A carreira em W é um plano dentro das empresas que permite ao funcionário crescer sendo tanto um especialista, como um gestor

Plano de carreira em W: Tudo o que você precisa saber sobre esta tendência

A carreira em W é um modelo de plano de crescimento da empresa que valoriza o colaborador que é bom em diferentes áreas. Assim sendo, conheça mais sobre esta tendência que a cada dia ganha mais lugar no mercado de trabalho.

O que é um plano de carreira W?

Ter planos de carreira bem desenvolvidos faz com que as firmas saiam na frente, quando se trata não apenas de captar, mas também reter os melhores talentos em seu quadro.

Para definir tais planos, é preciso que elas invistam em inovação também na hora de criar novas estratégias para o crescimento de seus colaboradores dentro da organização

.

Anos atrás, era comum que eles seguissem uma linha de evolução. Afinal começavam em cargos mais baixos. Conforme os anos passavam, as promoções aconteciam. No entanto, as mudanças do mercado trouxeram novos conceitos. Como é o caso da carreira em W.

Como funciona o método?

Este plano foi criado com o intuito de dar oportunidades àqueles que têm qualificações em áreas diversas. Desse modo, estas pessoas conseguem não só trabalhar em setores específicos, bem como têm a chance de ocupar posições melhores.

São cargos que permitem ao colaborador manter suas funções, a princípio especialistas. Ao mesmo tempo em que ocupam postos de liderança. Pois desse modo, eles ganham tempo para treinar e aprender com mais calma.

Quais são as possibilidades de carreira em W?

Este modelo de carreira surgiu,  assim como muitos outros cargos, pela deficiência de profissionais capacitados em setores mais técnicos. Desse modo, as vagas mais altas são ocupadas por colaboradores que são capazes de reunir os seguintes conhecimentos:

  • Técnico;
  • Gestão;
  • Administração;
  • Liderança.

De acordo com essas aptidões, é possível que um técnico em determinado setor, consiga se tornar um líder. Com isso, chegar aos cargos mais altos dentro da empresa, sem deixar de lado a sua especialização. 

Exemplo de cargo

Um analista de banco de dados, por exemplo. Além de ter conhecimento técnico. Nada o impede de liderar a implantação de um sistema. Desde que, ele esteja apto a treinar uma equipe para ajudar na tarefa.

Quais as vantagens?

Optar por uma carreira em W traz vantagem tanto para as firmas, quanto para quem deseja ocupar os cargos mais altos. Afinal, se por um lado as marcas ganham por encontrar um profissional mais versátil. Por outro lado, o leque de possibilidades do colaborador aumenta.

De acordo não apenas com as inovações, mas também com as novas funções que chegam com elas. Saiba como firmas e funcionários podem se beneficiar deste modelo de carreira.

Para as empresas, ele traz benefícios como por exemplo, ser mais fácil atrair novos talentos. Assim como reter aqueles que já fazem parte do quadro. Com isso, as chances de melhorar até a produtividade crescem. Além disso, também pode:

  • Aumentar a performance;
  • Melhora no ambiente de trabalho;
  • Chances para cada um trabalhar na função que deseja;
  • Promover bom relacionamento entre os colaboradores.

A maior vantagem, no entanto, para as firmas que optam por um plano de carreira em W, é sobretudo, poder contar com alguém que pode desempenhar várias funções. Com isso, ela nunca fica descoberta.

Benefícios para o colaborador

Para quem trabalha neste ambiente, há também vantagens, como por exemplo todo o desenvolvimento potencial, bem como ser reconhecido pelos seus esforços.

Foto: A carreira em W possibilita unir conhecimento técnico com gestão e liderança.

Quais são as desvantagens?

Como qualquer outro plano de carreiras, o formato em W também possui algumas desvantagens. No entanto, com um bom planejamento. Assim como meios para mensurar a evolução do colaborador. 

O principal desafio pode estar na perda de foco por conta do grande número de funções, com um mercado cada dia mais veloz, com cada vez mais demandas. É importante que a empresa prepare o funcionário para este cenário.

Plano de controle

Ao desenvolver o um plano de carreira em W, é preciso que a organização, junto com o RH identifiquem quais são os pontos fracos que podem causar problemas, como por exemplo acúmulo de funções. A partir daí criar estratégias para passar por eles. 

Qual é a diferença entre as carreiras Y e W?

Por muitos anos, para crescer dentro de uma firmas existiam apenas dois caminhos. Desse modo, as opções eram o linear, ou em formato Y.

No primeiro modo, o colaborador, em geral, começava no setor operacional. Com o tempo ia crescendo até alcançar um cargo de chefia.

Com o passar do tempo, as empresas perceberam que nem quem eram bons na parte de operação, possuíam as aptidões necessárias para estes cargos. Aí sim, surgiu a carreira em Y. Desse modo, ele poderia escolher entre se tornar um gestor, ou um especialista.

Transição

A carreira em W, então, é diferente das anteriores, por ser na verdade, um meio termo. Afinal, permite que o colaborador ocupe um cargo de gestão. Bem como ser um especialista em determinada área.

Como criar um plano de carreira W?

Existem alguns passos a seguir antes de criar este modelo de programa de carreira. Em primeiro lugar, é vital não apenas estudar, como também avaliar os perfis de quem já faz parte do quadro da empresa. Além disso, também é preciso:

  • Avaliar valores, interesses e habilidades;
  • Preparar um plano de acordo com a avaliação;
  • Estar pronto para fazer mudanças;
  • Implementar o novo plano;
  • Divulgar o novo modelo junto a força de trabalho.

Outra etapa muito importante, é unir o novo plano de carreira W à cultura da marca. Em outras palavras, ter certeza de que ele faz parte dos documentos e da rotina da força de trabalho. Assim sendo, ter uma comunicação clara com os colaboradores sobre o plano.

Método dinâmico

A avaliação e a comunicação são as chaves para fazer com que este modelo de carreira funcione da melhor maneira. Afinal, traz benefícios para os dois lados. Sem esquecer de verificar se este modelo está de acordo com o perfil dos colaboradores da empresa.

Foto de Saulo Mohana em Unsplash