A reunião 1:1 é conhecida por ser o momento crucial para saber como você pode ajudar com o desenvolvimento de seus colaboradores. Acesse e saiba como realizar essa da melhor forma

Dicas de reunião 1:1 (one-on-one) para desenvolver seus colaboradores

Quando a pauta é o mundo corporativo, muitas pessoas esquecem que o que faz o ambiente, acima de tudo, é a forma como as pessoas se relacionam e fazem as coisas acontecerem.

Ou seja, se você quer estabelecer um ambiente com profissionais comprometidos com suas entregas, com alto nível de engajamento e que não entram em zona de conforto, o primeiro passo é a conversa.

A reunião 1:1 é o momento que tem para ouvir seus liderados individualmente e deixá-los à vontade para sugerir melhorias, desabafar alguma situação ou mesmo expor suas dificuldades e inseguranças.

Se na sua empresa, ou na empresa em que trabalha, as reuniões 1:1 ainda não acontecem, ou não acontecem com uma frequência, está na hora de repensar as coisas.

Acompanhe este conteúdo e saiba como realizar a reunião 1:1 para melhorar o relacionamento com sua equipe, bem como desenvolver os colaboradores.

Periodicidade 

Realizar reunião 1:1 com seus liderados é importante, mas saiba que fazer isso a cada 6 meses não vai adiantar muita coisa. A periodicidade é o que vai garantir a qualidade das conversas e também a prática do que foi pautado no momento.

Se você tem uma grande equipe, é possível reservar uma ou mais janelas de tempo durante um período, por exemplo, semana, quinzena ou mensalmente. Depois, informe-os sobre a disponibilidade e incentive-os a agendar um horário para a 1:1.

Agora, se o seu time é composto por poucas pessoas, priorize as reuniões 1:1 a cada quinze dias. Isso vai ajudar a manter a rotina de conversa sobre os projetos e também feedbacks.

Estabeleça as prioridades

Para que a reunião de 1:1 não seja improdutiva e realmente ajude a desenvolver seus colaboradores, peça para que eles separem o que é prioridade a ser tratado na reunião, ou faça você mesmo.

Apesar de não haver um modelo ideal, geralmente, as reuniões 1:1 são dedicadas especialmente para o desenvolvimento profissional do funcionário, focando em suas possíveis melhorias e possibilidades de aprendizado.

Como líder, você já deve saber exatamente como cada um de seus funcionários age e como são em relação às entregas de suas demandas. Assim, procure ressaltar inicialmente os pontos positivos e que estão dando certo, deixando sempre por último as sugestões de melhoria e feedbacks considerados “negativos”. 

Crie planos de ação

Como você já leu aqui, a reunião 1:1 é muito importante para o desenvolvimento do colaborador, mas é preciso saber que essa conversa é apenas o início desse processo.

Para promover o desenvolvimento de seus colaboradores a partir das reuniões 1:1 é indispensável criar um plano de ação, para colocar em prática tudo o que foi tratado entre vocês.

Por exemplo, se vocês chegaram a um acordo sobre o desenvolvimento emocional do colaborador, sugira meios em que ele pode fazer isso acontecer, como workshops, leituras ou até mesmo cursos online sobre o assunto.

Esteja disposto a ouvir

A melhor forma de colaborar com o desenvolvimento do seu colaborador é ouvindo-o. Só assim você poderá ajudá-lo a chegar onde deseja e a alcançar seus objetivos como profissional.

Por isso, aproveite que a reunião 1:1 é o momento dedicado para ele compartilhar suas opiniões e seja um bom ouvinte e se mostre disposto a guiá-lo da melhor forma possível.

Foto: Office photo created by KamranAydinov – www.freepik.com