Aprenda como manter o engajamento da equipe no home office

Saiba como manter o engajamento da equipe durante o home office

Com certeza, você já deve ter percebido que a pandemia está redefinindo completamente a forma como as equipes se comunicam e trabalham. Embora o trabalho remoto já fosse oferecido por algumas empresas, agora a modalidade virou praticamente norma para a maioria.

A partir disso, as empresas estão lutando para criar uma cultura de local de trabalho virtual para suas equipes remotas, para não perderem a interação face a face com a qual estavam acostumados no escritório.

Reuniões com câmera ligada, happy hour virtuais, entre outros eventos já deixou a maioria dos colaboradores saturados, diminuindo a vontade deles de comparecem a esses encontros constantes. Sendo assim, o engajamento da equipe só tem caído nos últimos meses.

Mas para mudar esse cenário e promover novas ações para manter o engajamento da equipe, reunimos aqui algumas dicas sobre isso.

Melhore a estratégia de comunicação interna

Se sua empresa tem um setor exclusivo dedicado ao endomarketing, isso se tornará mais fácil. Caso não tenha, você precisará dedicar algumas horas para promover a melhora da comunicação interna.

É difícil manter o engajamento da equipe se a empresa não consegue ser clara e objetiva em sua comunicação. 

Comece revendo a rotina de informativos da empresa e a importância deles para todos. Além disso, analise se é realmente necessário uma reunião para comunicar algo ou se apenas um e-mail é suficiente.

Certifique-se também se as reuniões são sempre avisadas com antecedência e evite convocar os colaboradores de última hora. Por estarem trabalhando de casa, muitas vezes podem não estarem vestidos apropriadamente para ligar a câmera.

Seja proativo e esteja sempre à disposição

Como as equipes remotas podem estar se sentindo desconectadas da empresa, garanta que os líderes e os gerentes sejam as pessoas que tomem a iniciativa para o engajamento de todos.

Por exemplo, realizar check-ins frequentes com os colaboradores que estão trabalhando de casa pode ser uma ótima maneira de ajudá-los a enfrentar os desafios que podem estar tendo com essa modalidade de trabalho.

Se você sempre esperar que eles tomem a iniciativa, você pode se decepcionar. Por isso, faça com que a iniciativa aconteça de cima.

Torne a comunicação mais divertida 

Falar de trabalho é importante, mas você pode aproveitar alguns momentos para que os colaboradores compartilhem outros assuntos. Tire alguns minutos do dia para falar sobre família, vida pessoal e o que mais julgar interessante.

Lembre-se que muitos colaboradores podem estar tendo dificuldades com o trabalho home office e uma conversa descontraída pode melhorar o dia dessas pessoas.

Além disso, esses momentos vão ajudar a aumentar o engajamento da equipe uns com os outros, estreitando as relações deles.

Ofereça oportunidades de crescimento

Trabalhando de casa, muitos colaboradores podem sentir que seu trabalho não está sendo valorizado como deveria. Afinal, realmente fica mais difícil controlar e medir o desempenho estando fora do escritório.

As oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional são os principais fatores que atraem e retêm os melhores talentos da empresa. Oferecer essas oportunidades pode ser o sucesso de engajamento da equipe.

Promova o compartilhamento de conhecimento entre os colaboradores ou ofereça descontos para a realização de cursos. A progressão na carreira é muito importante nesse momento para se sentirem valorizados.

Envie alguns mimos para a equipe

Não deixe que as principais datas comemorativas passem em branco por estarem trabalhando longe. Você pode aproveitar um feriado, como páscoa, festa junina etc para enviar alguns brindes para seus colaboradores.

Manter a cultura da empresa vai além de falar, falar e falar. A prática sempre funciona nesse momento, então priorize a ação sempre que possível para manter o engajamento da equipe.

Você também pode enviar algum kit de agradecimento pelo apoio dos colaboradores, sem que esperem por isso. Quem não gosta de ser surpreendido com algum presente, não é? 

Foto: Business photo created by diana.grytsku