ferramentas para profissionais de RH

Conheça 17 ferramentas para profissionais de RH melhorar os resultados

Se você chegou a este artigo, provavelmente, está procurando ferramentas para profissionais de RH, não é mesmo? Pensando nisso, resolvemos listar as principais tecnologias da área, destacando como elas funcionam e quais são os impactos para a organização, seja no processo seletivo ou na análise de dados. 

Hoje existem inúmeras ferramentas para RH que ajudam a tornar o trabalho do profissional mais fácil. Mas, nem todo mundo sabe usá-las da maneira correta e isso pode ser um problema.

Há muitos aplicativos que podem ser usados no dia a dia do RH. Assim, eles ajudam a realizar as tarefas de forma ágil e otimizada. Portanto, conheça as 12 melhores opções a seguir e entenda como funcionam.

1- Armazenamento em nuvem 

Se você é um profissional de Recursos Humanos, provavelmente, já teve dificuldades com o acesso à informação nas empresas. Em grande parte das companhias, os dados eram armazenados somente em equipamentos que estavam disponíveis no escritório, gerando burocracias para os colaboradores. 

Com o avanço da tecnologia, surgiram novas ferramentas que ajudam a melhorar o contato com todos os dados da empresa. Uma dessas opções é o armazenamento na nuvem. Trata-se de um recurso virtual em que o profissional pode guardar informações de um jeito prático e eficiente. 

Ao contrário do que muita gente imagina, a computação em nuvem é segura para os profissionais de RH e os seus dados não são compartilhados com outras pessoas. Para se ter uma ideia, essa tecnologia traz diversos benefícios para o setor. Dentre os mais comuns, encontram-se: recrutamentos mais eficientes, colaboradores mais satisfeitos, avaliação de desempenho em tempo real e mais engajamento dos funcionários. 

2- Gamificação 

Outra opção interessante da nossa lista é a gamificação. Uma das principais vantagens dessa ferramenta é que ela ajuda a trazer inovações para o processo de recrutamento de colaboradores. Além disso, é possível descobrir quais são os candidatos com mais perfil para um determinado cargo. 

Existem diversas ferramentas no mercado que tem ótimas funcionalidades, como: transmissões ao vivo integradas com o Youtube, exercício dissertativo com ou sem moderação, permite que os colaboradores participem de competições saudáveis, possibilidade de fazer perguntas para enquetes e avaliação de reação. 

3- Trello

A organização é um dos principais desafios dos profissionais de Recursos Humanos. Isso porque, geralmente, eles desenvolvem diversas tarefas ao mesmo tempo e cuidam de vários processos seletivos. 

Para deixar tudo em ordem, recomendamos utilizar o Trello. Com esse recurso, você consegue fazer a administração e o monitoramento das atividades. E o melhor: sem burocracia. 

No Trello, você consegue acompanhar todas as fases que são consideradas essenciais em um projeto. 

  • Quem;
  • Quando;
  • Como;
  • Porquê;
  • Investimento do projeto. 

4- Qulture.Rocks

A próxima ferramenta da nossa lista é a Qulture.Rocks. Ela é considerada uma das melhores plataformas de gestão de desempenho. Aqui, você consegue estabelecer e monitorar o desenvolvimento dos OKRs da equipe de RH. É essencial porque ajuda o seu time a ter um panorama completo dos resultados e ascensão das tarefas. 

5- Digitow 

A Digitow é uma ótima ferramenta para recrutamento e seleção dos colaboradores. Ela permite avaliar o desempenho dos candidatos em relação às suas habilidades com os teclados. Se você necessita de um digitador em seu negócio, pode contratar a ferramenta para analisar a eficiência de todos os participantes. 

Por meio de relatórios de desempenho, você consegue encontrar os melhores profissionais para o seu time. 

6- Dashboards

É um instrumento visual que aborda todos os pontos críticos do seu time de Recursos Humanos. Nele, você tem uma visão completa e fácil de todas as etapas que precisam ser melhoradas, além de montar as metas e resultados. 

Aqui, os dados são organizados de forma sistemática e são transformados em insumos para auxiliar na tomada de decisão. Com essa tecnologia, você consegue identificar falhas e solucionar o problema com mais eficiência, otimizando a administração e todas as etapas do processo.  

Power BI

O Power BI é um conjunto de serviços de inteligência de negócios, baseado no esquema de nuvem da Microsoft e sua principal função é a de conversão.

Este programa coleta dados brutos e os transforma em informações importantes e fáceis de serem interpretadas. Além disso, tudo é exposto em formato de tabela, para que se possa tomar decisões estratégicas em relação à empresa.

