teste de digitação para emprego

Teste de digitação para emprego: como ser aprovado neste processo?

O teste de digitação para emprego está cada vez mais comum nos processos seletivos das empresas. Para que você tenha sucesso e conquiste a vaga dos seus sonhos, vamos mostrar como ele funciona e o que fazer para ter sucesso nesse grande desafio. 

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas. 

O que é um teste de digitação? 

O teste de digitação tem como objetivo analisar a capacidade do candidato de digitar. Ao contrário do que muita gente imagina, ele não avalia somente a velocidade do profissional, mas também a qualidade dos documentos redigidos. Isso significa que o texto não deve ter erros de digitação. Caso contrário, a aprovação ficará mais distante. 

Em um primeiro momento, o teste pode parecer fácil. No entanto, ele tira o sono de muitos candidatos. Isso porque uma tecla errada pode influenciar negativamente em seus resultados. 

Como funciona um teste de digitação? 

O teste de digitação varia de empresa para empresa. Porém, em grande parte dos casos, os candidatos devem redigir conteúdos com 1.500 a 1.800 caracteres. O tempo destinado para esse desafio é em torno de seis a onze minutos. 

Como ser aprovado em um teste de digitação para emprego? 

A partir de agora, vamos fornecer diversas dicas para que você aprenda como ter sucesso em um teste de digitação para emprego. Conheça as melhores orientações abaixo. 

Pratique a digitação 

O primeiro passo é descobrir como melhorar a digitação com eficiência. Antes de começar o treinamento, você deve organizar o cômodo da sua casa. Ele deve ser um espaço agradável, que seja capaz de manter o seu foco e a produtividade. 

Por isso, tenha uma boa cadeira para melhorar a sua postura e tenha uma mesa limpa e organizada para otimizar o clima do espaço.  

Para ter sucesso com os seus testes de digitação, recomendamos optar pelos teclados que contém os padrões brasileiros. Muitas pessoas têm dificuldade de aprendizado quando optam pelas teclas norte-americanas. Além disso, a chance do teste do emprego utilizar o teclado nacional é maior do que um teclado de outro país. 

Os testes de velocidade online também ajudam a melhorar o seu conhecimento, potencializando os resultados. O mais indicado é treinar, pelo menos, 30 minutos do seu dia. Dessa forma, estará mais confiante para enfrentar o desafio. 

Treine com jogos de digitação 

Os jogos de digitação também são ótimos recursos para aprender brincando. É um jeito diferente e divertido de melhorar a sua relação com os teclados. O mais interessante é que existem diversas opções gratuitas na internet. Eles são indicados para os profissionais que estão iniciando os estudos e para aqueles que desejam melhorar a performance nos treinos. 

Acompanhe as métricas de digitação 

Outra dica interessante para ter sucesso em um teste de digitação para emprego é acompanhar as métricas de digitação. Existem alguns números que ajudam a entender se estamos evoluindo ou se necessita dedicar mais tempo nos exercícios para melhorar a performance. 

As métricas mais conhecidas são:

  • Toques por minuto (TPM);
  • Palavras Por Minuto (PPM/WPM)
  • Palavras Erradas (PE / WK – Wrong Keyword);
  • Toques Errados (TE / WT – Wrong Type);
  • Letras Por Minuto (LPM);
  • Toques Líquidos (TL);
  • Toques brutos (TB)

Conheça como funciona cada um e descubra de que forma elas podem impactar em seus resultados. 

Invista em um curso de digitação 

Uma das maiores dúvidas dos profissionais que começam a cuidar melhor da sua relação com os teclados é descobrir se um curso de digitação é confiável. A boa notícia é que eles ajudam a potencializar o conhecimento, melhorando a autoestima e confiança para a prova. 

Antes de fazer a inscrição em um determinado curso, você deve analisar alguns itens essenciais. 

  • Certificados; 
  • Escolas parceiras;
  • Metodologia;
  • Recursos disponíveis para o aluno;
  • Atendimento personalizado; 
  • Possibilidade de adicionar os textos de sua preferência para treino. 

O curso de digitação da Digitow é uma das melhores opções do mercado. Ele contém todas as características que mencionamos acima. Além disso, é avaliado positivamente pela maioria dos alunos. 

Após descobrir como funciona um teste de digitação para emprego, faça agora a sua inscrição no curso da Digitow e fique mais próximo da vaga dos seus sonhos. 

Foto por Kelly Sikkema no Unsplash