A carreira em Y é um modelo de ascensão profissional para quem tem um perfil inovador com conhecimentos teóricos e práticos

O que é carreira em Y? Entenda como surgiu, suas vantagens e como ter sucesso

A carreira em Y é um novo modelo de crescimento profissional. Dessa forma, é uma alternativa aos profissionais técnicos que não querem seguir em cargos de liderança. Assim, desenvolver-se e aprimorar habilidades é o principal objetivo desse plano.

O que é carreira em Y?

Uma nova forma de crescer de modo profissional, este é um dos planos de carreira que dá mais oportunidades aos funcionários. Portanto, com foco nas habilidades profissionais e saberes do indivíduo, essa alternativa traz uma visão mais moderna.

Isso significa que é possível que o trabalhador cresça em cargos de especialista ou gerência. Dessa forma, o principal objetivo da empresa é fazer com que o colaborador desenvolva soft skills em uma área técnica e também na parte de gestão.

Veja também outros conteúdos:

Como surgiu a carreira em Y?

Esse modelo surgiu de uma demanda antiga, no qual a carreira seguia um padrão linear. Ou seja, o trabalhador entrava na empresa, conseguia conhecimento técnico, para então evoluir no cargo. Assim, a promoção mais alta aqui eram os cargos de gestão.

As empresas passaram a entender que algumas pessoas têm ótimas habilidades técnicas, mas não no setor de gestão, por exemplo. Dessa maneira, quando acontecia alguma promoção, o profissional se via diante de três opções: 

  1. Aceitar o cargo de gestão, mas não ser efetivo e eficiente em sua função;
  2. Não aceitar e ficar na posição mais técnica na empresa;
  3. Dispensar a oportunidade e ir em busca de novos desafios. 

Diante desse problema, surgiu a carreira em Y, em que o trabalhador decide investir na área que melhor se adapta ao seu perfil de trabalho. 

Quais são as vantagens da carreira em Y?

Não há dúvidas de que, para o funcionário, é o melhor aproveitamento do trabalhador, com desenvolvimento das suas habilidades mais fortes. Além disso, para a empresa, existe o ganho de reter os seus profissionais de talento, o que diminui a rotatividade de pessoal.

Dito isso, diversos são os benefícios da carreira em Y, tanto para as organizações, quanto para os profissionais. Portanto, entender e direcionar a pessoa ao setor mais de acordo com o seu perfil, significa mais acertos e maior produtividade para todas as partes. 

Como conseguir destaque na carreira em Y?

Para alcançar o sucesso na carreira em Y, é necessário conhecer a si mesmo, as suas habilidades e técnicas. Assim, conhecer os seus pontos fortes e fracos, bem como em quais áreas de interesse é melhor aproveitado, de fato, é o primeiro passo.

Também é essencial definir o tipo de profissional que você é. Isso porque, há vários perfis de funcionários hoje em dia. Logo, cada um é mais indicado para determinado cargo e função.

Nesse momento, aliás, são realizados testes de comportamento, seleções internas, feedback e o mais importante, alinhamento de objetivos profissionais entre a empresa e o colaborador.

O plano de carreira é uma ferramenta de sucesso?

Saiba que este tipo de planejamento é uma ótima opção para organizar os objetivos e definir metas no meio profissional. Por meio dele, então, é possível traçar um caminho certo para onde deseja chegar, o que economiza tempo ao fazer as melhores escolhas. 

Tal plano pode ser criado pelo próprio profissional ou pela empresa. Portanto, no caso da carreira em Y, por exemplo, isso quer dizer seguir a área de especialista ou gestor. Dessa maneira, a partir disso, é só definir o modo como vai chegar lá. 

Para elaborar um plano de carreira é preciso conhecer: 

  • O momento atual;
  • As metas e objetivos;
  • Melhor caminho a se seguir.

Entender o comportamento pessoal

Fazer uma avaliação pessoal é o primeiro passo para reconhecer o seu interesse e também a sua aptidão, isto é, no que você realmente é bom.

Defina os objetivos e estratégias

É importante saber onde se quer chegar (cargo) e como deseja fazer isso. Além disso, deve-se considerar o fator tempo

Pra quem é ideal a carreira em Y?

Tal modelo é feito para um profissional inovador que deseja um cargo de gerência ou uma função mais técnica. Mas, acima de tudo, é ideal para aquele que não quer seguir uma carreira de gestão de pessoas

É comum acontecer do colaborador não se adaptar à parte gerencial. Portanto, antes de aceitar uma promoção do tipo, é preciso refletir um pouco sobre os seus objetivos. Afinal, um bom técnico não é sinônimo de um bom gestor, então, avalie bem: 

  • O seu próprio perfil de comportamento; 
  • Descubra se há traços para atuar como líder; 
  • Veja se há chance de um crescimento sólido na carreira;
  • Por último, se as suas expectativas se alinham com as da empresa.

A importância de conhecer o profissional

Promover um ótimo funcionário técnico a um cargo de gestão de pessoas pode ser um erro na carreira em Y. Isso porque, tal função requer certas características, como a capacidade para liderar.

Essa promoção, além disso, depende de outras aptidões e deve ser muito bem avaliada. Mas, caso queira mais produtividade de seus colaboradores, isso é possível ao oferecer o curso de digitação da Digitow, para extrair o máximo potencial de toda a equipe.

Perguntas frequentes

O que é plano de carreira em Y?

É um modelo em que o profissional pode obter uma promoção para um cargo de especialista. O foco é que o colaborador se desenvolva de modo técnico e não de gestão.

Para quem é indicada a carreira em Y?

Quem tem diversos conhecimentos práticos ou teóricos, além de uma visão ampla, sem dúvida, possui o perfil certo para esse tipo de carreira.

Para que foi criada a carreira em Y nas empresas?

O objetivo foi criar uma forma de desenvolver e valorizar esse perfil de profissional que tem habilidades técnicas e deseja se tornar um especialista e não líder.