A experiência profissional ainda é um requisito usado por muitas empresas na seleção, então, veja o que fazer caso seja um recém-formado

Experiência profissional ainda é requisito de contratação?

A experiência profissional ainda é um fator decisivo nas contratações e deve estar bem clara em seu currículo. Mas, isso pode ser um empecilho para os recém formados entrarem no mercado de trabalho. Então, veja o que fazer nesses casos para ter sucesso.

Leia também:

O que é a experiência profissional?

A experiência nada mais é do que o tempo exercido em uma função. Ou seja, imagine que uma professora dá aulas há cinco anos e outra a dois. Assim, a primeira é mais experiente que a segunda.

Hoje a experiência não se conta apenas em tempo, mas também nas suas vivências. Por exemplo, cursos e palestras que participou. Afinal, tudo isso traz mais noções e práticas para o seu dia a dia.

Aproveite a faculdade

Como a experiência é algo muito pedido, os recém formados têm mais dificuldade no começo da carreira. Mas, uma forma de reverter isso é aproveitar tudo que a faculdade oferece. Então, participe de:

  • Cursos e palestras;
  • Seminários e estágios.

Apesar de nem sempre serem avaliados como uma experiência profissional, é uma maneira de aprender mais sobre a área escolhida. Portanto, foque nessas atividades durante os cursos, porque pode ser o seu diferencial.

Empresas podem exigir experiência profissional?

É muito comum que em processos seletivos as empresas cobrem a experiência, por exemplo, dois anos em um cargo ou função. Mas, não é uma obrigação ou pedido legal que isso seja imposto.

As exigências não são um padrão, ou seja, variam de acordo com a empresa. Então, sempre analise quais os requisitos cobrados no processo em que você deseja se candidatar e se atende a eles. 

O que é permitido

Mesmo não existindo um manual do que cobrar em seletivas, há boas práticas no mercado. Assim, é comum pedirem:

  • Uma apresentação formal;
  • As habilidades de acordo com o cargo;
  • Formações, pós, ou outros cursos.

Uma dica é que você analise os anúncios mais recentes de sua área. Afinal, consegue entender o que as empresas cobram e já pode se preparar para o processo.

Lei 11.644

A CLT apresenta a Lei 11.644 de 10 de março de 2008. Na qual, estabelece o tempo de atuação de uma pessoa antes da contratação. Esse período não pode passar de 6 meses após o processo seletivo.

Quando criada, a lei gerou muita discussão e algumas empresas não apoiaram. Mas, ela visa aumentar as chances de as pessoas conquistarem a sua experiência profissional em uma área.

O Ministério do Trabalho acredita que essa lei amplia as chances de acesso do jovem e recém formado ao mercado. Então, pessoas que possuem menos experiência também podem conquistar uma vaga e iniciar sua carreira.

Ela ajuda a aumentar as chances de uma pessoa inexperiente porque a empresa tem um tempo de avaliação. Ou seja, durante seis meses o candidato será testado na função, para ver como ele se sai. Assim, o gestor também tem segurança na escolha.

Foto: Sempre busque meios de melhorar a sua experiência profissional, como cursos e estágios

Habilidades além da experiência profissional

Além da experiência há outros requisitos cobrados de um candidato na seletiva. Aliás, há dois que são os mais buscados pelas grandes empresas de todos os setores:

  • Soft skills;
  • Hard skills.

A seguir, entenda o que são e o que os recrutadores esperam. Com isso, prepare-se para alcançar um bom resultado em sua seletiva e conquistar a vaga.

Soft Skills

Elas são referentes ao comportamento. Então, são mais subjetivas e a análise acontece por meio da interação com outras pessoas. Por exemplo, avalia-se:

  • Trabalho em equipe;
  • Tomada de decisão;
  • Empatia e liderança.

Hard Skills

Já a Hard Skills são as habilidades técnicas, como a experiência profissional. Portanto, podem ser avaliadas com diplomas e portfólios. Ou seja, é mais simples de cobrar durante uma entrevista.

Atenção ao seu currículo

Ao se candidatar a uma vaga de emprego é importante ter um bom currículo. Afinal, ele será a primeira impressão que o recrutador terá de você. Portanto, veja dicas quanto a descrição de sua experiência para ter um bom resultado:

  • Coloque apenas a vivência na área desejada;
  • Mostre o tempo de atuação e cargo;
  • Informe qual a empresa e dê dados sobre ela;
  • Separe suas informações em ordem de tempo.

Quando se fala sobre experiência profissional no currículo o que conta é qualidade. Por exemplo, você quer uma vaga de jornalista. Então, não adianta tentar impressionar com vários cargos em outras áreas.

Caso tenha sido garçom ou costureira, nesse caso não precisa citar. Afinal, são cargos bem diferentes do que se busca. Aliás, às vezes ter apenas uma atuação semelhante já dá mais resultado do que várias outras. Por fim, seja sempre claro e sucinto.

Como conquistar experiência profissional?

Não há outra forma de conquistar experiência na área se não for trabalhando. Porém, você pode realizar estágios ou até serviços voluntários para melhorar o seu currículo nesse ponto.

Ainda na faculdade aproveite toda a chance técnica que for oferecida. Afinal, pode começar a demonstrar seu talento e aprender como é a profissão. Além disso, as aulas práticas vão trazer mais experiência.

Outra forma é acompanhar profissionais da sua área no dia a dia. Assim, começa a entender como é o trabalho e a forma certa de agir em alguns casos. Por fim, tudo isso pode ser usado a seu favor em entrevistas.

Participe de processos

Mesmo que uma empresa exija a experiência profissional em seu processo, não deixe de se candidatar. Afinal, é uma chance de participar de uma seletiva e você pode surpreender a equipe.

Esteja sempre engajado a mostrar que mesmo não tendo todos os requisitos está pronto para aceitar um desafio. Assim, chamará a atenção dos recrutadores e poderá conquistar a vaga de seus sonhos.

Foto de cottonbro em Pexels