Centro de treinamento de informática e digitação em belo horizonte e no brasil

Cursos de extensão e profissionalizantes como retenção de alunos

Nunca foi tão importante falar sobre retenção de alunos. Sabemos o quanto ela é fundamental para qualquer instituição ou curso de treinamentos, seja ele online ou offline. 

Porém, grande parte dos profissionais têm dificuldades para lidar com essa tema, especialmente em momentos complicados como uma crise econômica, uma pandemia ou a falta de motivação do aluno

Quando esse problema é complicado de superá-lo, a evasão escolar aumenta, trazendo consequências bastante negativas para o planejamento da instituição. 

O que pouca gente sabe é que existem diferentes formas para lidar com esse problema como um curso de digitação para escolas, curso de inglês ou outros benefícios que ajudam a ampliar o conhecimento do aluno. 

Neste artigo, vamos explicar como ocorre a evasão escolar e como superar esse momento na instituição.

Vamos lá? 

Por que ocorre evasão escolar nas escolas? 

O primeiro passo para controlar a evasão em sua escola ou centro de treinamento é identificando os motivos pelos quais os alunos não permanecem até o final do curso. 

As causas mais comuns são: baixo desempenho escolar, dificuldades financeiras, relacionamento com os outros alunos, distância entre a casa a instituição de ensino, além do ensino tradicional. 

Foi-se o tempo em que os jovens e adultos gostavam de ir até a escola para ouvir os professores falando sobre uma determinada disciplina. 

É necessário ir além da sala de aula, oferecendo palestras, feiras, congressos e cursos que ajudam o aluno a se qualificar no mercado de trabalho. 

Como lidar com a evasão escolar nas escolas? 

Agora que você já conhece os motivos pelos quais ocorrem a evasão escolar, vamos descobrir algumas dicas para controlá-la na instituição? 

  • Faça pesquisas e conheça quem são os seus alunos;
  • Esteja preparado para ouvir as necessidades dos alunos; 
  • Ofereça diversas alternativas para evitar a inadimplência; 
  • Analise a transferência e descubra como a sua instituição pode suprir o motivo da mudança. 

As dicas que mencionamos acima servem de inspiração para qualquer instituição de ensino, mas sempre é importante criar novas ideias para surpreender os alunos. 

Qual é o impacto de um curso de digitação para as escolas? 

Já imaginou oferecer cursos complementares para os alunos? 

Essa dica vale para os jovens que estão buscando o primeiro emprego e para os adultos que estão se aperfeiçoando em cursos profissionalizantes. 

Imagine que Pedro pertence a uma instituição de ensino. Ele tem como objetivo trabalhar como auxiliar administrativo após concluir o ensino médio. 

Para alcançar o objetivo mais rápido, Pedro aprimora o conhecimento em outros cursos profissionalizantes. No entanto, ele descobre uma instituição que oferece cursos complementares em um único lugar e abandona a sua escola. 

A história de Pedro é fictícia, mas pode se tornar realidade quando não buscamos formas de surpreender os alunos.  

Para oferecer novidades para Pedro e outros alunos, não é necessário grandes investimentos. 

Um curso de digitação para escolas, por exemplo, pode ser encontrado com um valor acessível e com uma carga horária ideal. Basta procurar alternativas com afiliados. 

Esse tipo de curso vai muito além do que ensinar a digitação correta, mas ajuda a aumentar a produtividade e manter a postura correta durante as tarefas.

É interessante não só para melhorar os estudos, mas também para o mercado de trabalho. 

Outro ponto positivo é que o estudante não precisa dedicar tanto tempo as atividades, uma vez que a carga horária é flexível, abordando diretamente os pontos que são importantes para o aluno. 

É um investimento que traz retornos positivos para a sua retenção de alunos. 
Após descobrir detalhes sobre o curso de digital para escolas, acesse esse artigo e aprenda formas diferentes para motivar o seu aluno.

Deixe um comentário