Os sintomas do Burnout se não receberem tratamento à tempo, podem evoluir para outras doenças como ansiedade e depressão

O que você precisa estar atento sobre os sintomas do Burnout?

Saiba mais sobre os sintomas do Burnout que levam ao distúrbio descrito pelo psicólogo americano Freudenberger em 1974, e é classificado como doença. É uma síndrome grave que pode levar a quadros mais sérios, como ansiedade e depressão.

Leia também:

Sintomas

Os sintomas da síndrome de Burnout, no geral, são causados não apenas pelo trabalho, como também pela falta dele. Eles levam ao esgotamento tanto físico como mental. São graves, afetam a saúde física do paciente e podem causar:

  • Dor de cabeça;
  • Enxaqueca;
  • Cansaço;
  • Sudorese;
  • Pressão alta;
  • Dores musculares.

Há outros sinais que o corpo envia como alerta de que algo está errado. Como por exemplo, palpitações, crises de asma, insônia e até mesmo distúrbios no estômago e intestino.

Os sintomas mentais podem ser aqueles que causam mais problemas aos pacientes que sofrem com a doença. Como resultado, eles se transformam em atitudes negativas, que refletem tanto nas relações, quanto em sua vida como um todo.

Estágios do Burnout

Os psicólogos Herbert Freudenberger e Gail North criaram uma lista com 12 sintomas do Burnout. De acordo com a relação, eles devem ser vistos como fases.

É importante lembrar que as pessoas passam pela síndrome de formas diferentes. Afinal, enquanto algumas sofrem todas as fases, outras têm apenas algumas delas.

Atenção aos detalhes

De acordo com o tipo de paciente, a ordem em que elas surgem também podem mudar. Com o intuito de ajudar, esta lista pode ser um guia sobre como a doença está mostrando seus sinais. Desse modo, te ajuda a buscar ajuda o quanto antes.

Não confunda com os sintomas de boreout.

Compulsão para demonstrar o próprio valor

A pessoa encontra uma vontade obsessiva de mostrar o quanto ela é importante dentro da empresa. No geral, os melhores funcionários costumam enfrentar esta fase da doença. Em especial, aqueles que aceitam grandes cargas de trabalho.  

Incapacidade de desligar do trabalho

Este sintoma faz com que a pessoa não consiga parar de trabalhar. Só para ilustrar, eles seguem respondendo e-mails nos finais de semana e feriados. Além disso, não apenas fazem muitas horas extras, como também evitam tirar férias.

Negar as próprias necessidades

Os aspectos básicos como dormir e se alimentar da forma certa são ignorados. Então, aqueles que estão sofrendo com os sintomas do Burnout costumam deixar as mesmas necessidades e desejos de lado.

Fugir de conflitos é um dos sintomas do Burnout

O funcionário adota um comportamento para evitar qualquer conflito. Assim sendo, deixa seus problemas, em especial, os pessoais de lado porque não quer enfrentar a situação.

Reinterpretar valores pessoais

A família, bem como os hobbies e amigos ficam de lado para que a pessoa consiga acomodar todas as ambições que têm relação com o trabalho.

Negar problemas é um dos sintomas do Burnout

Quando sofre deste sintoma, a pessoa se torna intolerante e agressiva com os demais, pois passa a ver os colegas como incapazes e preguiçosos. Ao mesmo tempo, pode ficar mais irônica e passa a debochar dos outros.

Distanciamento social

É um dos sintomas do Burnout que afasta a pessoa de todo e qualquer convívio social, pois ela passa abrir mão disso pelo trabalho. Além disso, em alguns casos, busca conforto em álcool ou drogas.

Mudanças de comportamento

Os amigos, colegas de trabalho e pessoas da família começam a observar mudanças bruscas no modo de agir. Isso de tal forma que deixam de reconhecer a pessoa.

Despersonalização é um dos sintomas do Burnout

O indivíduo deixa de reconhecer não apenas as próprias necessidades, como também as das pessoas ao seu redor. Ou seja, não consegue ver valor nelas.

Vazio interno é um dos sintomas do Burnout

A sensação de vazio é um sinal de que o limite está próximo. A sensação de vazio pode levar ao abuso ou até mesmo compulsão por comida, álcool, sexo e drogas.

Depressão

Este é um dos sintomas do Burnout que demonstram que a pessoa está muito próxima do esgotamento total. Ela se sente insegura, muito cansada e perdida. Além disso, perde o entusiasmo por tudo e todos.

Síndrome de Burnout

Nesta fase acontece não apenas o colapso mental, como também o físico. Esta pessoa já ultrapassou todos os limites e, portanto, precisa de ajuda médica urgente.

O que fazer ao perceber os sintomas do Burnout?

Pode demorar até que as fases da síndrome de burnout sejam vistas como sintomas da doença. Afinal, é muito fácil confundir alguns deles com situações pelas quais as pessoas passam no local de trabalho todos os dias.

É crucial estar alerta aos sinais, pois quanto antes uma doença é detectada, mais fácil fica tratar. Portanto, não ignore os sintomas do Burnout, ainda que eles pareçam leves.

Informações importantes

De acordo com o Instituto Americano de Stress, pelo menos 40% dos trabalhadores do país relataram em 2017, que seu trabalho é muito ou extremamente estressante. Desse modo, mais de 61 milhões de pessoas poderiam sofrer da doença a qualquer momento.

Caso apareçam um ou mais sintomas, a pessoa deve procurar um psicólogo. Ele é o especialista indicado para uma avaliação inicial. Além disso, conforme a necessidade, ele envia o paciente para um psiquiatra.

Como tratar os sintomas do Burnout?

É feito por meio de sessões de psicoterapia. Ainda, em alguns casos é preciso que um médico prescreva medicamentos, como por exemplo antidepressivos, ou ansiolíticos. No entanto, esta decisão cabe a um psiquiatra.

A duração pode variar conforme cada caso. Nesse meio tempo é importante o paciente rever a rotina de trabalho para reduzir os sintomas do Burnout. 

Seguir o tratamento é crucial para evitar piora ou até mesmo retorno do quadro inicial. Assim sendo, é indicado que a pessoa tire um período de folga, não apenas para se tratar, como também ter uns momentos de lazer.

Foto de Nubelson Fernandes em Unsplash