A gestão de pessoas traz benefícios à empresa que contribuem para o seu crescimento e para que ela alcance suas metas

Qual a importância da gestão de pessoas? Conheça os benefícios e como pôr em prática

Aplicar técnicas de gestão de pessoas é vital para o bem-estar dos funcionários de uma empresa. Então, práticas ligadas a isso devem ser uma das metas de uma empresa. Portanto, veja os tópicos a seguir para saber sobre a gestão e como praticar.

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas consiste em práticas para alinhar a ação dos colaboradores de uma empresa. Desse modo, todos conseguem atuar em conjunto para atingir as metas da empresa.

Essas práticas de trabalho em equipe são voltadas para tornar o ambiente de trabalho um lugar saudável. Bem como, mais humano e que prioriza o bem-estar de todos para se ter melhores resultados.

A diferença do RH

É normal que se confunda essa prática com o RH de uma empresa. Contudo, eles têm objetivos diferentes e funcionam de formas distintas. Nesse sentido, entende-se que a gestão humaniza os processos e incentiva a capacitação das pessoas.

Já o RH tem a função de administrar, focada em contratações e demissões. Além disso, ele cuida de questões operacionais e acompanha o desempenho dos trabalhadores do local. 

Foto: A gestão de pessoas é essencial para o equilíbrio do ambiente de trabalho

Qual a importância dessa gestão?

Para que uma empresa funcione, é preciso de pessoas que contribuam para que ela cresça. Dessa forma, para que produzam melhor, eles precisam de incentivo.

Se o local de trabalho não for bom, é comum que eles fiquem desanimados. Então, seu rendimento diminui e afeta o alcance de metas e propósitos. Portanto, é vital que todos estejam satisfeitos com a empresa.

O bem-estar dos funcionários

Práticas que melhorem a saúde mental dos colaboradores têm sido muito usadas hoje em dia. Isto é, programas de bem-estar, gestão de saúde, e qualidade de vida que são oferecidos a eles.

Essa é uma peça-chave, já que é uma ótima forma de incentivo e motivação. Afinal, mostra o interesse e o cuidado que a empresa procura ter com as pessoas envolvidas com ela.

Como colocar a gestão de pessoas em prática?

Para fazer uso desses métodos, é preciso que um gestor analise o perfil da empresa. Bem como, de seus funcionários, para que possa elaborar um plano que beneficie a mesma. Além disso, há 5 pilares vitais desse tipo de gestão, que você pode conferir abaixo.

Os 5 pilares da gestão de pessoas

Para que as técnicas sejam eficientes, é preciso que elas sigam alguns princípios básicos. Ou seja, que são precisos para garantir um processo com foco no bem-estar das pessoas. Assim, os cinco pilares são:

  1. Motivação;
  2. Comunicação interna;
  3. Trabalho em equipe;
  4. Gestão de competências;
  5. Treinamento e desenvolvimento.

Ao aplicar as ferramentas listadas acima, é possível criar um método de gestão de sucesso. Dessa maneira, a empresa e o gestor especializado na área podem chegar à melhor solução para cada caso.

Benefícios adquiridos com a prática

Quando se aplica a gestão de pessoas, a empresa conquista alguns benefícios. Nesse sentido, com o equilíbrio entre a empresa e os profissionais, ela cresce em vários setores. Agora, conheça mais detalhes sobre isso a seguir.

Exemplos de vantagens

O número de vantagens é bem grande e estão ligados à produção e ao lucro da corporação. Assim, fica clara a relação entre o bem-estar das pessoas com os resultados do local de trabalho. Desse modo, alguns exemplos de conquistas são:

  • Destaque no mercado;
  • Aumento de motivação e produção;
  • Ciência dos objetivos da empresa;
  • Desenvolvimento de talentos;
  • Equilíbrio no local de trabalho.
  • Satisfação dos funcionários.

Todos esses benefícios dão um crescimento ainda maior à organização. Além disso, melhoram a sua imagem para que seja vista como um bom lugar para se trabalhar. Por fim, pode-se concluir que sem uma boa gestão de pessoal, não há progresso.