Os livros sobre inteligência emocional falam sobre esse tipo de conhecimento que é capaz de identificar e lidar com emoções

Saiba lidar com suas emoções com os livros sobre inteligência emocional

Os livros sobre inteligência emocional são as melhores obras para se trabalhar o equilíbrio das emoções das pessoas, de modo que as prepare para lidar com diversas situações diárias. Assim, conheça os títulos de maior destaque neste conteúdo.

Leia também:

O que são livros sobre inteligência emocional?

Os livros sobre inteligência emocional são baseados nesse tipo de conhecimento e que servem de inspiração para os usuários colocarem essas habilidades profissionais e pessoais em prática todos os dias.

São inspiradores para que as pessoas possam alcançar um bom equilíbrio de suas emoções. Ou seja, em todos os sentidos de sua vida e acima de tudo, ao lidar com outros seres humanos. 

Inteligência emocional

Os livros sobre inteligência emocional orientam os leitores para que sejam capazes de identificar e lidar com diversas emoções pessoais, bem como de outras pessoas.

Ela é uma junção de qualidades que um ser humano desenvolve ao longo de sua vida. Isto é, elas ajudam a avançar e lidar com diversos ambientes. Dessa forma, as que mais se destacam são:

  • empatia;
  • motivação;
  • autocontrole;
  • entusiasmo;
  • gestão de emoções.

Por meio dela é possível criar condições que causem a melhoria na comunicação. Ou seja, pessoas que aplicam esse conceito se expressam de modo mais assertivo e de forma bem desenvolvida, além de possuírem uma boa organização pessoal.

Os livros sobre inteligência emocional trazem diversos ensinamentos sobre como lidar com as emoções e sentimentos. Site da Freepik. Autor: Freepik.

Qual a função dos livros sobre inteligência emocional?

Os livros sobre inteligência emocional tem a função de ajudar e inspirar as pessoas. Ou seja, qualquer um pode se beneficiar do maior controle sobre os seus próprios sentimentos.

Todos os seres humanos possuem emoções, portanto, é ideal saber lidar com elas e sempre de forma saudável. Além disso, são bastante úteis para aquelas que são mais emotivas e que possuem dificuldades para equilibrá-las.

Vantagens dos livros sobre inteligência emocional

A inteligência emocional é um dos principais fatores para se obter sucesso na vida. Aliás, ela pode ser aprendida e desenvolvida de forma que torne as pessoas mais bem-sucedidas em diversas áreas.

Os livros ajudam a obter realizações em tudo, na vida pessoal e também na carreira. Bem como, a contornar os desafios diários, além de ser bem mais feliz consigo e com todos ao redor.

Orienta também a se ter uma boa relação com os outros, além de combater problemas como a ansiedade, o estresse e a depressão, o que a torna uma habilidade muito importante na escuta ativa.

Como esses livros ajudam as pessoas?

Eles ajudam as pessoas, pois ensinam aos seres humanos a serem mais conscientes de seus atos e emoções. Bem como, compreender o que está por trás delas e também em relação aos seus motivos.

De forma com que se sintam melhor e aprendam a viver bem não só consigo, mas também com a sociedade. Portanto, eles são um grande aprendizado e trazem um ensinamento bastante eficaz.

Temas que são abordados nesses livros

Os temas mais abordados nesses livros sobre inteligência emocional variam bastante, porém, os mais comuns são os que falam sobre a consciência das emoções. Bem como, o gerenciamento delas, as relações interpessoais e a empatia. Veja agora os melhores.

1 – Inteligência emocional de Daniel Goleman

Ele é o mais famoso entre todos os outros e foi escrito por este grande psicólogo bem renomado. Além disso, ele é dividido em três partes principais e a primeira explica o conceito da inteligência emocional e como ela lida com a convencional.

Já a segunda parte mostra com detalhes os cinco pilares desta habilidade. Por fim, a terceira se concentra diretamente nas aplicações dela nas mais variadas áreas, por exemplo: 

  • educação;
  • trabalho;
  • relações.

