o que é marca empregadora e como isso tem mudado o comportamento dos candidatos

Aprenda o que é marca empregadora e como implementar uma estratégia em sua empresa

Ter uma forte marca empregadora hoje é praticamente imprescindível para alcançar os melhores perfis de candidatos do mercado. Isso porque a reputação da empresa, agora mais do que nunca, está sendo muito considerada pelos profissionais na hora de escolher um novo emprego.

Se antes a preocupação estava muito mais em passar uma excelente imagem para a empresa e conseguir o tão desejado emprego, vemos hoje o contrário: empresas fazendo de tudo para criar uma marca empregadora poderosa para atrair e reter os melhores talentos.

Com essa mudança significativa, os recrutadores e gestores possuem um compromisso diário em construir e divulgar interna e externamente uma boa marca empregadora.

Preparamos este conteúdo para você entender melhor o conceito de marca empregadora, a importância dela e como implementar uma estratégia de marca empregadora. 

Confira!

O que é marca empregadora?

Resumidamente, a marca empregadora é a reputação da empresa, envolvendo não só a força de trabalho como também a percepção que os funcionários têm da empresa como empregadora.

Para os gestores e profissionais de recursos humanos, a marca empregadora é a forma como a empresa é comercializada para os candidatos e para os funcionários. Isso não só pensando na boa imagem da empresa, mas sim para garantir as melhores experiências para todos. 

Fornecer um bom produto ou serviço não é motivo o suficiente para fazer com que as pessoas a trabalharem na sua empresa ou então a permanecerem lá. Por isso, implementar estratégias para a marca deve ser uma premissa da companhia.

Por que a marca empregadora é importante?

A nova geração de talentos do mercado está mais exigente quanto à escolha do local de trabalho. Eles priorizam mais liberdade, simplicidade, novas experiências e tudo mais o que contribuir para uma boa realização de seu trabalho.

Geralmente, quando não estão satisfeitos com o local de trabalho, a rotatividade de funcionários na empresa é grande, o que é ruim não só para a reputação do negócio, mas também para o próprio caixa.

Além disso, uma marca empregadora, quando estabelecida, é capaz de liderar o mercado em relação aos concorrentes, tendo um acesso mais amplo de talentos para o desenvolvimento contínuo do negócio.

Como implementar uma estratégia de marca empregadora na empresa

Agora que você já entendeu um pouco do conceito de marca empregadora e a importância dela para o negócio, deve estar se perguntando como implementar uma estratégia de marca empregadora na empresa.

É fato que não existe uma fórmula ideal de como estabelecer uma marca empregadora, mas sim uma série de ações que fazem parte da rotina da empresa que caminham juntas para o mesmo objetivo: promover uma boa imagem para os colaboradores.

Uma boa estratégia de marca empregadora vai permitir que você tenha controle e transforme positivamente a opinião em torno de sua empresa, garantindo mais facilmente a aquisição e a retenção de talentos.

Veja abaixo quais são os principais passos para construir a sua estratégia de marca empregadora.

Audite a percepção de sua marca

Antes de implementar alguma estratégia de marca empregadora, primeiramente, investigue como a sua marca é percebida pelo público. Essa é a principal forma de saber o que precisará ser feito e como. 

É importante saber que a auditoria da percepção atual da sua marca deve ser feita sempre considerando não só o público externo, mas também o interno. A opinião de seus colaboradores é tão importante quanto todas as outras.

Você pode encontrar facilmente opiniões sobre sua marca em lugares como redes sociais, sites de avaliação de empregos ou ainda disparar uma pesquisa interna para os colaboradores para recolher feedback.

Defina um perfil ideal de colaborador

Para que a sua marca empregadora seja um sucesso, é preciso entender que tipo de personalidade seus colaboradores possuem. Somente a partir dessa definição você conseguirá reter talentos com as aspirações e habilidades necessárias para fazer parte de suas equipes.

Ao desenvolver um modelo com perguntas e pontos a serem analisados nos candidatos, lembre-se que eles podem variar de acordo com a função da equipe e até mesmo o local em que está sendo divulgado as vagas de emprego.

Estabeleça os diferenciais de sua marca

As características que tornam a sua marca um diferencial é o que alimenta sua estratégia de marca empregadora, pois isso pode ser o fator decisivo para um candidato ingressar ou permanecer em sua empresa ao invés do concorrente.

Para saber ao certo o que pode ser considerado um diferencial de sua marca, você pode responder algumas perguntas, como:

  • Quais questões sua marca defende que os concorrentes não?
  • Qual o diferencial da cultura da marca que os outros não podem promover?

Essas e outras perguntas irão te ajudar a definir as características exclusivas de sua empresa para aumentar a atenção dos talentos.

Determine e utilize os principais canais de marketing

De nada adianta ter uma boa marca empregadora se a divulgação não é feita da melhor maneira para alcançar o maior número de talentos possível.

Para isso, após ter definido o perfil ideal de candidato, você já consegue saber quais são as principais mídias sociais para encontrá-los e direcionar seus esforços de marketing ao canal correto.

Ao saber quais são os canais mais eficazes, você estará em uma posição para adaptar e direcionar seu público com muito mais sucesso.

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