Como criar o seu plano de carreira de acordo com as tendências do mercado de trabalho?

O plano de carreira é a melhor estratégia para saber até onde se quer chegar dentro de uma empresa. Assim, com todas as metas estabelecidas, é mais fácil alcançá-las. Mas, para isso, é essencial conhecer as tendências do mercado para se capacitar de acordo. 

Veja também:

Por que fazer um plano de carreira?

Todo profissional focado, com ambição e que tem uma visão de vida a longo prazo, sem dúvida, sabe onde deseja chegar. A partir disso, a fim de trilhar um caminho para o sucesso, deve-se também apostar nas habilidades profissionais que o cargo dos sonhos exige.

Para ser bem-sucedido, portanto, é essencial ter um plano bem estruturado para ter um rumo certo o qual seguir. Além disso, também serve para que você possa se preparar para os desafios que vai enfrentar em sua jornada.

O que é um planejamento de carreira?

Um plano de carreira é uma forma organizada de definir quais caminhos um funcionário quer seguir dentro de uma empresa. Assim, também faz parte do processo conhecer quais soft skills se deve ter para atingir a posição almejada. 

Com isso, a organização e o colaborador tem uma expectativa e uma meta para atingir ao longo do tempo. Portanto, enquanto a empresa atrai e mantém um talento, o empregado tem estabilidade suficiente para se desenvolver cada vez mais.

Muitos criam um plano para a vida profissional já dentro de uma empresa. Mas, pode-se traçar uma meta de trabalho mesmo enquanto se está à procura de um emprego. Para isso, defina onde você quer chegar e qual instituição pode ajudá-lo em seu objetivo.

Quais são os tipos de planos de carreira?

Antes de começar a traçar quais caminhos no mercado de trabalho você quer atingir, saiba que existem diferentes planos de acordo com o que se busca. Assim, conheça os três principais a seguir.

Plano de carreira em Y

Esse é um dos modelos mais comuns nas empresas. Pois quando o colaborador se destaca, uma posição de liderança lhe é oferecida. 

Só que não são todos os profissionais que possuem um perfil de líder. Então, neste caso, o trabalhador tem duas opções, seguir em uma função de gerência ou de especialista. 

Carreira em W

Nesse modelo, além das duas ideias do plano de carreira em Y, o profissional pode escolher também entre ocupar a função de liderança ou desenvolvimento pessoal por pouco tempo.

Plano horizontal de carreira

Aqui todos estão no mesmo nível hierárquico, ou seja, não há chance de crescimento profissional. Mas, existe a oportunidade de aumentar o ganho mensal ao entregar bons resultados e melhorar a sua performance.


Foto: Faça uma autoavaliação para definir qual é o seu tipo de plano de carreira.

Você sabe qual é o perfil de empresa adequado ao seu plano de carreira?

Além de definir um plano com base na posição pretendida, não deixe de levar em conta também o tipo de empresa em que você trabalha ou quer trabalhar. Assim, confira as principais modalidades de negócios:

  • Empresas de crescimento rápido: é difícil traçar uma meta de desenvolvimento para o colaborador;
  • Multinacionais: tendem a apresentar um plano de carreira para que o funcionário cresça na empresa e atinja objetivos em comum.

Quais são as tendências do mercado de trabalho?

Nos últimos anos, o mercado de trabalho sofreu uma mudança brusca. Portanto, de acordo com isso, se atualizar quanto às tendências é imprescindível, ainda mais para quem quer fazer o seu plano de carreira

Trabalho remoto

Não há mais dúvidas de que o home office é uma das grandes tendências atuais e para o futuro. Dessa forma os trabalhadores que se adaptam a isso, podem atuar em qualquer empresa mesmo estando do outro lado do mundo.

Competências comportamentais

Também conhecidas como soft skills, os colaboradores que desenvolvem as competências comportamentais têm uma grande vantagem em relação aos outros. 

Essa capacidade pode te auxiliar a colocar em prática seu plano de carreira se você desenvolver sua:

Alfabetização digital

Significa que não importa a sua área de atuação, é preciso saber lidar com as principais ferramentas tecnológicas. Dessa forma, é possível cumprir com o seu trabalho tanto de modo presencial quanto remoto.

Contratação por projeto

Esse tipo de contratação acontece quando a empresa precisa aumentar a flexibilidade de um setor, sem afetar a rotina dos outros. Entretanto, é possível que você consiga ser contratado de modo efetivo a partir dela, te ajudando a atingir seu plano de trabalho.

Já sabe como criar o seu plano de carreira agora?

Acima de tudo, isso requer muito autoconhecimento para entender o que irá te fazer feliz e para definir as suas metas de vida. Para isso, siga o passo a passo a seguir: 

  1. Entenda quais são seus interesse e procure empresas que se alinhem a eles;
  2. Desenvolva as suas principais habilidades e treine-as ainda mais;
  3. Estabeleça onde você quer chegar com pequenas, médias e grandes metas;
  4. Atualize-se de modo constante, pois o mercado muda a todo momento.

Comece hoje mesmo a fazer seu planejamento trabalhista

Sabendo todas as novas tendências do mercado de trabalho e a importância do plano de carreira, comece hoje mesmo a traçar suas metas profissionais. Portanto, tenha como foco onde você quer chegar e o que é necessário para atingir esse objetivo.

Conte com o curso de digitação rápida da Digitow para se capacitar ainda mais para o mercado, seja ele remoto ou presencial.

Perguntas frequentes

Qual é o objetivo do plano de carreira?

A meta é conhecer os colaboradores e desenvolver os seus talentos, a fim de retê-los na organização para que ambos alcancem o sucesso.

Quais os benefícios de um plano de carreira?

O desenvolvimento pessoal, sem dúvida, é a maior vantagem dessa estratégia, assim como a menor taxa de rotatividade e o aprimoramento da liderança.

Quais são os pontos mais relevantes do plano de carreira?

Os principais elementos são crescer no nível de hierarquia, buscar um aumento no salário e investir na capacitação.

Foto de Alexander Suhorucov no Pexels