entrevistas online

Como fazer e participar de entrevistas online (dicas)

A pandemia causada pelo novo corona vírus também afetou a área de Recursos Humanos. Agora, a maioria das entrevistas é conduzida online. Apesar desse novo formato garantir agilidade e praticidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ele funciona.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer entrevistas online com sucesso. Aqui, separamos orientações que são essenciais tanto para o profissional de Recursos Humanos quanto para os candidatos que buscam o primeiro emprego.

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire todas as suas dúvidas.

Vamos lá? 

Como fazer entrevista online? 

Grande parte das entrevistas pela internet são realizadas em home-office usando plataformas online. As mais conhecidas são: Google Hangouts/Meets, Microsoft Teams e Skype. Uma das principais vantagens dessas ferramentas é que elas são gratuitas. Além disso, não é necessário ser um especialista em tecnologia, uma vez que os recursos são bastante práticos. 

A partir de agora, vamos mostrar quais são as orientações mais indicadas para os profissionais de Recursos Humanos e os candidatos a uma vaga de emprego. 

Vamos lá? 

Recrutadores 

Uma dica interessante é fazer um roteiro. Por meio dessa ferramenta, você consegue desenvolver a entrevista com mais facilidade. Antes do contato com o candidato, confira se as principais questões são abordadas no documento. A revisão é muito importante para não esquecer nenhum detalhe. 

Na comunicação online, o recrutador deve testar a qualidade da internet. Observe se é possível transmitir uma imagem com qualidade e se os participantes conseguem ouvir sem ruídos na comunicação. Esses fatores são essenciais para avaliar a performance do candidato. 

Você também deve ter um cuidado especial com a aparência. Lembre-se de escolher ótimas roupas e acessórios. Já os homens devem arrumar a barba e o cabelo. A regra é clara: a primeira impressão é a que fica. E isso também vale para os analistas de RH. Principalmente para cargos de posição mais alta.

A escolha do local também não deve ser ignorada pelo profissional de Recursos Humanos. Dê preferência para espaços iluminados, organizados, sem barulho e interrupções. Qualquer problema pode atrapalhar o ritmo da entrevista ou raciocínio do candidato. Pense nisso! 

Sabemos que não é difícil encontrar candidatos ansiosos no processo seletivo. A situação é ainda pior quando a entrevista ocorre no ambiente online. Por isso, mantenha um clima agradável. Neste momento, tenha empatia e cordialidade. Conduza a reunião sem pressa. 

A entrevista online ainda é novidade para a maioria dos profissionais. No início pode parecer complicado. Aos poucos, perceberá que ela é mais simples do que parece. 

Candidatos 

Algumas orientações que compartilhamos com os recrutadores também são indicadas para os candidatos, como: cuidado com o visual, teste do equipamento e escolha do local. 

No entanto, é importante ressaltar outros pontos neste conteúdo. Para brilhar os olhos do recrutador, recomendamos fazer a lição de casa. Ou seja: procure todas as informações sobre a empresa, segmento, posicionamento em relação à concorrência e notícias que foram divulgadas pela imprensa. 

Esse tipo de comportamento é bastante positivo para o candidato, pois demonstra interesse pela organização e pelos processos da empresa. Além disso, o recrutador identifica se aquela pessoa tem a cultura do negócio. 

Nunca é demais lembrar do marketing pessoal. Durante a entrevista, você deve listar quais são as habilidades e os resultados que conquistou ao longo da carreira. Aqui, é a hora de “vender o seu peixe”. Tenha brilho nos olhos e garra. Busque contagiar o recrutador com as suas palavras. 

No final da entrevista, agradeça pelo convite e coloque-se à disposição para as próximas etapas.  

A entrevista online não é um bicho de sete cabeças. Recrutadores e candidatos devem conhecê-la a fundo para aproveitar os recursos da tecnologia da melhor forma. 

Após descobrir como fazer entrevista online, conheça quais são os impactos que um profissional júnior pode trazer para a organização.

Deixe um comentário