Mercado de freelancers como funciona

Freelancers, como funciona? Fique por dentro do assunto

Hoje uma das grandes questões é sobre os freelancers como funciona. Afinal, essa forma de trabalho revolucionou o mercado e cada vez mais pessoas estão aderindo a ela. Mesmo assim, muitos profissionais não entendem bem esse termo e seu significado.

Confira este guia completo sobre o assunto e veja o que é esse tipo de carreira e como você pode fazer a sua própria. Por fim, conheça algumas plataformas interessantes que podem te ajudar na construção de uma carreira de sucesso.

O que é um freelancer?

Ele é um profissional independente que oferece seus serviços para clientes e empresas em geral. Assim, esse trabalhador não possui nenhum vínculo empregatício, de modo que ele estipula seu próprio valor e carga horária.

O legal de ser autônomo é que você não precisa se dedicar em tempo integral a uma só companhia. Então, é possível atuar em mais de um projeto simultaneamente. Portanto, na hora de se perguntar sobre freelancers como funciona é fundamental saber disso.

Uma das coisas que preocupa quem ainda não é freelancer é o fato da carteira assinada. Mas, a ausência desse vínculo não precisa ser um ponto negativo. Imagine que você realizou um projeto em uma instituição e tudo saiu como planejado.

Nesse caso, ambas as partes podem continuar trabalhando juntas em outras atividades. Portanto, é interessante que o profissional freelancer busque focar em clientes e em demandas.

Freelancers: como começar nesse ramo?

Existem algumas perguntas que você precisa fazer antes de começar nessa área, por exemplo:

  • Qual a área que você pretende atuar?
  • Qual o tempo que se tem disponível para se dedicar ao trabalho de freela?
  • Quanto você pretende cobrar pelo seu trabalho?
  • Freelancers como funciona: de que jeito você vai encontrar novos clientes?

Essas perguntas são muito importantes e te dão um norte na hora de iniciar sua carreira, afinal, pensar nas suas habilidades é essencial. Então, após esse primeiro momento, você precisa considerar os seguintes pontos:

  • Desenvolver um plano de negócios;
  • Manter um perfil atualizado nas redes sociais;
  • Estudar sobre as melhores estratégias de marketing;
  • Elaborar um portfólio para mostrar seu trabalho;
  • Estabelecer meios de contato para comunicação com os clientes;
  • Definir um nicho de mercado e um público-alvo.

MEI, autônomo e freelancer: qual a diferença?

O freelancer é um profissional autônomo, podendo assim escolher ser formal ou informal. Ou seja, ele não tem uma empresa no seu nome. Dessa forma, sem CNPJ, não pode emitir notas fiscais.

Para fechar parceria com empresas, esse pode ser um fator limitante, ainda mais quando se fala de valores mais altos. Portanto, ao se questionar sobre freelancers como funciona é muito importante levar isso em conta.

Já no caso do MEI, você se torna um microempreendedor individual. Assim, é possível ter uma empresa e ser regulamentado. Então, você pode emitir notas e dar ainda mais credibilidade ao seu trabalho.

A formalização é um passo importante

É comum que pessoas dessa área prefiram se cadastrar como MEI, devido a importância do CNPJ. O processo é simples, podendo você solicitar isso online ou na própria Receita Federal.

Esse cadastro tem vários benefícios, dentre eles, a facilidade no pagamento de impostos. Além disso, como essa é uma medida que visa influenciar o empreendedorismo, as cargas tributárias são baixas.

A formalização é uma opção bem interessante e te ajuda a entender melhor a questão freelancers como funciona.

Freelancers: como ser um bom profissional?

Muitas pessoas acham que ser freela é apenas trabalhar de casa e pronto. No entanto, tem um planejamento pesado por trás disso. Assim, é muito fácil se enrolar e acabar misturando a vida pessoal com a profissional.

Isso pode interferir em entregas fora do prazo e serviços de baixa qualidade. Então, ser um freela exige muito comprometimento e responsabilidade. Sendo assim, organização e paciência são valores que não podem faltar jamais.

Onde um profissional desse tipo pode atuar?

Uma das coisas mais legais dessa profissão é a versatilidade que ela proporciona. Hoje, tem-se pessoas trabalhando nas mais diversas áreas. Portanto, veja a seguir as principais.

1 – Freelancers como funciona: redator

Eles vão atuar na elaboração de conteúdos para sites, blogs e redes sociais. Com o crescimento do mercado digital, esse é um setor promissor. Agora, para ser um bom redator, é importante entender de assuntos como gramática, ortografia e marketing digital.

2 – Jornalista

Muitos jornalistas se perguntam sobre freelancers como funciona e alguns nem sabem que podem trabalhar com isso, o que pode tornar sua vida profissional ainda mais agitada. Afinal, o jornalismo é algo bem requisitado neste ramo.

3 – Freelancers como funciona: design gráfico

Vão atuar em projetos de comunicação visual. Então, podem criar logotipos, slogan, embalagens, identidade visual, dentre outras coisas. Ainda, quem atua nesta área pode formar parcerias com empresas e com agências de marketing.

4 – Desenvolvedor

O uso de aplicativos está sendo uma tendência cada vez mais forte neste universo tecnológico. Portanto, os desenvolvedores costumam ter uma demanda de trabalho bem alta. Aliás, é um dos ramos mais concorridos para quem é freela.

Na hora de entender sobre freelancers como funciona, essas são as principais áreas de trabalho, mas nada impede que você escolha outra coisa ou inove o mercado. Ser freela também é ter mais liberdade de atuação.

Motivos para se tornar um freelancer

Existem inúmeras razões pelas quais as pessoas escolhem trabalhar dessa forma. Então, conheça as mais populares a seguir.

1 – Renda extra

Muitas pessoas trabalham como freelas e ainda mantêm um emprego tradicional. Isso sem dúvida dá uma boa renda extra no final do mês.

2 – Rápido faturamento: freelancers como funciona

Assim que você consegue um cliente, você já pode começar a receber. Portanto, o faturamento nesse ramo é bem mais rápido do que em outros setores do mercado.

3 – Independência

Estabelecer seus horários te dá mais flexibilidade no dia a dia. Assim, ser seu próprio chefe é uma grande vantagem de ser freela.

Algumas plataformas para encontrar um profissional freelancer

Ao perguntar sobre freelancers como funciona, muitos acreditam que existe uma fórmula para entrar nesse mercado. Na verdade, as maneiras são diversas e é importante escolher uma que funcione para você.

A criação de um site ou portfólio ainda é a recomendação principal, mas você pode unir isso se juntando a plataformas específicas. Assim, elas reúnem profissionais freela e os ajuda a encontrar clientes, conheça algumas:

  • 99freelas;
  • Workana;
  • Freelancer;
  • Rock Content;
  • Fiver.

Agora, é importante entender como cada plataforma funciona. Por fim, isso é tudo que você precisa saber sobre o assunto. Então, é a sua vez, comece a planejar sua carreira como um freelancer de sucesso.