Como usar as ferramentas da criatividade que irão te ajudar a expor ideias para inovar nos seus projetos.

Como usar a criatividade no dia a dia e quais ferramentas usar

Pessoas que precisam desenvolver o processo criativo são atentas, gostam de inovar, lidar com a criatividade e se permitem inventar e testar novas ideias. Então, estar no mundo criativo exige buscar novos métodos que incitem na hora de criar os projetos da empresa. 

Leia também:

O que é a criatividade?

A criatividade é o talento que alguém tem para imaginar, criar, produzir ou inventar coisas novas na busca de inspiração para suas ações e projetos. 

Ter essas qualidades raras na vida pessoal e profissional dão mais autonomia no trabalho para produzir ideias que podem ser melhoradas com algumas dessas ferramentas criativas.

7 ferramentas de criatividade para usar no dia a dia 

A criatividade é uma das habilidades profissionais essenciais e para explorá-la há algumas ferramentas que irão ajudar a evoluí-la, que podem ser aplicadas em sua equipe. A fim de ajudar nos processos, vamos apresentar algumas das que podem ser usadas, entre elas: 

SCAMPER

O SCAMPER (Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Procurar outros usos, Eliminar e Rearranjar) é uma técnica que motiva a criação de ideias. Desta forma, o método leva à criatividade e ajuda a pensar fora da caixa, um aliado para expandir as ideias.

Mapa Mental

O Mapa Mental é um jeito rápido e fácil para que as equipes possam marcar e organizar suas ideias, a técnica da gestão de informações. Assim, otimiza a memória quando usa as imagens, palavras, cores e conceitos que tenham relação ao assunto para ilustrar a ideia.

Canvas

Criada por Alexander Osterwalder, o Canvas é uma ferramenta de gestão de processos que otimiza o esboço de novos modelos de negócio. Dessa forma, coloca as ideias em uma única página na estrutura de um mapa visual. 

Nele, a equipe pode desenhar um mapa com as atividades vitais para gerar maior valor aos clientes e assim ter uma visão mais clara sobre cada parte do processo.

Oceano Azul

O oceano azul tem como uma das metas buscar mercados não explorados e criar condições para que a empresa permita a inovação a baixo custo. 

O segredo dessa estratégia é ir além dos serviços que já existem e assim criar opções para competir com a concorrência.

Positivo, Negativo e Interessante (PNI)

A sigla PNI quer dizer: positivo, negativo e interessante e visa explorar uma ideia através de seus pontos fortes, fracos e úteis. Assim, positivo são as boas coisas; negativo: as coisas ruins; e Interessante, o que você acha relevante.

Brainwriting

Apontar problemas é um dos principais usos do Brainwriting e envolve um grupo para criar ideias escritas e divididas, é uma técnica diferente do que o brainstorm, em que ocorre primeiro o debate das propostas. 

Com isso, é um processo democrático e produtivo, que em conjunto causa o debate das ideias, bem como, registra tudo em um quadro de forma colaborativa no ambiente de trabalho.

Como estimular a criatividade com a sua equipe?

Para motivar seu time é vital que suas mentes estejam atentas, para que as ideias surjam de forma orgânica e natural. Então, além das técnicas apontadas, pode usar alguns desses aplicativos que ajudam nos processos e que os tornam tornam mais fáceis e eficientes:

  • Miro, que torna fácil as atividades como o brainwriting;
  • Feedly, que organiza, lê e compartilha conteúdos de seus sites favoritos;
  • Canva, que ajuda a criar designs em muitos templates;
  • Venngage, que permite criar infográficos;
  • Khroma,  permite usar mais de 50 cores para criar combinações.

É vital que haja na empresa pessoas ativas, criativas, bem como, que ajudem o grupo com a cultura do compartilhamento das ideias para obter bons resultados.

Em conclusão, usar essas ferramentas irão melhorar a forma em que as ideias serão expostas e colaborar para criação de um local lúdico e agradável.

Imagem de tirachardz no Freepik