As dinâmicas de grupo feitas nos locais de trabalho ajudam na comunicação, na inovação e no compartilhamento de ideias.

Quais são as dinâmicas de grupo mais presentes nos trabalhos?

As dinâmicas de grupo são muito famosas nos ambientes de trabalho e nas empresas, por oferecer inovação, união entre os membros da equipe, criatividade e no diálogo. Dessa forma, ajuda na liderança e na distribuição de funções. 

Leia também: 

O que são dinâmicas de grupo para fazer no trabalho?

As dinâmicas de grupo são técnicas usadas em grupos para trabalhar o comportamento dos membros. Dessa forma, são feitas nas empresas e locais de trabalho, para ajudar no diálogo, interação e contribuir na produção.

Além disso, é uma prática que reúne uma equipe em um local para a realização de atividades com o objetivo de interagirem entre si. Bem como, estimula a importância do trabalho em equipe

Quais benefícios essas dinâmicas podem trazer?

As dinâmicas de grupo tem vários benefícios como a liderança e se abrir para ouvir o colega de trabalho. Dessa maneira terá mais vantagens e resultados. Em suma, veja mais alguns benefícios logo abaixo:

  • criatividade;
  • inovação;
  • trabalho em equipe;
  • organização das tarefas;
  • comunicação;
  • união na equipe;
  • construção positiva.

Do mesmo modo, com essas contribuições o ambiente de trabalho se torna mais organizado, inovador, criativo, irá entregar uma melhor qualidade e agradar os clientes.

Objetivos 

Além disso, os objetivos dessa estratégia são identificar em quais funções cada membro se destaca mais, trazer inovação, o respeito das diferenças de opiniões, a colaboração de toda a equipe para um projeto, a criatividade, interação e entre outras contribuições. 

Qual a contribuição das dinâmicas para as empresas?

Essa técnica ajuda as empresas de várias formas, nas entrevistas de emprego para selecionar os funcionários, para organizar os trabalhos em equipe, entregar os cargos, como o de líder e entre outras contribuições que pode oferecer.

Dinâmicas nos locais de trabalho

Dessa forma, as empresas e donos de negócios colocam as dinâmicas em prática, por ajudar na seleção dos novos membros, nas entregas das funções para pessoas que se destacam em cada tarefa e também por contribuir em um ambiente leve de se trabalhar. 


As melhores dinâmicas de grupo para fazer no trabalho são aquelas que a liderança distingue. Imagem do site Pexels. 

As melhores dinâmicas de grupo para fazer no trabalho

As melhores dinâmicas para fazer no ambiente de trabalho são aquelas que ajudam a unir os membros da equipe, a se comunicar, a se divertir e desenvolver o trabalho coletivo. Em suma, veja mais sobre algumas dessas dinâmicas.

Verdade ou mentira

Na atividade verdade ou mentira ajuda no diálogo e os membros do grupo se conhecerem melhor. Dessa forma, para a realizar é preciso apenas de lápis e papéis, cada pessoa deve escrever duas verdades e uma mentira sobre ela mesma.

Depois disso, os seus colegas irão tentar adivinhar quais informações são verdades e quais são mentiras, assim se conheceram melhor e criaram uma união.

Cubos solidários

Já nessa dinâmica o que é trabalhado é a solidariedade, trabalho em equipe e divisões de tarefas. Os materiais usados são tesouras, cartolinas, lápis, cola e régua, com essas ferramentas os grupos terão um tempo para construir cubos de forma coletiva. 

Além disso, precisa de muita organização e estratégia para que o trabalho seja bem feito porque a qualidade nessa atividade também é avaliada. No final os membros vão falar quais são as suas opiniões sobre as tarefas de cada um para realizar o objetivo.

Mãos dadas

Para realizar a dinâmica das mãos dadas os membros têm que dar as mãos aos seus colegas, logo em seguida se misturarem e para finalizar tem que se unir com as pessoas que deram as mãos antes, dessa forma irá formar um nó que eles têm que desfazer.

Desse modo, essa atividade trabalha a união, as tarefas em coletivo, ajuda a ouvir a opinião do colega e assim conseguirem vencer os obstáculos. 

Melhor Dinâmica para trabalho em equipe, Produtividade, 5S, Resolver problemas, pensar fora da caixa

O que pode atrapalhar as dinâmicas?

Algumas situações podem atrapalhar essas dinâmicas como a falta de liderança inclusiva e isso causa vários obstáculos nos locais de trabalho. Em suma, veja abaixo alguns desses empecilhos:

  • funcionários que não são bons;
  • discussões;
  • falta de compartilhamento de ideias;
  • falta de respeito a opinião dos colegas;
  • líderes fracos
  • pessoas que não colaboram;
  • reprimir as opiniões e diversidades.

Dessa forma, para trabalhar as dinâmicas é muito difícil, porque os membros do grupo se comportam de maneira que não dá espaço para a realização dessas tarefas por possuírem traços que são o oposto do que é trabalhado. 

Como melhorar a dinâmica de equipe?

Antes de tudo, dividir as funções para os membros do grupo, deixar claro o que deve ser feito, para não ter dúvidas, resolver os problemas e obstáculos, diversidades e competições, fazer o grupo compreender que a equipe trabalha junto e tem resultados em coletivo.

As etapas das dinâmicas de grupo

As etapas das dinâmicas de grupo para fazer no trabalho são quatro, a primeira é para quebrar o gelo, que são conversas para o grupo interagir entre si. Depois vem a apresentação dos membros, para se conhecerem melhor, em seguida tem alguma atividade criativa para trabalhar.

Contudo, a última etapa envolve muita conversa e diálogo, é o momento das pessoas comentarem sobre a dinâmica e as suas contribuições para realizar um trabalho em equipe.

Qual a importância das dinâmicas em grupo?

A importância das dinâmicas de grupo para fazer no trabalho é a facilidade de comunicação, a quebra de competitividade entre os membros, ajuda nos trabalhos coletivos e na liderança.

Além disso, como essa técnica dá espaço para os membros expressarem suas opiniões e ideias, traz mais criatividade e aumenta a produtividade e qualidade, porque cada pessoa vai ficar com uma função que mais se destaca e trabalhar em um único projeto.


Dinâmicas de grupo para fazer no trabalho são boas. Imagem do site Pixabay.

As dinâmicas de grupo para fazer no trabalho funcionam?

As dinâmicas de grupo para fazer no trabalho funcionam, mas não terá sucesso e bons resultados se o grupo não for uma equipe boa, com funcionários que não gostam de trabalhar em coletivo, porque podem escolher uma decisão errada por não estar aberto a opiniões.

Image by jcomp on Freepik