Descubra como as competências socioemocionais transformam a vida do ser humano e são essenciais para o seu desenvolvimento

Competências socioemocionais: descubra o que são e como elas geram desenvolvimento

Nos últimos anos, o valor das competências socioemocionais tem estado em pauta. Assim, entenda porque elas devem ser ensinadas desde cedo e quais são os benefícios deste aprendizado. 

O que são as competências socioemocionais?

Todos conhecem português, química e história, por exemplo. Mas, muitos não sabem que existem habilidades que vão além do programa comum de ensino e também são vitais para o ser humano.

Por essas razões, pesquisas no campo da psicologia, filosofia e educação, têm se empenhado em temas como aptidões emocionais e sociais. Dessa forma, eles fazem novas descobertas a cada ano como:

  • As Inteligências múltiplas, teoria de Howard Gardner;
  • Soft skills, expressão usada pelos militares dos EUA;
  • Inteligência emocional, termo de Salovey e Mayer, popular graças a Daniel Goleman.

As competências socioemocionais tornam alguém capaz de cuidar das suas emoções e convívio. Assim, ele aprende a fazer boas escolhas para ele e para todos ao seu redor. Afinal, a vida não é formada só por saberes técnicos.

Conheça as competências socioemocionais

Quem criou este conceito foi a instituição Casel. Ela o atualizou no ano de 2021 e destacou cinco pontos gerais que abrangem todas essas aptidões:

  1. Autoconsciência;
  2. Habilidades de relacionamento;
  3. Autogestão;
  4. Consciência social;
  5. Tomada de decisão responsável.

A BNCC também usa essas definições nas suas diretivas. Por isso, cada vez mais abrem-se maiores espaços para estes conceitos nas instituições de ensino.

Estes cinco pontos são classes com diversas virtudes como a empatia, autoestima, autoconhecimento, confiança e comunicação. Ou ainda, responsabilidade, criatividade, autonomia, felicidade, paciência, ética, organização e sociabilidade.

Veja as aptidões para regulação própria

A autoconsciência faz com que a pessoa conheça bem as suas emoções e comportamento. Além disso, esta virtude consiste em saber pontos fortes e fracos e usar isso para desenvolver-se mais.

Na virtude da autogestão estão bem presentes a autonomia, paciência, confiança e organização. Então, este ponto consiste em poder gerenciar atitudes e emoções, lidar com o estresse, estipular metas e criar caminhos em si e no meio para atingi-las.

A tomada de decisão responsável inclui avaliar riscos, ter ética e curiosidade para aprender, achar soluções e saber como analisar fatos. Portanto, por meio destas, é possível fazer escolhas melhores para si e para os outros.

O indivíduo é tão importante quanto o seu meio e o ser humano é social. Por isso, veja a seguir as competências socioemocionais voltadas para o coletivo.

Entenda as habilidades mais específicas do convívio social

As habilidades de relacionamento facilitam o contato e a relação com os outros. Bem como, a comunicação eficaz, gestão de conflitos e a cooperação. Ou ainda, traz saberes sobre liderança e ser capaz de defender a si mesmo e os demais.

Já na consciência social são essenciais a empatia, ter noção das demandas de outros e das regras sociais. Assim, trata-se de saber lidar com o seu espaço e ter respeito às diferenças.

Essas virtudes podem parecer algo simples e natural para alguns. Mas, há pessoas que não tiveram acesso a este tipo de ensino. Além disso, existe sempre a abertura para conhecer mais sobre tais aptidões.

Todas elas são úteis para diversas situações da vida. Por isso, entenda melhor como a prática delas é essencial no dia a dia de qualquer pessoa.

Qual a importância de desenvolver essas competências

Em todos os pontos da vida, as competências socioemocionais são vitais. Afinal, é preciso lidar com pessoas o tempo todo. Além disso, não adianta ter noções técnicas e não saber como colocá-las em prática no meio social.

Por essas razões, ver o outro e o que ele precisa como um todo permite trazer saberes para todas as áreas. Porque elas estão em conexão e influenciam umas às outras.

Veja o papel das competências socioemocionais no dia a dia

É fácil ver essa importância nas ações diárias. Por exemplo, em uma empresa contábil ser bom em matemática e áreas afins são cruciais. Mas, também é preciso ser criativo para gerar novas ideias e trazer destaque à sua carreira.

Outro ponto essencial é saber lidar com os colegas da melhor forma para que conflitos sejam evitados. Ou ainda, saber como expor ideias ou ter coragem de defender um ponto de vista sem perder a empatia e o respeito.

Cuidado completo do ser

As habilidades interpessoais não são apenas essenciais no convívio social. Afinal, cuidar da mente e emoções geram benefícios que todo o ser humano precisa. 

Essas aptidões, sem dúvida, fortalecem o eu de modo saudável e com equilíbrio para achar o melhor caminho. Além disso, elas ajudam a definir e alcançar os objetivos certos, a ser uma pessoa responsável e ter autonomia.

Valorize as habilidades interpessoais

Na escola, na empresa, em casa, com o chefe, família ou amigos, as competências socioemocionais são chaves para o sucesso. Por isso, nunca é cedo ou tarde demais para desenvolvê-las e ter uma vida melhor.

Contribua para o seu desenvolvimento profissional com o curso de digitação da Digitow e leve mais produtividade, além de harmonia para o seu trabalho.

Foto de fauxels no Pexels