Quer encontrar uma nova oportunidade no mercado

Dicas para ser bem sucedido na sua busca por emprego

Antes de acontecer a pandemia, o mercado de trabalho era relativamente mais forte e tinha mais oportunidades para os profissionais ocuparem uma nova posição. 

Hoje, as empresas estão cada vez mais rigorosas em seu processo seletivo, principalmente por conta da redução de custos, precisando ter mais eficiência na contratação.

Resumidamente, a gente sabe que a busca por emprego em si, muitas vezes, pode ser frustrante e estressante, considerando os diversos fatores, como o próprio mercado, concorrência, exigências etc.

Por isso, se você quer alcançar uma nova oportunidade no mercado, precisa fazer muito mais do que uma boa carta de apresentação e chegar a tempo na entrevista de emprego. Precisa de um destaque maior.

E para te ajudar nisso trouxemos aqui dicas para você conseguir ser mais bem sucedido na busca por emprego.

Planeje-se com antecedência

Mesmo estando fora do mercado de trabalho, determine uma rotina para você buscar novas oportunidades. Comece delimitando quantas horas por dia ou por semana você vai se dedicar para buscar emprego.

Revise o seu currículo e sua carta de apresentação, analisando se as informações que você colocou realmente são as informações que o setor de recrutamento e seleção precisa. 

Faça uma lista das empresas que você acredita ter fit com a cultura e com a função que pretende realizar. Isso vai te fazer economizar um bom tempo com a procura de oportunidades.

Crie um portfólio

Se a função que você realiza permite criar um portfólio dos trabalhos já realizados, crie um material para apresentar suas habilidades em prática. Os portfólios são uma ótima maneira para os recrutadores avaliarem a sua capacidade. 

Anexe o seu portfólio junto à sua carta de apresentação e ao currículo quando enviar para a empresa. Mesmo que leve mais tempo para reunir todos esses materiais, você ganhará um destaque por demonstrar interesse em se apresentar de forma completa.

Alinhe suas referências

As recomendações podem desempenhar um papel muito significativo na sua procura por emprego. Alinhe, pelo menos, três referências com profissionais com quem você trabalha ou já trabalhou.

Os recrutadores gostam de ouvir de outros profissionais como é o seu desempenho no trabalho, a forma como você executa as tarefas, além também de saber sobre sua personalidade.

Muitos detalhes podem passar despercebidos no currículo que uma conversa de referência pode suprir.

Expanda o seu networking

Os contatos profissionais são indispensáveis para ter sucesso na busca por emprego. Isso porque eles podem ser a ponte entre você e a empresa que pretende entrar.

O primeiro passo para expandir seu networking é criar uma conta profissional no LinkedIn, para se relacionar com pessoas que compartilham os mesmos interesses que você, ou que trabalhem na mesma função.

Ao buscar um emprego, é importante estar no contexto profissional das redes não só para entrar em contato com as pessoas para compartilhar a sua procura por emprego, mas também para pesquisar oportunidades.

A qualidade deve estar acima da quantidade

É normal quando procuramos emprego se inscrever em diversas vagas em diferentes empresas e mesmo assim receber pouquíssimos retornos. 

Uma forma de evitar isso é prezar pela qualidade da sua candidatura. Concentre-se em escrever uma carta de apresentação personalizada e ajustar o seu currículo para conseguir a sua função específica.

Lembre-se de que quanto maior for a correspondência entre os seus interesses e o da empresa, maior será a chance de receber um retorno positivo.

Você pode criar um arquivo para documentar os processos seletivos em que participou e anotar pontos que achar importante aproveitar para outras oportunidades.

Esteja sempre preparado para uma entrevista

Imagine que você acaba de receber o retorno da tão esperada vaga que queria e o recrutador te informa que sua entrevista está marcada para duas horas depois da ligação. É praticamente impossível se preparar em tão pouco tempo.

Por isso, esteja sempre preparado para entrevistas de emprego, pesquisando perguntas comuns de recrutamento, adiantando suas respostas e praticando sua oratória.

Você pode treinar isso com um amigo próximo, pedindo que ele pontue seu comportamento e a forma como você fala. 

Conheça o Kit