O brainstorming é uma técnica usada em reuniões para que os colaboradores pensem e interajam em busca de soluções.

Brainstorming, entenda o que é e como ele pode ser usado na empresa

Brainstorming já é uma estratégia muito utilizada em empresas de comunicação. Mas essa prática pode ajudar muitos outros setores. Afinal, ele visa solucionar problemas por meio do trabalho em equipe e valorização da opinião dos colaboradores.

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O que é brainstorming?

O brainstorming é uma técnica usada em reuniões para que os colaboradores pensem e interajam em busca de soluções. Ou seja, ele deve envolver um grande número de pessoas, já que o sucesso do processo depende das ideias levantadas.

Outro fator importante é que essa estratégia deve ser livre de críticas. Afinal, até mesmo ideias ruins podem gerar coisas boas. Entretanto, para que o objetivo não se perca, é essencial manter o foco. 

Com isso, a discussão se manterá sobre o problema que precisa ser solucionado, sem que se percam em outros assuntos. Por isso, é essencial que haja uma boa comunicação entre a equipe.

Origem do nome

Em tradução literal, o nome é tempestade de ideias. Justamente pois, como o nome implica, é feito um grande rebuliço de pensamentos e sugestões.

Qual é o objetivo principal dele?

O objetivo dessa estratégia é ampliar os pontos de vista sobre um problema. Assim, é possível encontrar uma solução mais rapidamente do que se apenas uma pessoa tentasse resolver. 

O brainstorming é, em resumo, a aplicação prática do velho ditado “Duas cabeças pensam melhor do que uma”.

Quais são os tipos que existem?

Existem dois tipos: o estruturado e o não estruturado. No primeiro modelo, todos têm um tempo para expor sua ideia e defendê-la,  o que evita o excesso de reuniões. Já no segundo, a participação é voluntária, sem ser pré-definida quando ela deve ocorrer.

Como se faz um brainstorming?

O brainstorming deve ser feito em uma reunião ordenada, onde os participantes tenham liberdade para interagir. Importante que ela seja guiada por três momentos: Exposição do problema, sugestão de soluções e aplicação prática das ideias.

O passo a passo do brainstorming

Para saber como aplicar corretamente, o melhor é possuir um passo a passo. Sendo assim, esses são os focos e momentos necessários dele:

  • identifique e entenda o problema;
  • acolha e não critique as pessoas;
  • incentive a participação e não interrompa;
  • crie planos para colocar as melhores ideias em prática.

Ao seguir essas ações, as chances de ter uma boa reunião de trabalho aumentam. Afinal, todos os cuidados para que a estratégia fosse bem aproveitada aconteceram. Além disso, é importante entender que nem sempre se alcança a solução em apenas uma reunião.

Quais são as 4 regras principais?

Assim como toda estratégia, regras são essenciais para garantir um bom funcionamento. Com o brainstorming não é diferente, sendo que as 4 principais delas são as seguintes:

  1. criar o máximo de ideias;
  2. nunca criticar;
  3. incentivar ideias ambiciosas e corajosas;
  4. usar outras ideias como base para mudanças.

Essas regras são essenciais para garantir o bom aproveitamento da estratégia. Assim, aumentam as chances de solucionar os problemas e ajudar na tomada de decisão. Além disso, faz com que as reuniões sejam proveitosas e não apenas um tempo perdido

Por que praticar brainstorming na empresa?

O brainstorming gera engajamento dos funcionários, além de valorizar e ajudar na busca de soluções em coletivo. Ele também ajuda na criatividade e estreita os laços da equipe. Como é preciso da opinião de várias pessoas, a comunicação também fica mais forte.

Quais as vantagens de aplicar a técnica?

Ao promover interação constante, além de valorizar a opinião de todos, o trabalho em equipe se torna mais dinâmico, o que é essencial para a gestão de projetos.

As pessoas se sentem mais livres para se comunicar e se sentem mais valorizadas. Assim, por se sentirem incluídos, a produtividade e capacidade de resolução de problemas também cresce.