Organização pessoal e dedicação são fundamentais para você conseguir atingir as suas metas com eficiência

Organização pessoal é um hábito que envolve a disciplina

A organização pessoal pode ser um grande desafio. Contudo, não se desespere, pois é possível que você aproveite todos os seus benefícios em sua vida. Portanto, acompanhe este artigo até o final e conheça algumas dicas para estimular a sua organização pessoal.

Leia também:

Por que ter organização pessoal é importante?

Saber coordenar a própria vida é um sinônimo de produtividade. De modo geral, essa prática influencia no bem-estar, porque, ao administrar melhor a sua rotina, você gera benefícios essenciais, como: 

  • Aumento do tempo livre para estar com a família e os amigos; 
  • Diminuição do stress por causa de imprevistos; 
  • Menor perda de tempo tentando encontrar coisas; 
  • Evita uma sobrecarga no dia a dia; 
  • Maior controle dos prazos e atividades.

Ter organização pessoal é elementar, principalmente na vida adulta, para que seja possível a concretização dos seus planos de forma rápida e eficiente. Além disso, por meio do gerenciamento das suas atividades, as tarefas se tornam mais fáceis.  

Personal Organizers: os profissionais da organização pessoal

O talento organizacional é algo tão fundamental que, atualmente, existe uma profissão com especialidade em vender técnicas para manter a ordem e planejar ações. Dessa forma, os personal organizers ajudam pessoas a gerenciarem a sua rotina e se tornarem mais produtivas na vida.

A organização pessoal inclui o seu interior

A mente e o emocional impactam muito mais a capacidade de organização cotidiana que técnicas exclusivamente físicas para ordenar os objetos pessoais e compromissos. Ou seja, a sua habilidade em manter a organização dos seus materiais e obrigações é apenas um dos fatores da organização interna. Então, isso demonstra a relação da saúde mental com a produtividade no trabalho.

Dicas para ter organização pessoal

Sem disciplina é impossível se orientar e conseguir cumprir as funções com atenção. Por meio dessa qualidade, é possível ser mais produtivo na vida pessoal e no trabalho. No entanto, é preciso mudar alguns hábitos e seguir algumas dicas:

  • Anote tudo, de preferência em uma agenda; 
  • Execute uma tarefa por vez; 
  • Planeje as suas atividades com antecedência; 
  • Não procrastine;  
  • Utilize aplicativos que auxiliam em manter o foco e ter mais organização.

Tente lidar com as tarefas diárias de uma forma mais eficaz, sem permitir que a desorganização envolva a sua casa e ambiente de trabalho. Afinal, quando as coisas estão em desordem, fica muito difícil tomar atitudes para coordenar a rotina. 

Perceba aquilo que o atrapalha na sua organização

Você deve identificar todos os fatores que o desorganizam, como os atrasos para chegar ao trabalho ou a dependência de pessoas que não cumprem prazos. Assim, será possível definir ações para combatê-los. Logo, uma atitude fundamental é aprender estratégias de gestão de tempo.

Determine as suas prioridades

Saiba identificar os seus projetos urgentes, quais são importantes, mas você pode fazer no dia seguinte, e aqueles que são para a próxima semana. Desse modo, será possível planejar e focar em eliminar as tarefas urgentes e importantes e reduzir as circunstanciais. Agora, assista a esse vídeo sobre 35 dicas de organização para um viver mais leve. 

Como a organização pessoal afeta o profissional?

A falta de organização pessoal prejudica a realização das atividades profissionais. Portanto, a dispersão, que é um hábito que se inicia na mente, afeta a capacidade de dar continuidade aos planos e ter a devida atenção.

Alguns sintomas de desorganização mental, como por exemplo a ansiedade no trabalho, se expandem para o nível emocional e impedem você de cumprir os compromissos.  

Adote um espaço home office

É extremamente importante criar um espaço reservado em casa para o trabalho home office, como um escritório particular. Por isso, não misture os seus objetos profissionais com os domésticos. Dessa forma, você reproduz o ambiente de uma empresa.

Defina um plano de organização pessoal para atingir metas

Analise as suas ações no dia a dia e veja se elas o aproximam de alcançar os seus objetivos de forma consciente. Contudo, isso não significa trabalhar sem descanso, mas ter um planejamento que permita diminuir o tempo de trabalho e aumentar a produtividade.

Documente os resultados

Você aumenta o valor dos seus projetos e realizações ao documentar os resultados. Então, crie o hábito de anotar aquilo que já fez e quais serão os próximos passos. Assim, haverá a identificação de cada etapa e dos efeitos que conseguiram o aproximar das suas metas.

Foto de Andrea Piacquadio em Pexels