Aprenda a melhorar a sua oratória

3 maneiras de melhorar a sua oratória

Melhorar a sua oratória é mais fácil do que você imagina. Sem dúvida, para alguns parece que falar em público é um obstáculo difícil demais de ser superado, mas após essas 3 dicas a seguir, você vai ver que se expressar bem é uma das chaves para o seu sucesso.

A importância de falar bem

Em uma sociedade onde a comunicação é tão presente, aprender a se expressar bem pode abrir várias portas, seja nas relações sociais, bem como no ramo profissional.

A necessidade de saber comunicar-se existe, porque é a partir dela que os seres humanos conseguem interagir entre si. Como resultado, alguém que fala pouco, ou não se expressa com qualidade tende a ter dificuldades de inclusão e adaptação.

Por sua vez, discursos e debates servem como formas de se posicionar diante de algum tema. A partir deles, é possível defender ideias próprias e conhecer as opiniões dos outros. Mas, para isso, é necessário ter habilidade e dedicação. 

Melhorar a sua maneira de falar e de defender o seu ponto de vista, requer uma série de passos. Mas, acima de tudo, vontade para isso, afinal, todos têm capacidade para serem bons oradores, basta dominar o medo. 

O medo

Em 2013, uma pesquisa feita pelo jornal The Sunday Times apontou que o medo de falar em público supera até mesmo o da morte. 

O conceito, na verdade, é bem simples, pois quando alguém está sozinho em frente a um grupo de desconhecidos, é natural que surja um clima de tensão.

E isso acontece porque, até que a pessoa se sinta aceita pelos outros, o que a domina é o sentimento de nervosismo.

Ainda assim, esse é um problema que pode ser evitado ou até mesmo reduzido. Portanto, veja agora como fazer isso com 3 dicas essenciais para melhorar a sua oratória.

1 – Pratique

Ninguém nasce sabendo de tudo. Sem dúvida, mesmo os grandes gênios que mudaram a história, não teriam conseguido alcançar o sucesso, se não tivessem praticado e melhorado seus talentos.

Treinar antes de uma palestra, aula ou seminário, por exemplo, ajuda a situar o orador dentro do que será dito. Assim, ao saber as pautas principais, conduzir o público para a ideia central será muito mais fácil.

Entretanto, só conhecer os assuntos não é o suficiente. Assim, não adianta entender o conteúdo geral e não saber como desenvolvê-los. Então, a saída para esse problema é só uma: estudar.

A pirâmide de aprendizagem

De acordo com o psiquiatra americano William Glasser, os métodos mais eficazes para se aprender são debater e ensinar outras pessoas, confira:

  • É possível aprender 10% ao ler;
  • Ao ouvir: 20%;
  • Só de observar: 30%;
  • Ao ver e ouvir: 50%;
  • Debater e fazer perguntas a outros: 70%;
  • Ao escrever e interpretar: 80%;
  • E, por fim, 95% quando se ensina algo a terceiros.

Peça ajuda a um amigo ou a um parente e debata com ele ou ensine sobre algum assunto. Com certeza, a evolução será visível.

2 – Evite vícios de linguagem

Os vícios de linguagem são erros gramaticais cometidos pelos oradores, muito comuns nas conversas casuais do dia a dia e que quase não se percebem. 

Evitá-los em ambientes que exigem uma fala mais formal passa uma boa impressão. Então, conheça agora alguns deles, bem como exemplos, a fim de saber reconhecê-los.

Cacofonia

Aqui, forma-se um som estranho e desagradável aos ouvidos, já que combina a sílaba final de uma palavra com a inicial de outra. Por exemplo: ela tinha olhos lindos (latinha).

Barbarismo

É a forma errada de um termo, seja no modo de dizer ou de escrever. Rúbrica no lugar de rubrica é um exemplo disso.

Ambiguidade

Frases que têm duplo sentido, como “Maria foi a loja de sapatos”. Portanto, ou ela foi a um lugar que vende calçados ou usando sapatos.

Vulgarismo

São expressões que não fazem parte do padrão culto da língua. Assim, esse é o caso de: eu vi ele na festa. O correto seria: eu vi-o na festa.

Arcaísmo

São termos que não se usam mais hoje em dia. Por exemplo: vosmecê. 

Pleonasmo

Repetições desnecessárias, redundantes, como “encare isso de frente”.

3 – Use o corpo a seu favor

Muito se engana quem pensa que mensagens só podem ser transmitidas por meio da fala. Pois a linguagem corporal pode dizer tanto quanto, ou até mesmo mais que as palavras. 

Como resultado, o bom orador é aquele que sabe usar ambas a seu favor. Sabendo disso, as dicas são: 

  • Manter o contato visual com uma única pessoa por vez;
  • Usar gestos, mas sem exageros;
  • E ter atenção ao tom de voz, que serve para aliviar a tensão e conquistar a plateia.

Dessa forma, consegue-se embelezar a fala, isto é, torná-la mais dinâmica, enfatizar o que está sendo dito e transmitir mensagens com mais facilidade. Portanto, é possível sim melhorar a sua oratória em poucos passos.

Benefícios da boa oratória

Além de adquirir reconhecimento por falar de modo natural e com qualidade, as recompensas ainda se expandem um pouco mais, por exemplo:

  • Autoconhecimento;
  • Oportunidades de emprego;
  • Autoconfiança;
  • Capacidade de liderança e planejamento;
  • Organização;
  • Exposição clara de ideias;
  • Maior controle da timidez.

Logo, pode-se perceber que o “dom da oratória”, na verdade, é apenas criar a confiança necessária para vencer o medo.

Treinar antes de uma palestra ou apresentação de trabalho, evitar vícios de linguagem e usar o corpo a seu favor, vai te tornar um ótimo orador e melhorar a sua oratória cada vez mais.

Além de falar bem, é importante escrever da forma correta e digitar com fluidez, por isso, entenda como a Digitow pode te ajudar em uma digitação mais eficiente.