Trabalhar por conta ou para uma empresa é um tema que traz dúvida à várias pessoas, descubra qual dessas opções escolher e por quê

Trabalhar por conta ou para uma empresa, quais as diferenças

Trabalhar por conta ou para uma empresa é uma dúvida que está muito presente. Tanto para os mais jovens quanto para os mais velhos. Dessa forma, descubra alguns motivos que ajudarão nessa escolha que pode definir o rumo da sua vida profissional.

A evolução do trabalho

Desde muito tempo, o trabalho é visto como peça fundamental para o sustento pessoal e coletivo, da sociedade. Portanto, trabalhar é uma forma de construir e, também, de ser construído pelos outros.

Essa prática se manteve igual por muitos anos. Contudo, com a chegada e a distribuição da tecnologia e da educação, as coisas mudaram. Isto é, o cidadão comum passou a conhecer outros meios para extrair sua renda.

O trabalhador poderia fazer isso da maneira que mais o agradasse, sendo capaz, portanto, de escolher entre trabalhar por conta ou para uma empresa. Assim, pode-se perceber que há diversas opções disponíveis e vários caminhos para seguir.

Afinal, o que é trabalhar por conta ou para uma empresa?

Antes de tudo, é interessante saber quais alternativas existem antes de pensar em seguir por alguma delas. Para isso, veja, a seguir, alguns conceitos sobre essas formas de trabalho que podem ajudar na sua escolha.

Trabalhar para empresa

As pessoas que atuam neste nicho são conhecidas como trabalhadores formais, ou assalariados. Assim, ocorre uma relação de emprego, ou seja, um contrato entre o empregador e o empregado. Nele, estarão garantidos os direitos e deveres do indivíduo.

Trabalhar por conta

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, este ramo é bem mais popular do que o citado acima. Nele, estão presentes os trabalhadores informais, ou seja, que nem possuem carteira assinada nem recebem os mesmos benefícios dos que a têm.

Há duas formas principais de atuação para se desempenhar neste ramo: fazer freelancer ou empreender. Entenda um pouco mais sobre essas duas e saiba diferenciá-las.

Freelancer

Vindo do inglês, o termo caracteriza os profissionais “livres”. Isto é, alguém que não segue nenhum vínculo trabalhista, exercendo sua função de maneira flexível. Também conhecidos como freelas, eles podem atuar em várias áreas, para ganhar dinheiro. Veja exemplos.

  • Jornalismo;
  • Arquitetura;
  • Programação;
  • Direção de arte;
  • Ilustração;
  • Fotografia;
  • Eventos.

Empreendedor

Os empreendedores são aqueles que abrem seu próprio negócio e que decidem ser seu próprio patrão. Contudo, no Brasil, as micro e pequenas empresas ainda enfrentam uma série de problemas. Entretanto, tudo isso é recompensado pela liberdade que se ganha.

Vantagens e desvantagens de trabalhar por conta

Agora que você já sabe o que cada forma de trabalho significa, não pode deixar de levar em conta os prós e contras que eles envolvem. Descubra um pouco mais, a seguir, sobre o lado bom e o lado ruim de trabalhar por conta própria.

Local de trabalho

Quando pensamos no ambiente de trabalho, a primeira coisa que vem à mente é um escritório cheio de papelada e pessoas usando roupas pouco casuais. Contudo, essa imagem vai por água abaixo com o serviço remoto.

Nele o autônomo pode trabalhar de onde quiser. Seja dentro do conforto de casa ou até mesmo fora do país. Assim, o tempo gasto no trânsito é eliminado. Além disso, segundo pesquisas, apenas a ideia de trabalhar presencialmente é estressante para várias pessoas.

Liberdade

Fazer os próprios horários, acordar quando bem entender e poder dormir até tarde despreocupado com os compromissos do dia seguinte são benefícios que esses trabalhadores usufruem.

Busca por clientes

Apesar dos benefícios, a busca por clientes ainda é um problema enfrentado por esses profissionais. Afinal, sem uma boa divulgação, é muito difícil levar as pessoas ao seu produto. Seja um bem material ou algum serviço, como organizar eventos.

Ganho variável

A consequência direta da falta de clientes é, sem dúvida, uma queda brusca no rendimento. Por um lado o autônomo ganha em liberdade, por outro ele se vê vulnerável a fechar o mês com o bolso mais vazio.

Os benefícios e malefícios de trabalhar para uma empresa

Na dúvida entre trabalhar por conta ou para uma empresa, levar em conta os dois lados é essencial. Então, veja a seguir alguns pontos para considerar antes de tomar essa decisão que é tão importante.

Desenvolver uma carreira

É bastante comum que, algum tempo depois da contratação, você consiga subir alguns degraus dentro da empresa e seja promovido. Dessa forma, isso acontece pela criação de laços mais fortes entre o empregador e o empregado, criando um sentimento de confiança.

Carteira assinada

Possuir a carteira de trabalho assinada é o que garante a proteção do indivíduo, como trabalhador, em caso de possíveis complicações. Além disso, concede alguns benefícios, dentro dos direitos trabalhistas.

  • Férias;
  • Décimo terceiro salário;
  • Licença paternidade;
  • Aposentadoria;
  • Licença maternidade;
  • Seguro-desemprego;
  • Remuneração regular.

Rigidez e falta de flexibilidade

Uma das reclamações mais frequentes dos funcionários é a rigidez dentro do emprego. Afinal, nele, é preciso haver ordem e hierarquia para que tudo siga funcionando normalmente. Contudo, alguns locais de trabalho são mais rígidos e inflexíveis.

Salário fixo

Este fator pode ser tanto bom quanto ruim. Afinal, ter um salário fixo garante que não haverá problemas com falta de dinheiro durante o mês. Entretanto, por outro lado, você pode trabalhar durante anos e continuar recebendo o mesmo valor, sem acréscimo nenhum.

O que vale mais a pena: trabalhar por conta ou para uma empresa?

Não há resposta certa para isso. Afinal, todas as pessoas são diferentes e não estão acostumadas aos mesmos ambientes. Logo, enquanto umas se dão muito bem trabalhando por conta, outras podem ser melhores trabalhando para uma empresa.

Dessa forma, entender que essas duas alternativas têm suas qualidades e seus defeitos é muito importante. Assim, será muito mais fácil escolher entre elas e, acima de tudo, respeitá-las.

Foto criada por freepik – br.freepik.com