Como conseguir destaque no mercado de trabalho e ter uma carreira bem sucedida? Essas perguntas são recorrentes na mente das pessoas. Pensando nessas questões, pesquisar algumas dicas para você se posicionar melhor no mercado de trabalho pode ajudar a se diferenciar dos concorrentes e ter uma carreira de sucesso.

7 Dicas para você se posicionar melhor no mercado de trabalho em 2022

Como conseguir destaque no mercado de trabalho e ter uma carreira bem sucedida? Essas perguntas são recorrentes na mente das pessoas. Pensando nessas questões, pesquisar algumas dicas para você se posicionar melhor no mercado de trabalho pode ajudar a se diferenciar dos concorrentes e ter uma carreira de sucesso.

Por que o mercado de trabalho ficou tão competitivo?

Existem muitos fatores que possibilitam entender porque o mercado se tornou competitivo. 

Primeiramente, é possível considerar que o número de pessoas que entraram no ensino superior e conquistaram o diploma cresceu.

Com maior oferta de mão de obra qualificada, as empresas tiveram que aumentar o nível de exigência nas contratações.

Ou seja, as empresas procuram currículos que tenham outras qualidades, além das competências acadêmicas e profissionais, como:

  • Portfólios adequados ao serviço;
  • Domínio de idiomas;
  • Experiências anteriores na mesma função, ou cargos semelhantes;
  • Pesquisas, trabalhos acadêmicos ou premiações por projetos;
  • Envolvimento ativo em outras atividades.

Além disso, com atividades mais diversificadas e complementares, as empresas estão buscando reduzir os custos e melhorar os ganhos. 

Para isso, é comum que diminuam o número de colaboradores e distribuam mais funções para os talentos presentes na companhia, conciliando as atividades. 

Algumas funções, como o marketing podem ser administradas por um único profissional com maestria nas empresas, desenvolvendo ações com estratégias de inbound marketing e outros métodos importantes da área.

Mais ainda, outro fator a ser levado em consideração são modelos de contratação, como a terceirização e contratação temporária.

Isso porque são aspectos que reduzem os custos dos trabalhos em regime CLT

Por fim, também cabe ressaltar que a economia com crises e recessões impactam nas ofertas de trabalho, aumentando os índices de turnover nas empresas, o que também aumenta a concorrência por outros cargos.

Dicas para se posicionar melhor e se destacar no mercado de trabalho

Com tantos fatores que aumentam a competitividade, como conseguir se destacar no mercado e ter sucesso?

Com algumas dicas práticas, como as trazidas a seguir, é possível ter destaque e muito sucesso, conquistando ótimas vagas de emprego.

1 – Invista na sua formação

Além da graduação, procure cursos complementares de extensão e aperfeiçoamento que ajudam na preparação para novas tarefas e funções corporativas.

Esses cursos podem ajudar na compreensão do papel das novas tecnologias no mercado de trabalho. 

Além disso, se especializar na sua atuação profissional pode aumentar as chances das pessoas de ocuparem cargos técnicos nas empresas.

2 – Desenvolva soft skills

O desenvolvimento dos soft skills é importante para os profissionais que desejam sucesso em sua carreira e lidar melhor com situações diversas.

Essas competências permitem uma boa adaptação ao ambiente de trabalho, ajuda a ter um networking mais saudável, facilita o trabalho em grupo e ajuda no cumprimento das regras de política interna da empresa.

Por isso, realizar treinamentos de comunicação oral, inteligência emocional e gestão de tempo são ótimas oportunidades e permitem desenvolver soft skills muito valorizadas no mercado.

3 – Saia da zona de conforto

Muitas empresas procuram empregos diferentes, mas sempre no cargo em que já atuam há anos.

Não ter medo de arriscar é um diferencial que pode gerar ganhos promissores. 

Mas, afinal, como sair da zona de conforto?

Faça uma lista das áreas do seu interesse e comece a encarar isso como um desafio positivo que ajudará na sua carreira, desenvolvendo novas competências e trazendo resistências e insights diferentes.

4 – Tenha uma visão empreendedora

Atitudes empreendedoras na sua rotina profissional demonstram que você consegue controlar as atividades internas da companhia e até franquias ou outros tipos de negócios, além de promover uma melhor gestão de situações e crises.

Além de ser muito vantajoso para cargos mais estratégicos da empresa, essa característica contribui para a identificação de oportunidades e até fontes complementares de renda, sendo importante para o profissional.

5 – Cuide do marketing pessoal

Uma rede de contatos ativa é muito interessante para fechar parcerias com colegas de profissão, seja os que atuam na mesma área que a sua ou em diferentes. 

Isso ajuda a tocar negócios e projetos juntos, rendendo ganhos para ambas as partes.

O marketing pessoal é importante não só nos processos seletivos, mas em outros momentos, abrindo portas para novas oportunidades de trabalho. 

Sendo assim, cuidar desse detalhe pode ser um fator que ajuda muito na carreira profissional.

6 -Tenha um propósito definido

Definir um propósito e objetivos para sua carreira e sua imagem como profissional é importante para ter em mente os benefícios que você pode ter no mercado de trabalho e se posicionar melhor frente às oportunidades que podem auxiliar a elevar a carreira.

7 – Dedique-se a um processo de autoaprendizagem

Escolher livros, palestras, cursos e recursos que possam valorizar as suas condições pessoais e profissionais também é muito vantajoso para o desenvolvimento pessoal e para identificar melhor seus gostos e prioridades, além de ser uma ação mais relaxante – proporcionando aprendizado aliado ao lazer.

Dar prioridade ao aprendizado de habilidades comportamentais e técnicas, definido um tempo para que você possa concluir os estudos é algo muito interessante para conseguir bons resultados no mercado e concluir as atividades de desenvolvimento.

Se destacar no mercado de trabalho é um processo que envolve inúmeros fatores, mas se dedicar e reconhecer a necessidade de aperfeiçoamento é o caminho para ter ótimos ganhos no mercado profissional e um melhor posicionamento pessoal, conseguindo uma posição interessante para a sua carreira.