A gestão de projetos serve para que os processos de um projeto sejam mais eficientes para diminuir riscos

Por que a gestão de projetos é tão importante nas empresas?

A gestão de projetos em empresas se tornou fundamental por sua maior eficiência relacionada a todas as etapas de um produto ou serviço. Ou seja, o objetivo é ser mais eficiente, diminuir os riscos de fracassos e, assim, gerenciar de forma otimizada o projeto.

Leia mais:

Gestão de projetos: o que é?

Para executar e gerenciar são necessárias técnicas para controlar todo o ciclo como escopo, organização humana, financeira e material. Além disso, precisa entregar resultados que satisfaçam os desejos do cliente dentro de prazos definidos e com metas.

Não basta confiar no instinto, vale organizar cada passo dado do começo ao fim para que cada fase seja concluída com sucesso. Portanto, todas decisões envolvem estratégia. 

Método cascata (waterfall)

Dentro da concepção de gerenciamento, existem dois modelos mais conhecidos: os métodos cascata e ágil. A princípio, o modelo tradicional tem um calendário fixo, já que abrange etapas que são executadas na seguinte sequência no ambiente de trabalho:

  • Planejamento;
  • Produção;
  • Execução;
  • Validação;
  • Entrega.

Nesse formato fica mais fácil prever qual será o custo e tempo do projeto. Então, por ser mais engessado, basta planejar bem no início para atingir os resultados desejados, até porque todo escopo passa pelo cliente e desenvolvedor.

Método ágil

Já o método ágil tem como função aperfeiçoar o desenvolvimento do projeto para que agregue maior valor ao produto com menos ingerência. Portanto, a ideia é que as etapas sejam divididas entre duas e quatro semanas para depois serem revisadas. 

Os ciclos de entrega serão menores, porém é possível ver toda evolução do projeto e obter resultados ao longo do processo com a gestão do tempo. Dessa forma, diferentemente do modo cascata que é mais rígido nas etapas, a gestão de projetos ágil é mais flexível e: 

  • Otimiza o fluxo de trabalho;
  • Melhora os processos internos;
  • Tem abordagem mais leve.

Qual a importância do líder na gestão de projetos?

O líder ou gestor de projetos, é o responsável por gerir o fluxo do projeto, ter iniciativa, além de planejar e coordenar toda a ação. Essa pessoa é a conexão das partes e, por isso, sabe qual caminho direcionar para atingir o objetivo de entrega final com as demandas resolvidas.

Como se tornar gerente de projetos?

Para ter uma visão ampla do processo é necessário ter muito conhecimento, se graduar, fazer pós ou MBA focado nessa área. Assim, quem é da área de finanças, economia, tecnologia e engenharia pode atuar nessa profissão, já que não há formação específica.

Principais competências

O gerente de projetos precisa ter qualidades, experiência profissional e requisitos como liderança, boa comunicação, ser ágil, saber negociar e, principalmente, saber sobre gestão de projetos. Dessa forma, participar de palestras, workshops ou cursos sempre ajudam no desenvolvimento profissional. 

Média salarial 

A média é por volta de R$ 10 mil, mas pode variar para mais, já que vai de acordo com a experiência da pessoa. Há vários níveis como júnior, pleno e sênior, ou seja, o salário pode atingir até R$ 14 mil com bônus e afins.

Gestão de projetos e os benefícios

Os principais benefícios ao adotar o gerenciamento dentro da empresa é a otimização de verba e tempo ao longo do processo. Além disso, os resultados são mais diretos e sem delongas. Enfim, o cliente fica mais satisfeito e o produto ganha valor em todas as etapas.

Fica mais simples monitorar o que vai ser gasto, fora que qualquer ameaça ao processo pode ser minimizada com a gestão de projetos. Além de aumentar a produtividade.

Diferença entre processos e projetos

O processo é definido como todas as atividades ou etapas que são repetidas e, assim, geram o mesmo resultado. Já o projeto traz um planejamento único, mas que envolve várias tarefas em conjunto para atingir o objetivo através dos diversos processos. 

Conclusão

Se você quer ser gerente, tem que saber coordenar todos os lados envolvidos, resolver possíveis conflitos e assegurar que o método está sendo aplicado. Portanto, tem que saber comunicar, delegar funções, decidir e repassar os resultados de forma clara.

Foto de Kampus Production em Pexels