s principais necessidades para conseguir trabalhar em casa

As principais necessidades para conseguir trabalhar em casa

Trabalhar em casa já se tornou comum para muitos profissionais do mercado. O novo estilo de trabalho começou aos poucos a ganhar espaço em diferentes setores e, hoje, muitas empresas já estão oferecendo vagas de emprego 100% remotas.

Embora trabalhar em casa pareça ser libertador, também pode ser desafiador, principalmente se você nunca trabalhou nesse formato.

Para ajudar você que vai começar a trabalhar remotamente em 2021, separamos neste post algumas questões essenciais que são necessárias para manter a sua produtividade ao trabalhar em casa.

Serviço de internet de boa qualidade

Dificilmente você trabalhará de casa sem precisar de acesso à internet. Para a maioria de nós, a internet é a principal ferramenta de trabalho hoje em dia. Independente da sua profissão, ter uma boa conexão é indispensável.

Por isso, certifique-se de contratar um serviço bom e de confiança, pois tendo a internet como principal ferramenta de trabalho, se não for de qualidade, ela pode prejudicar a sua produtividade.

Espaço de escritório dedicado

Ao trabalhar em casa, você precisa ter em mente desde o primeiro momento que a sua casa agora também será o seu escritório, e por isso de imediato deve organizar um local dedicado apenas às suas atividades profissionais.

Em muitos casos, misturar local de lazer com local de trabalho pode atrapalhar a produtividade, bem como ter problemas com ansiedade, simplesmente por não conseguir separar o horário de trabalho com o momento de descanso.

Assim, explore os lugares de sua casa e veja qual funciona melhor para desempenhar as atividades que você precisa.

Um bom computador ou notebook 

Embora hoje você já esteja satisfeito com o computador que possui, ao trabalhar em casa pode ser que você sinta a necessidade de adquirir novos recursos ou ainda de otimizar a sua ferramenta de trabalho.

Para evitar que o seu computador te dê dores de cabeça com o passar do tempo ou necessite de ajustes como os que colocamos acima, invista em uma boa máquina já em um primeiro momento.

Webcam e fones de ouvido

Ao trabalhar em casa as suas relações pessoais com a sua equipe de trabalho ficará um pouco mais fria devido a impossibilidade de conversar pessoalmente ou ir até a mesa de um colega para tirar uma dúvida.

Para tornar a sua experiência com o trabalho remoto ainda mais agradável e conseguir manter a boa relação com a equipe de trabalho, adquira equipamentos que permitam uma comunicação ainda melhor, como uma webcam e bons fones de ouvido.

Com esses equipamentos, com certeza, as suas reuniões serão mais produtivas, bem como conseguirá manter a qualidade do relacionamento com seus colegas de trabalho.

Uma cadeira confortável

Você sabia que a sua postura pode afetar a sua produtividade no trabalho? Você não terá a mesma produtividade trabalhando com o notebook no colo sentado no sofá como teria ao trabalhar em uma mesa com uma cadeira com um encosto acolchoado.

Sabendo que a sua casa agora também comportará seu novo escritório, invista no seu conforto. 

Muitos profissionais têm apostado em cadeiras e teclado gamer como seus equipamentos de trabalho, pois ambos são desenvolvidos para manter o conforto dos usuários por horas e horas de uso.

Uma VPN

VPN significa “Virtual Private Network” (Rede Privada Virtual) e descreve a oportunidade de estabelecer uma conexão de rede protegida. As VPNs criptografam seu tráfego de Internet e disfarçam sua identidade online. Isso torna mais difícil para terceiros rastrear suas atividades online e roubar seus dados.

Trabalhar em casa tem suas diversas vantagens, mas é preciso saber que o cuidado deve ser redobrado, pois você estará acessando dados confidenciais de sua empresa fora do local de trabalho.

Para manter a segurança enquanto trabalha em casa, utilize uma VPN sempre que estiver conectado a uma rede que você não tem controle, como Wi-Fi de espaços co-working e espaços públicos diversos.

Geralmente, as empresas possuem suas próprias VPNs, que permitem os colaboradores externos acessarem determinados servidores ou sites que armazenam informações apenas de uso interno.

Assim, sempre que possível, mantenha-se conectado com frequência a um VPN para trabalhar sem segurança.

Horário regular

Um outro fator indispensável para trabalhar em casa é reservar um horário e cumpri-lo todos os dias. Por estar em casa, pode ser comum bagunçar os horários, mas para manter a produtividade ter um horário definido é crucial.

Se a empresa que você trabalha já possui um horário específico, isso é ótimo. Agora, se você tem a liberdade para escolher o seu horário, então é o primeiro passo para você estruturar a sua rotina.

Foto Business photo created by mego-studio