As empresas precisam levar a sério o assunto mulheres na liderança, para que o número de vagas ocupadas por elas cresça

Qual é a grande importância de ter mulheres na liderança de uma empresa?

É importante ter mulheres na liderança no quadro das empresas. Para além de contribuir para a igualdade na sociedade, aproveitar as habilidades que o sexo feminino possui, para ter um espaço de líderança e melhorar os resultados dos negócios.

Leia também:

Qual é a importância da liderança feminina?

É preciso falar sobre o poder feminino nas indústrias, isso porque elas ainda não ocupam o mesmo número desses cargos do que os homens. Além disso, ainda é possível observar a diferença nos salários.

As mulheres possuem talentos naturais que podem melhorar os resultados das marcas. No entanto, alguns preconceitos e questões da cultura ainda atrapalham que elas cheguem a estes níveis.

No Brasil, apenas a partir do início do século XX que elas começaram sair de casa para buscar vagas no mercado. Além disso, no princípio, sua principal função era ser secretária.

Aos poucos se tornou possível ver mulheres na liderança. No entanto, ainda há um longo caminho para que elas alcancem o mesmo patamar dos homens.

Quais são os diferenciais das mulheres nos cargos de liderança?

O sexo feminino tem diversos atributos. Não apenas técnicos, mas também humanos que podem fazer muita diferença em cargos altos dentro de uma empresa. Conheça algumas dessas características a seguir.

Flexibilidade

É comum que consigam executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Dessa forma, elas possuem um jeito único de exercer a suas funções e ir além, com mais proatividade.

Empatia

Elas costumam ter mais empatia do que os homens. Afinal elas se colocam na posição do outro de maneira mais fácil do que o sexo masculino. Sem dúvida, estão sempre mais atentas ao lado mais humano das pessoas.

Resiliência

São pessoas que estão acostumadas a lidar com os contratempos que aparecem ao longo de um dia de trabalho. 

De acordo com o papel da mulher dentro da história da humanidade é possível notar o quanto elas se dedicam e, no geral, não têm medo das situações que saem da rotina.

Esta qualidade é muito útil dentro do ambiente de negócios. Porque, o mercado de trabalho precisa de líderes que não se abalam frente ao primeiro obstáculo que surge.

A realidade das mulheres em cargos de liderança

Mesmo com o aumento de mulheres na liderança em grandes marcas durante os últimos anos, os estudos feitos pelo Fórum Econômico Mundial (FEM), mostram que este cenário mudou nos últimos meses.

De acordo com os dados da pesquisa, os últimos eventos do mundo afetaram mais as mulheres do que os homens. Ao comparar os dois sexos, a perda de empregos delas foi de 5%, contra 3,9% deles.

Com isso viram também que o sexo feminino estão mais sujeito não apenas ao estresse, mas também a outras doenças mentais, por conta da jornada de trabalho. Além disso, as escolas fechadas as levaram a perder seus empregos.

Desafios das mulheres na liderança

Outra pesquisa, desta vez realizada pelo IBGE sobre os indicadores sociais das mulheres, no Brasil confirma a queda em cargos. 

De acordo com os dados, elas ocupam 37,9% dos cargos gerenciais. Enquanto na pesquisa anterior, este número era de 39,1%. Isso porque, apesar de estudarem mais do que os homens, as mulheres recebem só 77,7% do salário deles.

As questões sociais ainda pesam muito para elas que tentam chegar aos postos de chefia. Além disso, a maioria delas cumpre atividades do lar, como cuidados com a casa e com a família, por isso sua rotina é um grande desafio. 

Mulheres na liderança geram mais riquezas?

A francesa Corinne Ripoche, CEO da consultoria mundial de recursos humanos Adecco para América latina afirmou em entrevista à Forbes acreditar que mulheres na liderança trazem mais qualidade para as empresas.

De acordo com a executiva, “se elas tivessem os mesmos ganhos que os homens, a riqueza global cresceria em US$ 172 trilhões”.

O negócio, que é líder global em seu mercado, é um caso que caminha para o sucesso. Afinal 66% de suas funcionárias são do sexo feminino e 32% em cargos de líderes. Além disso, no Brasil este percentual chega a 64%.

Como está a liderança feminina nos dias de hoje?

Uma pesquisa da Deloitte chamada Women in the Boardroom concluiu que a desigualdade entre os sexos persiste ao redor do mundo. Afinal, elas ocupam apenas 15% dos cargos de alta gerência.

De acordo com o estudo International Business Report (IBR) – Women in Business 2019, o Brasil entrou para a lista dos dez países com mais empresas que têm mulheres em cargos de chefia nas companhias.

Hoje 93% das marcas do país têm pelo menos uma pessoa do sexo feminino líder no seu quadro. No entanto, houve uma queda de 29% para 25% nos últimos anos, porque os efeitos da pandemia afetaram mais elas.

Buscando a melhoria contínua

Mesmo com alguns sinais de progresso ao longo dos anos, é essencial continuar não apenas o debate, como também criar políticas de incentivo para aumentar o número de mulheres na liderança das grandes empresas do país e do mundo.

Foto de ThisisEngineering RAEng em Unsplash