Foco no trabalho pode ser difícil com tantas distrações e estresse, mas você pode usar a tecnologia a seu favor

Foco no trabalho com o uso de aplicativos inteligentes

Ter foco no trabalho vai além de apenas se concentrar, pois envolve a diminuição das distrações. Além disso, você deve controlar o seu tempo e se proteger do esgotamento psicológico. Então, veja algumas dicas e uma lista com aplicativos para produtividade.

Leia também:

Por que é importante manter o foco no trabalho?

É fundamental manter o foco em suas atividades para que você seja mais produtivo. Contudo, isso pode se tornar difícil em razão do grande número de tarefas que precisamos executar no dia a dia. Além disso, muitas das distrações estão no próprio ambiente de trabalho, como: 

  • Colegas de empresa; 
  • Ligações telefônicas; 
  • E-mails; 
  • Reuniões; 
  • Fome; 
  • Multitarefas.

Existem outros diversos fatores que podem afetar a sua capacidade de manter o foco no trabalho. Por exemplo, as distrações digitais e até mesmo a falta de uma definição em relação às tarefas que são mais importantes tornam-se um problema. Dessa forma, você deve saber priorizar, pois, para se concentrar em uma coisa, é preciso ignorar as demais.

Ter clareza ajuda a conseguir foco no trabalho

A clareza auxilia na definição de metas, na execução das responsabilidades da sua função e, principalmente, permite saber como priorizar as tarefas mais importantes. Porém, sem essa visão fica difícil determinar o que está dentro (ou fora) do escopo. Como resultado, você pode dividir a sua atenção entre muitos projetos e se perder em conversas ou outras atividades. Para isso você precisa de autoconhecimento

Desligue as notificações 

Os aplicativos de comunicação costumam trazer muitas distrações. Portanto, desligue as notificações ou ligue o modo “não perturbe” para evitar que ícones e banners apareçam na sua tela e tire o seu foco. Ainda, se for preciso uma concentração mais profunda, feche completamente os aplicativos de mensagens e o e-mail. 

Monitore seu o progresso em direção a metas

As metas são motivadoras, pois garantem que a sua rotina de trabalho tenha um propósito objetivo. No entanto, para que sejam eficazes, elas devem ter conexão com as suas tarefas. Por isso, é necessário ter um planejamento para conferi-las regularmente e atualizar o seu progresso.

Cinco aplicativos para manter o foco no trabalho

Você pode colocar em prática essas dicas ao escolher aplicativos que irão auxiliá-lo a organizar melhor a sua rotina de trabalho e produzir mais. Então, confira:

  • Anti-social: bloqueie as redes sociais; 
  • Focuswriter: escreva sem distrações; 
  • Trello: organize as tarefas do seu dia a dia; 
  • Mindmeister: crie mapas mentais para todos os seus projetos; 
  • Noisli: concentre-se com um gerador de som ambiente. 

Esses itens podem ser úteis para que você desempenhe o seu trabalho de forma mais centrada e rápida, além de ter mais qualidade de vida. No entanto, esses aplicativos para manter o foco não são os únicos, pois existem outras ferramentas gratuitas com essa finalidade.

Google Calendar

Essa Google Agenda trata-se de um calendário comum no qual você anota os seus compromissos com data e horário e eles são exibidos como lembretes. Contudo, essa ferramenta de gestão de tarefas também possui a vantagem de verificar a divisão do seu  tempo dia a dia em cada atividade.

Google Docs

Essa ferramenta também é significativa para aumentar a sua produtividade. Desse modo, possibilita abrir e editar documentos, mesmo offline. Então, você pode produzir a qualquer hora e em todo lugar, desde que você siga as dicas para manter o foco no trabalho. Além disso, é possível trabalhar com o pacote Office. Por fim, veja esse vídeo com os 11 melhores Apps para aumentar a produtividade, foco e a saúde mental com isso.

Como manter o foco no trabalho home office?

O home office requer mais disciplina e concentração. Portanto, pode ser um desafio, com grandes chances de perder o foco com tarefas domésticas, o aconchego da cama e a televisão, entre outras distrações. Assim, como se fosse no escritório, você deve ter um bom planejamento e utilizar a tecnologia a seu favor.

A disciplina incentiva o foco no trabalho

A probabilidade de interromperem você e desviarem a sua atenção em casa pode ser ainda maior. Por isso, é importante definir horários e comunicá-los para as pessoas próximas. Da mesma forma, inclua pausas para o seu descanso, além de um intervalo para almoçar. 

Crie um ambiente destinado ao trabalho

Tenha um local com menos movimentação e o mais sossegado possível. Além disso, uma estrutura adequada também é fundamental para o seu conforto e isso o manterá o seu foco no trabalho. Por fim, lembre-se de fazer breves alongamentos a cada hora e beber água, mesmo no ambiente de trabalho.

Foto de Vlada Karpovich em Pexels