Como você pode transformar uma negativa de processo seletivo em sucesso para sua carreira

Como transformar uma negativa de processo seletivo em sucesso na carreira

Quem nunca se candidatou a uma vaga de emprego, mas não foi contratado, não é? Isso faz parte da nossa vida profissional e vai fazer para o resto da vida.

Depois das altas taxas de desemprego por conta da pandemia, o mercado de candidato transformou-se em um mercado de empregadores, onde falta espaço para ocupar tantos profissionais.

À medida que as empresas se recuperam lentamente da crise financeira e abrem novas oportunidades, as inscrições chegam em números recordes, tendo também um alto número de rejeição de profissionais.

Muitos desacreditam, mas essas negativas no mercado de trabalho também são muito importantes para moldar a nossa carreira profissional assim como os nossos sucessos.

Por isso, é preciso saber como usar as negativas do processo seletivo para aprender, crescer e alcançar o sucesso profissional.

Separamos neste post como você pode fazer isso da melhor forma.

Confira!

Peça feedback

Se você quer melhorar em algo, o feedback construtivo de pessoas com mais experiência é o melhor caminho. 

Em processos seletivos, algumas empresas já adotam o feedback após uma rejeição, mas caso a empresa que você se candidatou não faça isso, lembre-se de pedir.

Pergunte sobre o seu comportamento durante a entrevista, demonstre que está disposto a ouvir as críticas para aprender e se aprimorar, ao mesmo tempo que reitera o interesse em futuras funções na empresa.

Não deixe a negativa passar somente como uma negativa. 

Análise perfis de profissionais de sucesso

Sabe aqueles profissionais que você conhece e admira por sua trajetória? Você pode usá-los como base para pesquisar comportamentos e habilidades específicas que podem ser importantes para você também.

O LinkedIn é um ótimo lugar para você ter acessos a esses profissionais, além de possibilitar o contato direto com eles. Você pode contar brevemente os seus objetivos e o que quer melhorar, pedindo dicas ou alguma leitura que possa te ajudar.

Além desses profissionais que você admira, busque pessoas que trabalham na mesma função que você e veja quais são as referências dessas pessoas ou quais são as competências e formações dela. Toda informação nesse momento é válida para o seu desenvolvimento.

Refocalize seus esforços

Uma das oportunidades que a rejeição de um emprego oferece é a chance de reavaliar metas e redirecionar os esforços. 

Lembre-se que, muitas vezes, o motivo da rejeição pode ser a falta de qualificações ou experiência, ou o motivo pode estar além do seu controle, sendo necessário várias inscrições e entrevistas para conseguir uma função que seja adequada. 

No entanto, se você observar um padrão de rejeição, pode haver uma desconexão entre suas habilidades e seus objetivos. 

Infelizmente, nem todas as metas podem ser alcançadas por todos e, após várias rejeições, uma reavaliação pode ser importante para determinar se as suas aspirações de carreira se alinham com seus pontos fortes e conjunto de habilidades. 

Faça um plano

Depois que você reavaliou suas habilidades e objetivo com as empresas e funções que deseja alcançar, formule um plano capaz de responder algumas perguntas, como:

  • Quais empresas podem me ajudar com meu objetivo?
  • O que elas pedem está dentro do que posso fazer?
  • Eu me encaixo na cultura da empresa?

Se você consegue medir essas e outras questões, fica muito mais fácil entender o objetivo. Por exemplo, se profissionais bem-sucedidos têm um diploma ou anos de experiência, você consegue justificar a posição que ocupam.

Agora, se as vagas foram preenchidas com base apenas na adequação à cultura ou ainda a partir de uma indicação de um conhecido, fica difícil você concorrer no mesmo nível.

Por isso, busque descobrir qual caminho está ao seu alcance e aja de acordo.