Pessoa escrevendo em uma prancheta - Formulário de inscrição para curso de concurso público

Teste de carreira vale a pena? Saiba qual a melhor forma de escolher uma profissão

Saiba o que é um teste de carreira e se este gera um resultado eficaz. Além disso, descubra outros meios de aprender mais sobre si mesmo e saber como achar a sua verdadeira orientação vocacional.

Para que serve um teste de carreira?

Exames desse tipo são úteis para ajudar a optar por uma profissão. Por isso, eles avaliam gostos e aptidões, por exemplo, em busca de revelar qual a melhor ocupação para cada pessoa.

Tais testes são opções ideais para auxiliar quem ainda não sabe o que deseja fazer. Afinal, são muitas as ofertas no mercado e novas carreiras não deixam de surgir. Dessa forma, essa é uma chance de achar novos caminhos ou aprofundar-se em cursos já conhecidos.

Os resultados do teste de carreira são confiáveis?

Alguns nunca ouviram falar ou sabem pouco sobre eles. Mas, outros já tiveram contato, em especial, no ambiente escolar. Infelizmente, em alguns casos tais avaliações ocorrem de forma incorreta.

Por essas razões, os resultados desses tipos de teste de carreira são duvidosos. Afinal, exames assim não aprofundam questões vitais nesse processo. No entanto, há a forma certa de aplicar avaliações e ter respostas eficazes.

Como funcionam os testes psicológicos?

Exames hábeis passam por um sistema científico de avaliação. Por isso, eles só são aplicados caso atinjam critérios de confiança. Além disso, só psicólogos têm acesso a eles, então, isso gera uma segurança que um teste de personalidade online não possui.

Quem pode aplicar o teste de carreira?

O profissional que deve fazer este tipo de avaliação é o psicólogo. Porque, ele é apto para lidar e aprofundar pontos essenciais a essa escolha como:

  • Autoconhecimento;
  • Identidade;
  • Aptidões.

Como escolher a melhor profissão?

Na hora de optar por uma ocupação, há alguns pontos que ajudam a trilhar o caminho certo para você. Assim, quanto mais saber sobre eles, mais adequada será a sua decisão. A seguir, veja algumas dessas questões:

  • Conhecer a si mesmo;
  • Entender suas prioridades;
  • Saber quais são suas motivações;
  • Identificar soft skills.

A importância de ter autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é um dos passos básicos para fazer boas escolhas. Afinal, este saber torna alguém capaz de viver com autonomia no trabalho.

Toda ser é diferente do outro e possui o seu próprio caminho a trilhar. Por isso, conhecer suas aptidões, motivações e prioridades podem evitar certas frustrações no futuro. Além disso, são um auxílio para superar pressões sociais do sistema atual, de amigos ou família.

Como um profissional pode ajudar?

Um psicólogo não irá oferecer apenas um teste de carreira. Isso porque, ele trabalha por meio de um processo de orientação profissional. Dessa forma, várias etapas colaboram para ajudar a pessoa a se conhecer e tomar a melhor decisão.

Qual o tipo de teste de carreira deve ser usado?

Um psicólogo tem técnicas e recursos para guiar o processo. Enfim, entre eles, o uso de testes é uma opção que pode ajudar na hora de aconselhar o cliente. Então, veja alguns exemplos de exames que podem ser úteis neste caso:

  • O Palográfico e o ADT são opções para analisar a produtividade, por exemplo;
  • Teste de Raciocínio Lógico e o G-36 podem checar questões sobre inteligência;
  • Há ainda exames que ajudam a avaliar a personalidade, bem como, o QUATI e BFP. 

Os exemplos revelam que o foco não é trabalhar com simples alternativas profissionais. Mas, avaliar diferentes traços do sujeito. Afinal, isto é vital para compreender a pessoa de forma total e profunda.

Cada psicólogo faz sessões e entrevistas que buscam aprofundar a história de vida do futuro profissional. Então, a partir dessas noções podem optar pelo uso de testes ou não, de acordo com o que a pessoa precisa.

Foto: Teste de carreira online grátis traz resultados rasos e pouco eficazes.

Quando é preciso contar com ajuda profissional?

Não há uma idade certa ou um tipo ideal para passar por um processo de orientação. Então, qualquer pessoa com dúvidas sobre qual a melhor profissão pode contar com este auxílio, por exemplo:

  • Alunos que estão perto de concluir o ensino médio;
  • Quem pretende passar por algum vestibular;
  • Pessoas que desejam uma transição de carreira bem-sucedida.

Os resultados da orientação profissional são definitivos?

Nenhum teste de carreira, por exemplo, é válido por mais de alguns meses. Porque, o ser humano é ativo em sua história e passa por mudanças de forma regular. Assim, a mesma ideia vale para escolhas profissionais.

Como superar as ansiedades?

Optar por um caminho pode gerar muitas angústias. Afinal, o medo de errar e se arrepender é comum. Por isso, ter o aconselhamento certo ajuda a evitar vários erros nessa jornada.

Apesar desse fato, é essencial lembrar que outras opções podem ser feitas no futuro. Então, uma escolha nem sempre é definitiva e pode ser apenas mais um passo do trajeto. Enfim, é vital lembrar que o ser humano é capaz de desejar novos caminhos.

Teste de carreira vale a pena?

Passar por uma orientação profissional é o caminho mais seguro para quem quer fazer uma boa escolha. Por isso, aprofunde-se, pesquise, conheça a si mesmo e não tenha medo de errar. Então, estes são passos ideais para uma decisão assertiva.

Qualquer que seja a sua profissão, busque aumentar a sua produtividade e aperfeiçoar a sua habilidade por meio do curso de digitação rápida da Digitow.

Perguntas frequentes

Qual o melhor teste de carreira gratuito?

Não há um teste de carreira gratuito que tenha grande qualidade. Afinal, o meio ideal para tomar uma decisão de carreira é passar por uma avaliação completa com um psicólogo.

Quanto tempo demora a aplicação de um teste de carreira?

Um processo de orientação profissional varia de acordo com cada pessoa. Por isso, têm durações diferentes. Enfim, um teste online pode durar, em média, até 30 minutos.

Qual o melhor teste de carreira do Brasil?

Há muitos profissionais de psicologia aptos para realizar uma orientação profissional. Por isso, é essencial buscar aquele com quem mais se identifique.

Foto de Sora Shimazaki no Pexels