Não é à toa que essa é uma das principais ferramentas para RH e uma das mais populares. Assim, ela vem com um compilado de instrumentos para visualização de dados, sendo que você ainda pode baixar outros de graça.

O Power BI é um programa recheado de vantagens. Então, conheça as mais importantes a seguir:

  • Acessibilidade;
  • Integração com o Excel;
  • Conectividade de dados;
  • Visualização personalizada e interativa.

Data Studio

Uma outra opção de visualização de dados bem interessante, o Data Studio consegue reunir dados de várias plataformas em um só local. Portanto, isso permite que se tenha uma visão mais completa sobre sua empresa.

Há várias vantagens na ferramenta, por exemplo:

  • Ferramenta gratuita;
  • Simples manuseio;
  • Compila dados de vários lugares;
  • Possibilidade de personalização de gráficos.

Sem sombra de dúvidas essas são duas das ferramentas para RH mais populares que existem nos dias de hoje.

7- People Analytics

O People Analytics trabalha com muitos dados para descobrir e prever informações importantes sobre a sua empresa. Para isso, é necessário contar com o apoio de programas de análise de dados e definir as fontes de coleta de informação conforme as suas metas e necessidades. 

A ferramenta traz diversos benefícios para o setor de RH. 

  • Prever o comportamento dos candidatos no processo seletivo; 
  • Identifica os motivos pelos quais afetam a sua produtividade; 
  • Identifica a satisfação dos seus colaboradores;
  • Avaliação de desempenho de forma mais eficiente. 

8 – Feedz

Esse termo se refere a uma plataforma de engajamento de colaboradores. A Feedz conta com tudo o que sua companhia necessita para otimizar o sistema de comunicação interna e o engajamento.

Isso sem falar na oportunidade de conquistar os melhores talentos por meio de um time de alto desempenho. Assim, ela torna-se uma ótima opção para cuidar do desempenho e desenvolvimento profissional.

Tudo isso é feito por meio de feedbacks contínuos, e essa é uma das ferramentas para RH mais importantes. Além disso, o sistema permite análise de humor e faz pesquisas internas. 

9 – Convenia

Convenia é um tipo de software de gestão de pessoas, feito para ser usado por pequenas e médias empresas. Então, o Convenia é uma plataforma com soluções muito interessantes.

Dentre os principais elementos dela tem-se a folha de pagamento, departamento pessoal e

gestão de benefícios. Aliás, esse software é capaz de integrar os fluxos de rotina.

Esses fluxos permitem avaliar questões como gestão de férias, admissões e benefícios. Também pode-se acessar um relatório de dados completo com custo de cada empregado e turnover.

Uma das coisas mais práticas da Convenia é a sessão de benefícios. Assim, você consegue unir atividades de consultoria, gestão e contação de planos de saúde.

Isso sem contar os planos odontológicos, vale-transporte, alimentação e seguro de vida. É uma das ferramentas para RH mais práticas, afinal, esse é um software muito completo, que pode ajudar uma companhia a organizar tudo o que precisa.

Empresas com mais de 50 funcionários registrados podem aproveitar muito essa ferramenta. Mas, é necessário ter um especialista no departamento pessoal para fazer essa gestão.

10 – Sistema ERP

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, ou seja, planejamento dos recursos

da empresa. Assim, com esse método é possível reunir todos os sistemas, dados e processo de uma companhia em um só. Isso é muito importante em diversos aspectos, ainda mais na hora de tomar decisões. Dessa forma, o ERP foi criado com a intenção de combinar vários departamentos de uma instituição.

A ideia era otimizar os processos e armazenar os dados importantes de maneira segura. Então, esse sistema cumpre com todos os requisitos iniciais.

Hoje, ele é usado não só por empresas grandes, mas também pelas micro e pequenas. Sendo assim, essa é uma das ferramentas para RH mais acessíveis da lista.

11- Microsoft Office Excel ou Google Sheets

Esse instrumento nada mais é do que um editor de planilhas. Com ele, você consegue fazer diversos cálculos, organizar dados importantes e visualizá-los na forma de gráficos. Aliás, o interessante é que o Excel pode ser usado em vários setores da empresa.

É possível organizar estoque e produtos em geral com ele. Além disso, falando de RH, você consegue fazer cálculos e armazenar informações sobre os funcionários.

Sem dúvidas é uma das opções mais fáceis de se manusear. Mas, isso não tira a necessidade de ter um profissional qualificado para distribuir e analisar as informações relevantes.

