Veja como melhorar a sua comunicação no ambiente de trabalho e conquiste a atenção e a confiança da sua equipe

Comunicação: veja o que é e como aperfeiçoar a sua no ambiente de trabalho

A comunicação é a melhor solução para o desafio de manter um ambiente de trabalho motivado, produtivo e bem integrado. Isso porque, ela alinha os interesses da empresa com os dos colaboradores. Dessa forma, ela facilita o alcance dos objetivos e metas.

Leia também:

O que é comunicação?

É o meio pelo qual as pessoas transmitem e recebem informações sobre si e sobre o mundo que as cerca. Dessa forma, ela possibilita a interação entre os indivíduos, sendo a forma usada para compartilhar:

  • Ideias pessoais;
  • Fatos diversos;
  • Metas, planos e sonhos;
  • Novos conhecimentos; 
  • Informações gerais.

É por meio da comunicação que há a interação da pessoa com o ambiente. Então, a falha nesse processo pode causar muitos problemas. Já que, essa atividade é praticada em todo o tempo.

 A comunicação ajuda a criar vínculos

Foto: A comunicação ajuda a criar vínculos

Qual a importância de uma boa comunicação?

Comunicar é essencial para todos, pois, através dessa ação se cria vínculo com o meio. Por isso, essa troca de informação requer aptidão, principalmente, no ambiente de trabalho. Dessa forma, três habilidades não podem faltar, são elas:

Consciência corporal

A maior parte da comunicação é feita através do corpo. Então, é preciso saber qual postura, expressão facial e gestos adotar para passar a ideia que se quer aos outros.

Oratória

Falar é mais do que emitir o som de palavras. Portanto, esse ato deve envolver, atrair e convencer a quem ouve. Desse modo, faz parte de uma boa oratória, além do conhecimento prévio, a confiança, a fluidez e um tom de voz empático.

Objetividade

Expressar ideias é o objetivo de todo diálogo. Porém, para que as pessoas as recebam de forma eficaz, é necessário que você não faça rodeios e vá direto ao ponto. Isso porque, a repetição torna o discurso cansativo e pobre.

Quais são os tipos de comunicação?

A forma verbal não é o único jeito do ser humano se comunicar. Desse modo, as trocas de informação com o seu ambiente acontecem de muitas formas. Assim, existem dois tipos comunicação

Verbal

Esse é o tipo mais conhecido pelas pessoas, ele trata da linguagem falada. Então, é por meio dela que se transmite ideias aos outros por meio de palavras. Mas, mesmo sendo tão usada, ela ainda é um desafio para muitos.

Não-verbal

A linguagem não-verbal é ignorada por muitos, mas isso não faz dela menos importante. Ao contrário, essa é a forma que mais passa informações para o ambiente. Portanto, são parte desse tipo os gestos, os olhares, as expressões faciais e as posturas corporais.

Tipos de comunicação no ambiente de trabalho

O trabalho ocupa a maior parte do dia de qualquer um. Dessa forma, é nesse ambiente que arte de se comunicar é mais presente. Mas, nesse meio, há dois tipos de comunicação específicos, a saber:

  • Interna, destinada às pessoas que são parte da empresa;
  • Externa, dirigida ao público geral da instituição, ou seja, clientes, mercado e outros.

Para que uma entidade tenha resultados, é essencial que tenha um bom diálogo interno. Já que, gestor e equipe devem trabalhar pelo mesmo objetivo. Além disso, deve haver união entre cada colaborador, pois, essa integração aumenta as chances de sucesso.

A importância do Feedback

Um fator muito importante para uma comunicação eficaz é o feedback. Isso porque, por meio dele, é possível ter informações sobre como melhorar dentro das equipes. Assim, quem quer se comunicar melhor no trabalho e se beneficiar dessa ferramenta, precisa:

  • Saber ouvir: receber com atenção e humildade as críticas construtivas;
  • Respeitar ideias: faz parte do ato de comunicar, receber ideias de outros;
  • Ser empático: deixar o seu mundo pessoal e ser parte da equipe faz diferença.

Esse diálogo de retorno ajuda na motivação e união do grupo de trabalho. Já que, através dele todos podem ser ouvidos e as condutas vão ser apontadas para uma mesma direção. 

Dicas para se comunicar melhor no trabalho

Ser um bom comunicador pode ser difícil, principalmente, no ambiente de trabalho, onde um mal entendido pode ser fatal. Mas, essas dicas vão te ajudar a superar esse desafio com sucesso, veja:

  • Perceba a sua linguagem corporal, adote uma postura motivada;
  • Participe de diálogos e feedbacks, esses caminhos levam a boas soluções;
  • Interaja, não haja como se estivesse sozinho, pode ser bem vantajoso;
  • Fique atento a sua voz, um tom empático é mais bem recebido pelos outros;
  • Ouça, essa é a melhor forma para aprender e conhecer o seu meio;
  • Seja empático, não aponte o dedo, ajude achar a solução, você também erra.

Conheça os pontos fortes e fracos do seu ambiente de trabalho. Assim, você vai saber como agir de forma eficiente e seu diálogo vai estar alinhado com o seu meio. Por fim, se comunique sem medo, essa habilidade requer prática.

Imagem de 14995841 por Pixabay