As mulheres no mercado de trabalho precisam lidar com diversos desafios, conheça os principais obstáculos que elas enfrentam

Quais são os principais desafios das mulheres no mercado de trabalho?

A presença das mulheres no mercado de trabalho conta com muitos desafios. Mesmo que sejam elas quem predominam em estudos, pesquisas e exames educacionais, por exemplo, ainda são minorias em cargos de gerência e ganham menos do que os homens.

Leia também:

Mulheres no mercado de trabalho

Durante os últimos séculos, a mulher vem conquistando cada vez mais melhores espaços e oportunidades de trabalho. Sem dúvida, elas sempre trabalharam, mas sair de casa, a fim de ter uma profissão era algo restrito aos homens.

Essa concepção também passou por mudanças e hoje, a mulher consegue atuar nos mais diversos campos. Mas, ainda existem desafios para isso, já que muitas questões culturais prevalecem em muitos ambientes.

Formação escolar

Um fator que contribui para a empregabilidade feminina em diversos espaços de trabalho é a formação em um curso de nível superior. Assim, o censo escolar de 2020 mostra como a presença delas é significativa em todas as etapas de ensino:

  • 96,4% na educação infantil;
  • 88,1% nos anos iniciais do fundamental;
  • 66% nos anos finais do fundamental;
  • 57,8% no ensino médio.

Já de acordo com o IBGE, elas também são a maioria no ensino superior. Segundo uma pesquisa sobre formação em 2019 pelo mesmo órgão, 19% da população feminina com 25 anos possui um diploma, contra 15% dos homens com a mesma idade.

Desafios para as mulheres no mercado de trabalho

Mesmo que a maioria delas tenha qualificação profissional, ainda há desafios para esse grupo no mercado de trabalho. Assim, entre os principais pode-se citar:

  1. Assédio no local de trabalho;
  2. Maternidade;
  3. Jornada dupla ou tripla;
  4. Preconceito.

Tudo isso pode contribuir para que esse público sofra mais com excesso de cansaço e stresse no trabalho, além de não se sentirem realizados na profissão. Então, entenda cada uma dessas dificuldades a seguir.

1 – Assédio no trabalho

A situação de assédio pode acontecer de diversas formas, dentro ou fora do local de trabalho, quando se tem acesso às redes sociais da vítima. A pesquisa feita pelo Instituto Patrícia Galvão mostra que 40% das mulheres já foram xingadas, por exemplo.

Efeitos

O número de homens que sofrem com a mesma questão é bem menor, apenas 13% segundo a mesma pesquisa. Além disso, a situação não muda para os cargos mais altos, como indica estudo da Think Eva e Linkedin.

Esse, portanto, é um dos desafios das mulheres no mercado de trabalho, pois as afeta em vários aspectos. Assim, alguns efeitos disso para plano de carreira desse grupo são:

  • Pedidos de demissão;
  • Falta de confiança em um novo ambiente;
  • Sentimento de culpa pelo ocorrido.

Foto: As mulheres no mercado de trabalho precisam lidar com múltiplas jornadas.

2 – Maternidade

Outro obstáculo para as mulheres no mercado de trabalho é conciliar o momento de se tornar mãe com o seu plano de carreira. Afinal, isso pode diminuir a sua renda e afastá-la do trabalho ou dos estudos por algum tempo. 

Mais compromissos

Fora isso, ter um bebê em casa também significa que há mais responsabilidades sobre ela. Assim, não só por conta da dependência física, como as que escolhem amamentar, mas também por conta de aspectos culturais. Em resumo, isso significa para elas:

  • Menos tempo;
  • Perder chances de emprego em empresas que usam isso como critério de seleção;
  • Mais dependência financeira de outros membros da família. 

3 – Jornada múltipla

A mudança de papel social ainda é um desafio para as mulheres. As que têm uma carreira fora de casa arcam com a maioria dos cuidados do lar e de outras pessoas da família, como idosos e filhos, por exemplo.

Dados do ano de 2019, colhidos pelo IBGE, mostraram que esse grupo dedicou quase o dobro de tempo nessas tarefas. Assim, o número de horas foi de 21,4 para as mulheres e apenas 11 horas para os homens.

4 – Preconceito

As conquistas das mulheres no mercado de trabalho estão cada vez mais presentes em diversos espaços. Mas, os locais de atuação ainda não são tão amplos por conta do preconceito em algumas carreiras.

Em cargos de gerência, por exemplo, o percentual é ainda mais marcante. Ainda segundo o IBGE, elas representam apenas cerca de 37% nessas ocupações, contra 62% com homens na liderança.

Presença das mulheres no mercado de trabalho

Mesmo com os desafios, as conquistas as levaram a espaços profissionais diversos. Hoje elas estão atuando na docência, direito, engenharia e nos setores de tecnologia. Então, a atuação das mulheres no mercado de trabalho tende a continuar se ampliando.

Imagem de RAEng_Publications por Pixabay