Aprenda sobre os perfis de funcionários

Perfis de funcionários: saiba diferenciar as personalidades de cada um

Os perfis de funcionários são de acordo com o comportamento de cada profissional no trabalho. Portanto, é muito útil analisar suas personalidades para descobrir onde melhor se encaixam. Assim, fica mais fácil organizá-los dentro da empresa, saiba mais a seguir.

4 perfis de funcionários para você conhecer

Cada pessoa tem as suas características pessoais, formação e currículo. No entanto, todos podem se encaixar em um dos quatro perfis de comportamento que existem. Eles têm como base a maneira como o ser humano se porta e se classificam como:

  1. Analista;
  2. Planejador;
  3. Comunicador;
  4. Executor.

Saber isso pode aumentar muito a produtividade de qualquer empresa. Ainda mais, quando a liderança souber reconhecer esses perfis em sua equipe. Porque, isso ajuda a se planejar e organizar melhor o trabalho para cumprir metas, por exemplo. 

Em qualquer pessoa, um desses quatro é mais dominante. Com isso, dá para antecipar as ações e reações de alguém em qualquer situação. Dessa forma, é possível identificar a maioria dos funcionários de uma empresa nesses quatro tipos.

1 – O analista

Um dos perfis de funcionários que existem é o analista, que são bem comprometidos com o trabalho. Além disso, dentre os outros pontos de sua personalidade se destacam:

  • Costumam ser rígidos;
  • São muito intelectuais;
  • Tem capacidade crítica. 

A tendência é que as pessoas analistas sejam mais caladas, detalhistas e organizadas. Bem como, responsáveis, conservadores e tem habilidades para controlar processos ou rotinas repetitivas. Por fim, no ambiente de trabalho, buscam sempre cumprir prazos.

2 – Planejador é um dos perfis de funcionários

Essas são pessoas que têm a natureza mais calma como ponto principal da personalidade. Assim, gostam de ter um dia a dia previsível e se perdem em mudanças. Então, outras de suas características marcantes são:

  • Tranquilidade;
  • Cuidado;
  • Autocontrole.

Podem parecer mais lentos do que as outras pessoas, mas isso é uma enorme qualidade. Já que, seu tempo gasto em tarefas, os ajudam a entregá-las com perfeição. Além disso, tem muita empatia por todos e criam boas conexões com seus colegas de trabalho.

3 – Comunicador

Esse tipo de profissional gosta muito de conversar com todos. Geralmente, possui muito carisma e poder de persuasão, além de ter ânimo com projetos. Com isso, os pontos mais fortes e fracos dentro de sua personalidade são:

  • Muito otimista;
  • Pode ter problemas com prazos;
  • Não gosta de rotinas.

Prefere fazer trabalhos em equipe e lidar com situações que o desafiam. Sobretudo, sofrem um pouco de falta de organização. Por isso, é papel do líder tentar criar um laço mais forte com esse perfil comunicador. 

4 – Executor é o último dos perfis de funcionários

É muito fácil encontrar líderes do tipo, que atuam de maneira dominante e com muita autoconfiança. Assim, são competitivos e assumem riscos de modo muito fácil e as suas principais características são:

  • Bons empreendedores;
  • Tem uma postura corajosa;
  • Possuem foco nos resultados.

Na maior parte dos casos, precisa de liberdade para agir e tomar decisões. Além disso, possui muita firmeza em tudo o que faz e fala, o que costuma gerar conflitos às vezes.

Pontos fortes e fracos de cada um dos perfis de funcionários

Como todo mundo, eles possuem suas qualidades e defeitos. Por exemplo, o analista pode se tornar lento e pessimista, por conta do perfeccionismo.

Tem muitas chances de ficar indeciso em seguir por um ou outro caminho. Já que, é alguém crítico consigo mesmo e em momentos sob pressão, se fecham. No entanto, seu ponto mais forte é a qualidade do trabalho e a vontade de dar o seu melhor em qualquer situação.

Sobre o planejador e o comunicador

Nos outros perfis de funcionários, este primeiro pode ser impaciente com rotinas e ter senso de urgência. Em contrapartida, são confiáveis e mesmo que não conversem muito, são fáceis de conviver.

Os comunicadores precisam ser colocados com cuidado dentro das equipes. Porque, eles não correm atrás de resultados e têm dificuldades em cumprir com normas e prazos. Por outro lado, são bons motivadores e bem otimistas.

Executor

Seu ponto fraco é a comunicação, afinal, é muito firme para defender seus pontos de vista e isso às vezes acaba sendo mal-interpretado. Além disso, precisa aprender a trabalhar melhor em equipe. 

O que se destaca em suas características, é o fato de que não desiste fácil de seus objetivos, ainda mais os desafiadores.

Como desenvolver estes profissionais?

É preciso, antes de tudo, fazer uma análise dos pontos positivos e negativos de cada profissional. Então, escolher o lugar certo de cada um para aumentar as forças do time como um todo. Já que, entender os perfis de funcionários é essencial para as estratégias. 

As dificuldades de um podem ser completadas pelas qualidades do perfil do outro. Dessa forma, a empresa consegue ter colaboradores mais focados e eficientes.

Maneira de organizar

Uma empresa tem suas próprias metas e precisa coordenar diversos setores. Assim, direcione bem os trabalhos individuais baseado no perfil de cada um, a fim de organizar quem produz mais resultados em quais processos. 

É quase impossível imaginar uma equipe de pesquisa e desenvolvimento apenas com comunicadores. Bem como, um grupo de marketing composto só de analistas. Portanto, é preciso que cada um fique no setor a que pertencem.

Para melhorar a sua performance e produtividade no ambiente de trabalho, conte com a Digitow e o seu curso de digitação rápida.

Foto: Música foto criado por lookstudio – br.freepik.com