redação na entrevista de emprego

Redação para entrevista de emprego: por onde começar?

Uma redação para entrevista de emprego é capaz de tirar o sono de qualquer candidato em um processo seletivo. Isso ocorre por diversos motivos: falta de entendimento sobre o tema, dificuldade para desenvolver o assunto, dúvidas sobre como iniciar o conteúdo, entre outras questões.

Se você sofre com esse tipo de problema, fique tranquilo. Aqui, vamos mostrar quais são os passos mais adequados para desenvolver uma redação de qualidade. Provavelmente, após a leitura do conteúdo, você terá mais sucesso em um processo seletivo. 

Como fazer redação para entrevista de emprego? 

A partir de agora, vamos listar diversas dicas para que você tenha sucesso com a redação para a entrevista de emprego. Conheça as melhores orientações abaixo. 

Mantenha a calma 

O primeiro passo é manter a calma. Você deve ler com bastante atenção todos os textos que estão presentes no enunciado. Uma dica interessante é destacar quais são os pontos mais importantes. Neste momento, dê preferência para as palavras-chave e ideias sobre o conteúdo proposto. 

Registre as informações no papel 

Agora, você deve registrar no papel todas as informações que saem da sua mente. Recomendamos não fazer julgamentos se determinado tópico é bom ou ruim. Apenas tire as ideias da cabeça. Você descobrirá ótimos assuntos para desenvolver no conteúdo. 

Organize os temas 

Depois de anotar todas as idades, organize os temas e coloque as palavras-chave em ordem. Lembre-se de incluir frases curtas e longas, além de citações e dados estatísticos que ajudam a dar mais credibilidade ao conteúdo. 

Faça um roteiro 

A próxima etapa é o momento do roteiro. Escolha quais são as frases, palavras-chave e ideias que vão compor o seu conteúdo. 

Defina a tese do conteúdo 

Uma das etapas mais desafiadoras na hora de produzir um conteúdo é definir qual será a tese do texto. Se você está falando sobre o desmatamento que ocorre no Brasil, é importante abordar qual é a sua opinião sobre o tema, se é a favor ou contra. Quanto mais argumentos, mais preparado você estará para defender a tese. 

Pense em um título atrativo 

O título é um dos principais elementos de um conteúdo. Se ele não for criativo, provavelmente, o leitor não terá interesse pelo restante da redação. Reserve um momento para desenvolver uma bela chamada e conquiste a atenção do recrutador. 

Crie uma introdução atrativa 

Iniciar um texto nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando estamos diante de um momento tenso, como em um processo seletivo. Existem algumas técnicas que ajudam a deixar esse processo mais fácil. 

Você pode começar uma introdução com questionamentos sobre o tema. Se já sabe as respostas, elas podem ser adicionadas no segundo e no terceiro parágrafo do conteúdo, ou seja, na fase do desenvolvimento. 

Treine para a redação 

Um dos principais erros que a maioria dos candidatos cometem é não treinar a redação antes de um processo seletivo. É cada vez mais comum uma empresa exigir esse tipo de habilidade para o profissional. Então, reserve alguns momentos da sua rotina para não ser surpreendido. 

Faça redações online 

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, muitas empresas têm adotado esse tipo de teste de forma online. Agora, os profissionais devem fazer a redação para entrevista de emprego  por meio de um computador. A preocupação com os erros de digitação devem ser semelhantes aos erros de português que ocorrem no formato tradicional. 

Para evitar problemas, faça um teste de digitação e busque aprimoramento frequente. Dessa forma, você estará mais preparado para desenvolver um conteúdo de qualidade. 

Quais são os temas mais comuns na redação? 

Em grande parte das empresas, existem alguns temas que são bastante comuns nos processos seletivos. Treine com esses assuntos para aumentar a sua confiança durante a etapa. 

  • Temas livres: candidato pode falar sobre qualquer assunto. É avaliado se ele está atualizado com informações sobre o mercado ou área de atuação; 
  • Quem sou eu?: Neste tema, você pode falar sobre a trajetória profissional e apresentar algumas informações sobre a vida pessoal. Vale abordar metas e objetivos para a vida;
  • Vida profissional: destaque a sua trajetória profissional. Mostre os fatos em uma ordem cronológica, citando os pontos positivos que impactaram diversas organizações. 

Aqui, mencionamos as melhores dicas para ter sucesso em uma redação para entrevista de emprego. Então, comece a colocá-las em prática hoje mesmo e conquiste ótimos resultados. 

Após descobrir quais são as melhores dicas de redação para entrevista de emprego, conheça quais são os testes técnicos mais comuns em processos seletivos para empregos.