Descubra como digitar com o Touch Typing

Touch Typing: o que é, vantagens e como fazer?

O Touch Typing é uma técnica avançada de digitação. Ou seja, usada por aquelas pessoas que já possuem muita prática nisso. Assim, pode digitar mais rápido e otimizar seu tempo de produção.

A seguir, entenda de fato o que é esta técnica. Bem como sua história e as vantagens para quem sabe usá-la. Além disso, aprenda a treinar e ter uma digitação mais profissional e rápida.

O que é Touch Typing?

Como dito, o Touch Typing é uma técnica de digitação. Da qual, a pessoa que está digitando não precisa usar a visão para isso. Ou seja, ela já sabe a posição das teclas e o processo acontece quase que automático.

O digitador usa da memória muscular para saber onde deve apertar para formar as palavras. Assim, consegue ser mais rápido ao digitar e construir seus textos.

Como funciona

Nesta técnica, você coloca os oito dedos em uma linha horizontal no meio do teclado. Portanto, eles conseguem atingir todas as outras teclas necessárias.

Ainda, é possível aplicar a técnica usando uma ou as duas mãos. Tudo depende da prática de quem está aplicando.

As vantagens do Touch Typing

Usar o Touch Typing traz muitas vantagens para os digitadores. Aliás, as maiores são:

  • Velocidade;
  • Melhora na atenção;
  • Reduz a tensão no pescoço.

A seguir, entenda um pouco mais sobre elas e saiba porque essa técnica tem chamado tanta atenção.

Velocidade

Não há como negar que a principal vantagem dessa técnica é a velocidade na digitação. Afinal, o digitador não precisa olhar para o teclado, assim, consegue construir seus textos e frases mais rápido.

Geralmente as pessoas costumam escrever entre 30 e 40 palavras por minuto. Já quem aplica essa técnica com conhecimento consegue atingir até 100 palavras nesse período. Ou seja, pode dobrar a sua produção.

Atenção

Quando você aplica o Touch Typing sua atenção volta-se apenas para a digitação. Afinal, não precisa olhar para o teclado e buscar as letras. Dessa forma, sua produção é mais centrada e de qualidade.

Reduz a tensão no pescoço

Até ganhos físicos as pessoas podem obter com isso. Por não ter que ficar abaixando a cabeça para olhar para o teclado, o digitador tem menos tensão no pescoço. Então, consegue ficar mais tempo digitando e olhando diretamente para a tela.

A história do Touch Typing

Frank McGurrin era um estenógrafo e o possível criador do Touch Typing. Ele dava aulas de digitação e acredita-se que tenha inventado a técnica da linha inicial em 1888. Aliás, usava um teclado QWERTY no padrão inglês.

As teclas ASDF ficavam na linha inicial para a mão esquerda e o JKL para a direita. Dessa forma, os digitadores poderiam usar e decorar esse padrão no momento de digitar seus conteúdos.

Os teclados modernos possuem um ponto ou barra em relevo nas teclas iniciais dos dedos indicadores. Assim, ajudam aos digitadores que mantenham a posição correta e consigam desenvolver a técnica. 

Como treinar o Touch Typing

Para conseguir desenvolver o Touch Typing é necessário muito treino. Afinal, a técnica conta também com a memorização do digitador. Somente assim ele consegue digitar sem precisar olhar para o teclado.

Saiba como começar

O primeiro passo é aprender qual a linha central de seu teclado e como posicionar suas mãos. Então, perceba que as teclas F e J possuem um relevo, porque é onde seu dedo estar para iniciar.

Reserve um tempo para visualizar o teclado e tentar ativar a sua memorização. Dessa forma, aos poucos, começará a digitar sem precisar olhar cada um dos toques que dá durante o processo.

Em seguida, comece a aplicar o Touch Typing e aos poucos verá o resultado em sua digitação. Portanto, nada substitui o treino nesse processo.

Conheça a Digitow

Caso busque boas maneiras de aperfeiçoar a sua técnica de digitação deve conhecer a Digitow. Afinal, é uma ferramenta que te ajuda a melhorar seu processo e ensina as posições do corpo e dedos para aumentar a produtividade e velocidade.

Você pode testá-la gratuitamente durante sete dias e ainda receber relatórios de acompanhamento. Assim, consegue ter certeza de que o software está ajudando neste processo.

A plataforma é completa para quem quer escrever tão rápido quanto o Touch Typing. Além disso, oferece benefícios como:

  • Possui certificado para os usuários;
  • Apresenta relatórios de desempenho;
  • Tem introdução em vídeo;
  • Possui atividades para treinar;
  • 100% online;
  • Conta com uma fórmula personalizada;
  • Tem ranking de digitação;
  • Você acompanha seu histórico de digitação.

Aposte no Touch Typing

O Touch Typing é a técnica ideal para quem usa a digitação para fins profissionais. Isso porque, ela traz mais agilidade e qualidade para os trabalhos entregues. Portanto, é importante que saiba o que ela é e como aplicá-la.

Apostar em plataformas como a Digitow faz com que seu processo de treino seja mais eficiente. Afinal, pode-se acompanhar os resultados e fazer os ajustes necessários.

Caso deseje ter uma digitação de qualidade e ágil, aposte nesta plataforma. Certamente os resultados irão te surpreender.