Link para comprar > https://amzn.to/3zqjUvb

2 – A inteligência emocional nas organizações de Robert E. Quinn e Richard E. Dutton

Um dos livros sobre inteligência emocional que se baseia nas aplicações desta inteligência no mundo corporativo e começa com o debate sobre o conceito dela. Ou seja, como ela é aplicada na sociedade como um todo e por todos.

Os dois autores apresentam um modelo com quatro etapas para a transformação dela. Bem como, ferramentas que ajudam a implantar esta inteligência nas organizações.

Link para comprar >https://amzn.to/3ZB29Ed

3 – A coragem de ser imperfeito de Brené Brown

Um livro sobre inteligência emocional escrito pela pesquisadora Brené Brown. Dessa forma, por meio dele, ela define o conceito da vulnerabilidade e desconstrói a sua associação a outros.

Ele mostra a importância de compreender o autovalor e entender que ele é a primeira etapa para enfrentar as incertezas. Isto é, ter a certeza de que cada pessoa é muito maior do que se pensa e mais valiosa.

Link para comprar > https://amzn.to/3KrqWpH

4 – Rápido e devagar de Daniel Kahneman

Um dos livros sobre inteligência emocional que mostra que ela não se resume só na capacidade de administrar as emoções, mas sobre dominar os pensamentos e ter foco no trabalho.

Ele revela por meio desta obra que há dois sistemas na mente humana. O primeiro é rápido e intuitivo, já o segundo é devagar e controlado. Além disso, explica como eles funcionam e também os esclarece.

Link para comprar > https://amzn.to/3Gbu2fa

5 – Selling With Emotional Intelligence de Mitch Anthony

Este livro traz uma boa visão sobre o quanto a inteligência emocional tem poder, neste caso no aspecto profissional. Isso porque, por exemplo, fornece dicas para todos os vendedores que desejam entender melhor os problemas dos seus clientes.

Permite aprimorar as formas de negociação, se tornar mais produtivo e conquistar um grande número de vendas.  Por meio dele é possível interagir mais com o público e também ter mais confiança. É muito bom sempre fazer uma gestão de pessoas.

Aprenda a contornar a competição que há no mercado, se destaque em seus negócios, tenha um bom crescimento na carreira, isto é, construa diversas relações a longo prazo com todos os consumidores.

Link para comprar > https://amzn.to/40Wugyv

6 – O poder da inteligência emocional: como liderar com sensibilidade e eficiência – Daniel Goleman, Richard Boyatzis e Annie Mckee

Por meio deste livro, os autores estudaram e expuseram suas conclusões sobre esta inteligência, baseados em pesquisas nas empresas. Ou seja, junto aos líderes e sua equipe, então, também é uma boa leitura sobre liderança.

Link para comprar > https://amzn.to/3nzKVtv

Eles chegaram a conclusão de que os gestores que lideram com entusiasmo e otimismo, faz com que as instituições progridam. Entretanto, os que não sabem liderar, tendem a enfraquecer seus negócios.

Os livros sobre inteligência emocional ajudam a inspirar as pessoas sobre como lidar com as suas emoções e a dos outros também. Site da Freepik. Autor: Freepik.

Há livros sobre inteligência emocional para crianças?

Existem livros sobre inteligência emocional voltados para as crianças. Dessa forma, eles podem ensinar a elas o mesmo que para os adultos, mas de um modo mais simples e apropriado.

Um aspecto muito legal é que eles geralmente incluem atividades e histórias para os pequenos, que tornam a leitura mais dinâmica para que eles compreendam e se interessem pelos conceitos abordados.

Qual o principal autor de livros sobre inteligência emocional?

O principal autor de livros sobre inteligência emocional é o psicólogo e jornalista Daniel Goleman, nascido em 1946, pois ele é o principal pesquisador hoje em dia e que se dedicou a estudar sobre este tipo de inteligência.

Para ele, ela é definida como a compreensão dos sentimentos pessoais e também dos outros, além de mostrar a importância de se motivar cada um. Porém, é essencial administrar suas estratégias práticas para uma carreira de gestão de pessoas.

Ao fazer suas pesquisas, Goleman percebeu que existem nela cinco pilares principais que são o autoconhecimento, autorregulação, empatia, habilidades sociais e de relacionamento.