Um plano de carreira eficiente serve para impor suas metas profissionais e te orienta a buscar bons cargos dentro de uma empresa

Plano de carreira: como montar um de sucesso

O plano de carreira é muito importante para saber em que lugar pretende chegar na empresa. Assim, tem vários modelos a seguir para alcançar a sua meta. Com isso, veja mais sobre o assunto e algumas dicas para montar o seu de modo eficiente.

Para que serve um plano de carreira

É uma união de metas e caminhos definidos para se guiar de maneira profissional. Algum tempo atrás, as empresas ofereciam como se fosse um tipo de benefício. Mas, se tornou um trabalho do próprio indivíduo para seguir suas próprias ideias.

Seu objetivo é determinar o quanto o funcionário é competente de acordo com sua posição. Bem como, qual a expectativa que uma firma tem em relação a ela. Dessa forma, o trabalhador descobre as etapas e quanto tempo vai ficar nesse mesmo cargo. 

Quais são os tipos

Apesar de tudo, não existe apenas um tipo de plano de carreira e sim várias opções para seguir. Já que, depende da estratégia que se quer adotar, dentre elas há:

  • Y;
  • W;
  • Linha;
  • Horizontal;
  • Paralela;
  • Rede.

No caso da Y, é um modelo bem usado em algumas empresas. Porque acontece quando um funcionário ganha destaque entre os outros e recebe um novo cargo. Ou seja, a posição de líder e tem a alternativa entre gerencial ou especialista.

É claro que nem todos se encaixam na vaga para poder comandar os outros. Então, nesses momentos, é comum que ele acabe se desenvolvendo como organizador. Mas, o importante é melhorar as suas habilidades e competências no trabalho.

Outros métodos do plano de carreira

Dentro do W, tem a chance de unir o gestor com o especialista e passar a cuidar de projetos. Assim, não chega a líder e cuida do desempenho dos colaboradores. Dessa forma, ele toma conta do feedback técnico e atua com consultoria.

Já no modelo de Linha, os cargos e níveis de hierarquia tem um padrão e a maneira de crescer é automático. Com isso, já tem um período para trabalhar e é mais comum em serviços militares ou públicos.

Quando a empresa não tem nenhuma divisão interna, os trabalhadores não mudam de função. Então, esse é o exemplo Horizontal, onde o crescimento envolve apenas as tarefas do funcionário. 

Paralela e rede

A primeira possui um aspecto igual ao plano de carreira de Linha, mas funciona de forma a parte. Ou seja, desde o início, a empresa dá chances para os colaboradores de chegarem a cargos de um líder.

Na segunda, tem uma semelhança com o modelo Y, no entanto, a variedade de funções é maior. Então, o profissional é que escolhe e decide aquilo que for mais importante para ele. Assim, ele fica na posição em que se sente confortável e atende suas necessidades.

Foto: Um plano de carreira é apenas o começo para uma trajetória de sucesso.
Foto: Um plano de carreira é apenas o começo para uma trajetória de sucesso.

Como criar um plano de carreira

Tem várias maneiras de estabelecer um, mas alguns pontos são mais importantes do que outros. Sobretudo, precisa ser algo com estrutura o suficiente para que a pessoa tenha sucesso, para isso, tem que:

  • Definir etapas e metas;
  • Conheça suas próprias soft skills;
  • Analise o mercado;
  • Faça prazos para realizar o plano.

É essencial se conhecer para ter certeza de tudo o que é capaz de conseguir fazer. Por exemplo, motivações, medos e interesses. Além disso, precisa ter em mente quais as suas competências técnicas e gerais para ter destaque no mercado.

Algumas dicas

Quando se entra em uma nova empresa para trabalhar, o melhor é pensar em como crescer de modo profissional nela. Ou seja, se seu sonho for fazer parte da direção dela um dia, faça um plano de carreira

Procure refletir sobre qual cargo almeja dentro dessa companhia, sendo bem realista. Para isso, também pode traçar a meta do salário que deseja ter. Bem como, quantos anos vai levar para que possa chegar nessa função. 

Incluir a habilidade de aprender um novo idioma pode ser muito útil. Principalmente, se no seu objetivo, tem as viagens para o exterior feitas pela firma, ou até mesmo uma mudança. 

Faça análise do mercado para o plano de carreira

Não tem problema escolher uma ou mais possibilidades para poder seguir. Assim, o melhor é conhecer muito bem o cenário da área em que atua. Desta forma, pode ver quais as ofertas de trabalho e as regiões com mais chances de crescer.

Dá para colocar nessa meta, outros cargos que sejam interessantes para seus objetivos. Além disso, o salário também conta muito para este momento de criação. Porque, caso não seja bom o suficiente, talvez seja melhor esperar por uma boa oportunidade.

Procure fazer o possível

Ao criar um plano de carreira, é essencial que faça tudo o que puder para dar certo. Afinal, não dá para crescer dentro de uma firma sem mostrar o seu esforço. Por isso, ter uma boa comunicação e ser alguém dinâmico é mais fácil para abrir caminhos.

Converse com as pessoas que ocupam a função que deseja atuar algum dia. Assim, tem como ter uma noção do trajeto que foi feito para chegar até ali. Com isso, suas chances de sucesso dentro da empresa são bem maiores. 

Não esqueça de incluir o curso completo de digitação da Digitow em seu plano, para obter o máximo de produtividade em seu cargo, seja ele qual for.

Foto de Ketut Subiyanto no Pexels