Criar uma rotina aumenta a produtividade, melhora a saúde e faz bem para o desempenho profissional e nos estudos

Por que ter uma rotina de trabalho ou estudos é tão importante?

Definir uma rotina de organização é importante para melhorar a qualidade de vida no dia a dia. Isso porque a produtividade aumenta além de trazer benefícios para a saúde física e mental.

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O que é rotina?

Isso tem muito a ver com a construção de hábitos. Fazer algo sempre do mesmo modo ajuda a regular o comportamento. Assim, é possível organizar melhor o tempo para fazer as coisas que são obrigação e as que são por prazer.  

Comprovações da ciência

A ciência comprova que estabelecer uma rotina própria desde a infância é muito benéfico para o ser humano. Contudo, muitas pessoas acham difícil estabelecer uma porque acham que sua vida vai se tornar um tédio. 

Principais vantagens da rotina

Na verdade, o que muitos não sabem é que seguir uma rotina impacta de forma positiva a qualidade de vida. Assim, é mais provável que você tenha mais tempo para fazer as coisas que gosta se repetir algumas ações todos os dias. As principais vantagens são:

  • Regula o relógio biológico;
  • Alivia os sintomas da ansiedade e burnout;
  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora o desempenho mental;
  • Traz mais tranquilidade.

Esses benefícios afetam tanto adultos quanto crianças. Embora os pequenos se adaptem à rotina de forma mais fácil, a construção de novos hábitos também pode ser adotada por pessoas adultas, sem problemas. 

Foto: Uma rotina faz toda a diferença na qualidade de vida de uma pessoa.

Quantos dias são necessários para criar uma rotina?

Estudos da University College de Londres comprovaram que o ser humano precisa de, em média, 66 dias para implantar um hábito. Na correria da vida adulta, entretanto, dois meses pode parecer tempo demais para começar algo novo. 

O problema da persistência

Por isso, muitas pessoas desistem no meio do caminho e acabam deixando a falta de rotina tomar conta de suas vidas de novo. Contudo, é o foco no processo e não nos resultados, que gera a constância. 

Como implementar

Para ter rotina, é necessário criar frequência no ato de fazer a mesma coisa. Portanto, é preciso uma dose de auto observação para entender o que funciona melhor para você em termos de horários. No caso, se é mais fácil trabalhar durante o dia ou à noite.

Planejamento é a palavra-chave

Criar cronogramas ajuda a se organizar, além disso, permite a você seguir seu processo no dia a dia de autoeficácia. Utilize agendas, lembretes de celular ou planners para te ajudar a lembrar das tarefas que estabeleceu para si mesmo. 

Planejar, contudo, não é garantia de que você vai conseguir realizar tudo. Ser flexível é necessário porque isso evita que você sinta frustração ao não cumprir com seus planos. 

Sistema de recompensas

Fazer um sistema de recompensas para si mesmo a cada semana que cumprir a rotina pode ser uma boa forma de manter a motivação. Contudo, ao passar do tempo, a repetição se torna cada vez mais natural. 

Dicas para criar uma rotina de trabalho ou estudo

Primeiro, você deve definir objetivos de forma clara. Não adianta querer começar uma rotina se você não sabe o que pretende atingir com ela. Por isso, reflita e crie estratégias para realizar suas metas de vida e de carreira

Manter horários fixos é muito importante porque ajuda o corpo a entender o processo. Assim, distribua suas tarefas de forma a fazer as mesmas coisas todos os dias, em horas iguais.  

Use ferramentas e faça pausas

Teste métodos que ajudam a manter o foco, como o Pomodoro. Essa técnica mede períodos de atenção de 25 minutos com pausas de 5 minutos. Então, após a ação se repetir quatro vezes, faça uma pausa maior, de 30 minutos. 

Realizar pausas entre suas ações é algo muito eficaz porque evita distrações e permite que você faça uma melhor gestão do seu próprio tempo. Assim, pode observar em quais horários é mais fácil manter o foco. 

Cuidados com o corpo

Para ter uma boa rotina, é importante ter atenção com algumas questões. O corpo é muito exigido durante a criação da rotina, especialmente no início, enquanto não está adaptado.

Por isso, se alimentar de forma saudável, beber bastante água e fazer exercícios físicos são medidas essenciais porque ajudam a manter o seu nível de energia constante, sem perdas. 

Definir uma rotina em sua vida vai aumentar a sua organização, a sua disciplina e o seu foco, além de manter você mais motivado e tranquilo para enfrentar os desafios diários. 

Foto de Tara Winstead em Pexels