12 – Internet

Muitos sequer percebem, mas a internet está no topo das melhores ferramentas para RH. Afinal, no mundo atual dominado pela tecnologia, torna-se quase impossível fazer algo sem conexão de dados.

A internet é útil em diversos aspectos. Assim, ela permite que uma empresa consiga acessar inúmeros softwares corporativos. Além disso, é por meio dela que funciona o sistema de armazenamento na nuvem.

Sem o uso da internet coletar, manusear, armazenar e avaliar informações seria bem mais complicado. Portanto, qualquer companhia, seja pequena ou grande, precisa ter um bom esquema de conexão online.

13 – Tangerino

Esse é um aplicativo de controle digital de ponto e o diferencial é que ele funciona para trabalhadores internos, externos e até mesmo, os de home office. Além disso, o Tangerino é capaz de gerar mais de 10 relatórios com apenas alguns cliques, por exemplo:

  • Eventos para folha;
  • Informações adicionais sobre o ponto;
  • Ponto com endereço;
  • Coleta de pontos originais;
  • Relatórios sintéticos;
  • Horas extras;
  • Razões de ajustes;
  • Banco de horas.

O interessante também é que quem manuseia o sistema pode tomar decisões importantes. Assim, é possível selecionar o que os funcionários podem ver e executar no aplicativo. Portanto, essa é uma ferramenta simples e muito prática que pode fazer a diferença.

14 – Sólides

Uma outra plataforma de gestão sensacional, o Sólides trabalha com um esquema de inteligência de dados muito potente. Então, ele consegue executar diversas atividades ao mesmo tempo.

Por isso é uma das ferramentas para RH que está aqui na lista. Afinal, essa plataforma consegue unir performance, recrutamento, engajamento e retenção tudo em um só espaço.

Esse sistema ajuda o profissional de RH em todas as suas atividades diárias. Sendo assim, a análise de dados e tomada de decisões é mais rápida e direcionada. É por isso que o Sólides tem sido o preferido de muitas companhias renomadas no mercado.

15 – Gupy

Gupy é um software de recrutamento, seleção e admissão que impressiona muitos especialistas da área. Aliás, o intuito desse programa é otimizar o processo de requisição de vagas, ao mesmo tempo em que usa os portais de emprego do país em favor da empresa.

O Gupy permite que o profissional de RH divulgue oportunidades assim que elas surgem. Além disso, é possível fazer um pequeno processo de qualificação online com testes prontos.

Esse é um software incrível, sendo uma das melhores ferramentas para RH. Também é recheado de vantagens, então, acompanhe quais são as principais:

  • Simplificação do processo seletivo da empresa;
  • Comunicação mais centralizada;
  • Economia de tempo na hora de agendar entrevistas;
  • Análise de dados de todos os processos seletivos.

16 – Vulpi

Tida como uma das melhores e mais eficazes alternativas para empresas que querem contratar desenvolvedores. Afinal, a Vulpi é uma plataforma altamente intuitiva e cheia de recursos interessantes.

A companhia por trás desse software acredita na igualdade dos profissionais. Assim, ela promete uma seleção justa e ágil. Aliás, diversas empresas usam a Vulpi para obter desenvolvedores. Então, entre elas estão:

  • Itaú;
  • AeC;
  • Global Web;
  • Inter;
  • Take blip.

17 – Grou

Grou é uma companhia focada na gestão de pessoas e o intuito dela é fornecer várias ferramentas para que o profissional de RH consiga trabalhar de maneira eficiente e rápida. Portanto, confira os produtos oferecidos pela Grou:

  • Análise de perfil comportamental;
  • Questionário de resiliência;
  • Dilemas de Gestão.

Todas essas alternativas são voltadas para o departamento de recursos humanos. Sendo assim, ela oferece um esquema completo de organização e análise.

Aposte nas melhores ferramentas para o RH

Por fim, essas são as principais ferramentas para trabalhar nesse setor. Então, escolha quais delas mais lhe interessam e comece a alavancar seus negócios. De fato, qualquer uma das ferramentas citadas acima vai fazer muita diferença no seu dia a dia atuando no RH.

Uma dica é unir mais de uma. Afinal, elas possuem características diferentes. Assim, melhora a rotina de sua empresa, trazendo mais agilidade para o negócio.

Dessa forma, você consegue tomar decisões mais assertivas e constrói estratégias que estão mais ligadas com o panorama da sua empresa e do seu time. 

Foto por Magnet.me em Unsplash