquadio no Pexels